Pacote de turismo ou viagem por conta própria: como decidir?

0 votes

Pacote de turismo ou viagem: Veja aqui algumas considerações que você deve fazer antes de arrumar as malas e partir.

Pacote de turismo ou viagem por conta própria

Muitas pessoas, em suas férias, resolvem gastar um pouquinho para conhecer o mundo. Mas é aí que vem a dúvida: adquirir todo o serviço de forma individual ou contratar pacotes fechados em agências especializadas? A resposta não é nada simples: depende. É possível se divertir e economizar em ambas as formas.

Cabe a cada um avaliar os prós e contras de cada opção, escolhendo aquela que mais combina com o seu estilo de vida. Vamos descobrir então qual o seu perfil se é Pacote de turismo ou viagem:

Amante da liberdade?

Antes de prosseguir na leitura, acesso o site Guia de Cidades, lá você encontra tudo sobre os melhores destinos.(principalmente nacionais)

Pesquisar o roteiro, avaliar preços, escolher hotéis e passeios, alterar datas e destinos. Essas são as principais vantagens de quem opta por viajar por conta própria, sem a ajuda de um agente de viagens.

Muitas pessoas preferem esta forma de curtir as férias, pois podem fazer tudo exatamente da forma que planejaram, ou, ainda, mudar tudo na hora que bem entenderem. No entanto, quem opta por esse tipo de passeio deve levar em consideração algumas desvantagens:

  • Hotéis: as acomodações podem ficar mais caras quando não estão vinculadas a um pacote, a não ser que o viajante não se importe em passar as noites em albergues ou hotéis de categorias inferiores;
  • Alimentação: caso o hotel não ofereça refeição, o viajante terá mais este gasto para se preocupar;
  • Transportes: para ir de um lugar a outro, será necessário gastar com os meios de transporte do local. Mesmo para os passeios dentro da cidade, terá de arcar com os custos da condução, a não ser que não se importe de gastar sola de sapato para caminhar longas distâncias.

Pacote de turismo ou viagem por conta própria: como decidir?

Horários fechados e limitados( Pacote de turismo ou viagem)

Ter a certeza de um lugar confortável para dormir, a possibilidade de conhecer todos os pontos turísticos da cidade e contar com a presença de um guia turístico que conhece tudo e tira todas as suas dúvidas, seja lá onde for, estão entre as vantagens de viajar com o respaldo de uma agência.

Além disso, com relação ao custo, por fecharem muitos pacotes e terem bons relacionamentos, agências de viagens podem oferecer bons preços, se você optar por todos os serviços, como passagem, hospedagem, translado (trajeto aeroporto-hotel-aeroporto) e city tour.
No entanto, optar pela facilidade também tem suas desvantagens:

  • Privacidade: você é obrigado a conviver com pessoas que nunca viu, como se fossem amigos, e ainda pode ser atrapalhado por um desconhecido que passou mal e fez o ônibus de determinado passeio ter de voltar ao hotel;
  • Limites: todos os passeios têm hora para começar e terminar. Não importa se você ficou até tarde numa danceteria na noite anterior. Se quiser sair com o grupo para o city tour, terá que acordar cedo na manhã seguinte, obedecer horários e manter o bom humor;
  • Roteiro: se você quiser ficar mais em determinado lugar, terá de arcar com os custos extras de sair dali, pois não há flexibilidade. Além disso, corre o risco de perder a atração seguinte, pelo mesmo motivo.

Passaporte

Qual o seu estado de espírito?

Conhecidas algumas vantagens e desvantagens, agora é hora de analisar o seu perfil. Em que momento você está?

1. Quer fazer novas amizades, curtir um passeio em grupo com todas as brincadeiras de uma excursão? Não se sente seguro para viajar sozinho? Quer seguir um grupo sem ter que pensar em hospedagem, programação, transporte e etc.? Se as suas respostas à essas perguntas foram SIM, então talvez o ideal para você seja buscar uma agência de viagens e procurar um pacote fechado.

2. Gosta de ter a liberdade de fazer as coisas no seu próprio tempo sem ter que se preocupar com horários? Quer ter mais tempo para conhecer determinado ponto turístico? Quer ter um tempo para ficar à toa em algum parque ou passear tranquilamente por algum museu? Sabe se virar bem sozinho(a)? Se as suas respostas à essas perguntas foram SIM, talvez seja melhor programar a sua própria viagem, assim você garante que ela sairá do seu jeito.

Onde comprar passagens baratas?

Para quem quer viajar e gastar pouco, fica a dica de olhar as passagens na Viajanet, e hotéis no Booking.

Agora é com você. Sozinho ou em grupo, com ou sem agência, faça a escolha que mais lhe agrade e aproveite! Se tiver mais algum argumento para viajar sozinho ou por agência, deixa aí nos comentários!

Fonte: Finanças Praticas

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. ótimo assunto! Acho que qdo são viajantes mais inexperientes bate aquela insegurança de ir sem o apoio de uma agencia. Mas no meu caso eu prefiro muito mais viajar por contra própria, já começo a me divertir bem antes da data da viagem, só planejando…

  2. Adoro viajar e nuncame programo adequadamente sou aquele cara que decide viajar hoje e já arruma as malas para o destino somente com o necessário mesmo o restante fica por conta das compras que venho a fazer no local escolhido gostei de algumas dicas do artigo e vou voltar aqui em breve para rever para programar minha proxima viagem

Os comentários estão fechados.