Como evitar a depressão morando sozinho

0 votes

Morar sozinho tem suas desvantagens, e uma delas pode ser a depressão. Veja como você pode mandar ela pra longe.

Como evitar a depressão morando sozinho

 

Depressão é mais do que se sentir apenas triste porque houve problemas com o chefe ou um romance que teve um fim infeliz. Coloca a vida de pernas para o ar: uma pessoa deprimida não consegue tirar prazer de nada e não consegue tomar decisões. É uma doença séria que exige muitos cuidados. Em alguns casos é preciso acompanhamento médico psicológico e ingestão de remédios para diminuir o sofrimento.

Todos nós passamos por altos e baixos no nosso humor. Tristezas, derrotas e decepções podem ocorrer durante nossas vidas. Muitas pessoas utilizam a palavra “depressão” para explicar estes tipos de sentimentos, mas a depressão é muito mais do que tristeza.
Manter um estado emocional positivo e combater a depressão são atitudes fundamentais na prevenção de doenças, por exemplo. Diversos estudos científicos já comprovaram que as boas emoções são um excelente reforço contra gripes, resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos.

Dicas para espantar a depressão:

1. Mantenha uma qualidade de vida saudável. Coma bem, faça exercícios diários e durma a quantidade certa de horas por dia (mínimo de 8 horas).

2. Aprenda a conviver com os conflitos do dia-a-dia. Saiba gerenciar as crises que podem acontecer e não perca o equilíbrio.

3.
Evite ficar sozinho. Saia com os amigos e divirta-se. Este é um modo de não se isolar do mundo. Viva a vida intensamente.

4.
Procure ficar ao lado das pessoas que gostam de você. Compartilhe com elas seus sentimentos, desafios e expectativas. Ter uma parceria com cumplicidade é a melhor forma de ficar bem com o mundo.

5. Se começar a sofrer de ataques de pânico, não hesite: procure ajuda médica especializada. Talvez este já seja um dos sintomas da depressão.

6.
Invista em seus hobbies. Pintar, costurar, pescar, tocar algum instrumento, enfim, faça o que você gosta e relaxe.

7.
Não fume. Além de fazer mal aos pulmões, a nicotina promove mudanças de humor. Isto pode gerar ansiedade e futuramente pode levar à depressão.

Como evitar a depressão morando sozinho

 

8. Não fuja da luz do sol. Parece bobagem, mas é fato que a luz solar te ajuda a produzir vitamina E, e é um reconhecido benefício na luta contra a depressão.

9.
Meio óbvio de se dizer, mas relações sexuais produzem endorfina, que dão uma sensação de bem estar ao corpo. Portanto, não descuide de sua vida sexual.

10.
Jogos eletrônicos, como videogames, estimulam sua mente, e geram uma sensação de prazer, enquanto você pratica. Se você nunca foi muito fã dos games, que tal tentar experimentar? Existem jogos para todos os gostos!

Essas são só algumas dicas simples. Obviamente, se seu caso é grave, o melhor procurar um médico, pois muitas vezes pode ser necessário o uso de medicamentos, de acordo com o tipo de depressão que você tem, ou mesmo devido às causas da mesma. Tenha este artigo em mente apenas como uma leve ajuda, o Guia dos Solteiros não se responsabiliza pelo mau uso das mesmas.


E aí? Curtiram as dicas? Tem alguma a mais? Compartilha com a gente!

Fontes: Comunidade e Jornal Pequeno.

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Qualidade de vida se a pessoa conseguir lembrar disso e um bom lugar para conhecer novas pessoas e bater um bom papo salões de dança e igrejas independente da religião.

  2. Eu me separei ha 3 dias e estou morando sozinha , sempre que chego em casa começo a chorar , ta difícil , mas vou seguir as dicas , sao boas !

