10 dicas básicas para quem mora sozinho

0 votes

Chegou a hora de morar sozinho, e agora? Calma, não se desespere. Separamos algumas dicas básicas que irão ajudar no seu dia a dia.

Morar sozinho: Vantagens e desvantagens

Fazer tudo que você bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém. Esse parece ser o maior sonho de quem pretende morar sozinho. Porém, quando finalmente conseguimos realizar esse sonho, as vezes percebemos que o lado bom de não dividir a casa com outras pessoas vêm acompanhadas muitas responsabilidades.

Para lidar com as tarefas e ainda usufruir as vantagens de ter uma casa só para você, preparamos algumas dicas, que podem até parecer óbvias, mas vão lhe ajudar bastante para organizar o seu tempo e o seu espaço.

Afinal, quais são as dicas para você que mora sozinho?

1 – Não precisar se assustar

O fator medo realmente pesa na hora de largar os braços dos pais para finalmente morar sozinho. Na calada da noite não tem ninguém para dividirmos aquele susto com os “fantasmas” das sombras.

Porém, lembre-se que tudo ficará bem, você provavelmente já é uma pessoa crescida, então está na hora de largar mão de alguns medos “bobos”, trancar as portas e janelas, restaurar a sua sanidade e ser feliz.

2 – Seja educado com seus vizinhos

É muito importante para segurança do seu lar ser educado com seus vizinhos, pois eles podem ficar de olho no seu apartamento enquanto você está fora.

Portanto, não fique só trancado dentro de casa, saia sempre que possível para bater um papo (mesmo que breve), assim manterá um laço afetivo com seu vizinho. Caso tenha cachorro, faça caminhadas com ele e aproveite para conhecer novas pessoas por onde passar.

3 – Evite ser desleixado

Não deixe a sua casa bagunçada
Louça suja (foto: washingtonpost)

Caso você é do tipo que tem mania de organização, então deve está ansiosa para manter o seu novo lar impecável. Bom, mais se esse não é o seu caso, então cuidado para não perder o controle da situação. Lembre-se de retirar a poeira de vez em quando e arrumar as coisas que estão espalhadas.

Tudo é questão de disciplina e querer fazer as cosas com prazer. Manter a casa organizada precisa fazer parte de sua rotina. Pensando dessa forma, você terá o prazer de chegar em casa e ficará feliz por estar em um ambiente limpo.

4 – Autoconfiança é importante

Pode ser uma pouco perturbador se você não tem o costume de viver sozinho por muito tempo. Imagine ficar sem alguém por perto para poder desabafar. Por isso é interessante que você desenvolva algum tipo de mecanismo saudável para os momentos de tristeza.

Pode ser um pouco difícil no início, mas ficará mais fácil com o tempo. Além do mais, ser autoconfiante é uma boa habilidade para carregar consigo, então, porque não trabalhar nisso o quanto antes?

5 – Tenha números de emergência sempre fáceis

Números de emergência sempre à mão
Emergência (foto: bokanews)

Tenha alguns números de emergência sempre à mão, afinal de contas, você não quer ter que ficar procurando o número do bombeiro enquanto a sua casa está pegando fogo. Mantenha a sua lista de contatos de emergência por perto. Lembre-se daquele velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

6 – Faça as compras de maneira estratégica

Provavelmente, ante de morar sozinho você estava acostumado com grandes compras – caixas grandes de cereais, quilos de batatas, sacos enormes de pães, litros de desinfetantes. Mas quando a gente mora sozinho a história é outra, porque é impossível comer tudo sozinho.

Portanto, é importante saber uma média do quanto você come para evitar desperdício. Fazer uma lista antes de ir ao supermercado também ajuda, assim evita sair do foco e ficar comprando coisas sem necessidade.

7 – Aprenda a ser virar sozinho nos momentos de dificuldade

Não é que você não pode ligar para sua mãe naquele momento de desespero quando o cano do banheiro estoura ou exigir que aquele seu amigo venha configurar seu videogame. Porém, morar só pode ser uma boa oportunidade para aprender a se virar sozinho. Basta dar o primeiro passo, logo verá que muitas das coisas são simples de resolver, é só a gente que põe dificuldade.

8 – Decore do seu jeito

Deixe o seu cantinho cheio de personalidade, afinal de contas, é nele que você passará a maior parte do seu tempo, seja se divertindo com os amigos, trabalhando, comendo, dormindo, etc. Use a criatividade, pire nas ideias, e claro, coloque em prática! Inclusive, escrevemos um artigo ensinando como arrumar os móveis tendo uma sala pequena. Confere, você vai gostar!

9 – Saia de casa

Sair de casa com os amigos para se divertir
Sair com os amigos (foto: videoblocks)

Demorou tanto tempo para finalmente viver sozinho que agora não quer mais sair de casa, né? Errado! Pode ser cômodo ficar confortável em sua solidão, mas aconselho não se enquadrar nesse estilo de vida. Socializar faz bem. Se está difícil, recomendo fazer aquele curso que sempre quis, academia, clube do livro, dança ou seja lá qual for a sua “praia”.

10 – Curta a sua privacidade

Na maioria dos casos, esse é o principal motivo para as pessoas resolverem morar só, então aproveite esse tempo da melhor maneira. Caminhe pelado, cante na sala, deixe aquela sobremesa para depois (não vai ter ninguém para meter a mão nela antes de você), enfim, desfrute da paz.


Viver sozinho tem que ser divertido para você. Se está difícil, tenha paciência, pois logo encontrará o equilíbrio entre se divertir e administrar a sua nova vida. Prometo que vai adorar a nova experiência! Boa sorte!

Se ainda ficou alguma dúvida, veja outro artigo que fizemos com mais 7 dica para quem vai morar só.

Imagem destaque: Pinterest

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. adoro o seu guia, me faz lembrar dos belos tempos que morei só!!!
    mais tenho certeza que esse ano, volto a morar sozinha!!!
    abraços!!!

  2. Que bom, Helena! 🙂
    Continue lendo pois temos sempre dicas novas.
    E pode continuar participando nos comentários, viu? Tenho certeza que você tem boas dicas pra gente também!
    Um abraço.

Os comentários estão fechados.