  3. Sônia, melhoras pra você, viu? Acredito que não vá melhorar por agora. Leve o tempo que precisar para tentar se recuperar, mas não perca tanto tempo assim. Existem vantagens em ser solteira novamente, mas você ainda vai levar um tempinho para perceber isso.
    Sugiro a leitura dos seguintes artigos:
    http://guiadossolteiros.com/2012/10/29/o-casamento-acabou-e-voce-nunca-morou-sozinhoa-veja-nossas-dicas/
    http://guiadossolteiros.com/2012/08/15/oito-coisas-que-todo-solteiro-deve-fazer/
    http://guiadossolteiros.com/2011/11/28/solteiro-que-tem-amigos-namorando/
    http://guiadossolteiros.com/2013/02/15/top-10-filmes-para-solteiros/

    Espero que nossas dicas te ajudem!
    Um abraço, e boa sorte!

  4. Uma boa dica pra quem quer espantar a solidão ao morar sozinho é arrumar um animalzinho de estimação. De preferência um cachorro ou gato, pois estão perto de vc a qqr momento (principalmente o cachorro). Se for de pequeno porte, os custos com alimentação serão muito pequenos. E se for animal abandonado melhor ainda, pois vc estará fazendo uma boa ação, e além do mais ele não sofrerá tanto com sua ausência qd vc for pro trabalho, pois já estará, de certa forma, acostumado a ficar sozinho. Se puder arrumar dois, melhor ainda! Assim um faz cia pro outro qd vc estiver ausente.

  5. MEU CASO EU ACHO DIFÍCIL , MORO SOZINHA HÁ 5 ANOS , TRABALHO EM CASA SOU COSTUREIRA , NÃO TENHO FILHOS , NEM IRMÃOS SOU FILHA ÚNICA . SEMPRE PASSO MEUS NATAIS E ANO NOVO NO MEU QUARTO COM MINHA CACHORRINHA , NÃO TENHO VONTADE DE SAIR PORQUE ESTOU COM SOBRE-PESO , 120 KILOS ! TENHO 48 ANOS , NÃO GOSTO DE BALADA ! EU CHORO MUITO , QUASE TODOS OS DIAS , MAS NINGUÉM SABE , EU SOU A COSTUREIRA SIMPÁTICA , AS VEZES PEGO MEU CARRO , DOU UMA VOLTA , MAS NÃO TENHO AONDE IR … ME AJUDEM …

  6. Olá, Selma. Espero que hoje esteja se sentindo melhor um pouquinho.
    Depressão é algo muito comum, não tem por que se envergonhar, ok? Mas é algo que deve ser tratado, para que você consiga se sentir melhor de uma vez por todas. As nossas dicas talvez te deixem melhor um pouco, mas procure tratamento com algum profissional, ele (ou ela) irá poder te ajudar melhor, tá?
    Beijos e boa sorte.

  7. Li a história de algumas pessoas, Como a Selma . Olha também estou obesa tive algumas perdas,casei minha filha e fiquei só. O pior mudei de cidade me sinto um et sozinha. Parece que ninguém gosta de mim! Pois ninguém me procura, É também tenho poucos lugares para ir

  8. Nossa eu amo ficar sozinha, trabalho com venda pela internet então fico em casa sozinha o dia inteiro trabalhando pelo computador, meu marido chega a noite do serviço mas durante o dia fico sozinha e eu amo minha própria companhia

  9. Olá, gostei muito do texto, parabéns 😄. Dá dicas práticas para a pessoa. Eu só incluiria algo a mais no item 3: Evite ficar vendo séries de televisão e jogar vídeo game sozinho. Evite leituras também. Porque são atividades solitárias. Dê preferência às atividades que tenham outras pessoas. Você se sentirá bem melhor. Faça isso pelo menos enquanto melhora da depressão. Depois que melhorar, volte a ter essas atividades novamente (na quantidade controlada), se gostar. Mas nunca deixe de ver pessoas, amigos, família, quem você gosta. 😘✌🏼

  10. Você na verdade faz parecer tão fácil com esta sua explicação, mas eu
    acho esse assunto algo no qual é complicado pra eu por em pratica.

    Parece muito complicado e extremamente difícil pra mim. Eu
    estou tentando aprender mais e espero ver mais post como este para me incentivar, eu posso tentar pegar o
    jeito! Obrigado por enquanto. http://www.sexe-toys.org/por-que-voce-deve-escolher-bem-a-sua-lingerie-para-a-sua-saude-vaginal/

Os comentários estão fechados.