Como fazer a limpeza do seu forno micro-ondas

0 votes

O micro-ondas é um grande aliado para as pessoas que vivem sozinhas. Esse eletrodoméstico possibilita praticidade na hora de cozinhar ou até mesmo de aquecer a comida do dia anterior. Assim, esse tipo de forno é uma realidade na vida dos solteiros e é um grande aliado para quem nem sempre sente vontade de cozinhar.

Entretanto, muita gente se esquece de que, vez ou outra, é necessário fazer limpeza do micro-ondas. Afinal, uma hora ou outra ele acaba ficando engordurado devido ao contato com a comida. Porém, mesmo quem se lembra de fazer isso tente a sentir dificuldades para saber qual é a forma adequada de realizar essa limpeza, visto que danos podem ser causados ao aparelho caso ela não seja feita de maneira correta.

Portanto, aqui você encontrará algumas dicas de como higienizar o seu “amigo de todas as horas” para que ele continue salvando a sua vida nos dias de preguiça ou de pouco tempo.

Como limpar o micro-ondas?

Embora o ideal seja realizar a limpeza do micro-ondas sempre após o uso, independente de ter sujado ou não, muitas pessoas não fazem isso. Entretanto, caso você queira passar a seguir o hábito, saiba que isso será bom para você e para o seu paladar. Afinal, por mais que não pareça, alguns vestígios das comidas feitas anteriormente podem acabar nas “paredes” do forno.

VEJA TAMBÉM: Como preparar ovo no micro-ondas de um jeito super fácil

Entretanto, caso você não tenha o tempo para fazer isso após cada refeição, a limpeza semanal mais profunda pode ser uma boa solução para o seu problema. Dessa maneira você evitará um acúmulo mais prolongando de resíduos e também assegurará que o seu forno micro-ondas continuará funcionando da forma correta, visto que os restos de comida não vão atrapalhar a vedação ou acumular bactérias.

Limão para tirar cheiro ruim do forno micro-ondas
Suco de limão para tirar mal cheiro do micro-ondas (fonte: thestatesman)

Assim, uma dica importante está ligada à retirada dos odores do micro-ondas. Uma forma de impedir que maus cheiros ocorram é colocar o suco de um limão em um recipiente e leva-lo ao forno por três minutos. Após fazer isso, passe uma flanela seca no forno.

Entretanto, será necessário tomar cuidado para não se queimar, visto que o micro-ondas esteve ligado pouco antes da limpeza. Porém, só de fazer isso você já perceberá que a limpeza ficou muito mais fácil, visto que o limão contribui para soltar a gordura e os vestígios de comida acumulados no forno.

Além da parte interna, também é bastante importante manter a parte interna adequadamente limpa. Portanto, para conseguir conserva-la dessa forma, coloque algumas gotas de detergente neutro em uma esponja macia. Procure evitar as de aço, visto que elas são abrasivas e podem acabar arranhando o seu forno.

Passando o pano no forno micro-ondas
Passando pano úmido no micro-ondas (fonte: blog.ijugaad)

Posteriormente, umedeça a esponja e esfregue-a no micro-ondas até perceber que ele está limpo. Após esse passo, procure finalizar passando um pano úmido nas áreas que você esfregou. Isso ajudará a retirar o excesso de detergente.

Caso você esteja passando por problemas com manchas, isso poderá ser resolvido com o uso de água oxigenada 20 volumes. Aplique-a em um algodão e esfregue somente na área manchada. Na sequência, passe um pano úmido e retire por completo.

Dicas extras

Prato do micro-ondas
Prato do micro-ondas removível (fonte: bobvila)

Se o seu forno micro-ondas for daqueles que possuem a função de tostar, o prato giratório localizado no seu interior, assim como o anel de borracha abaixo dele, poderão ser retirados. Isso permitirá que você os lave normalmente com água e sabão. Entretanto, uma dica importante é que você deve ter bastante cuidado ao manusear o prato em questão para evitar quebra-lo, visto que eles costumam ser bastante caros.

Por fim, também existem formas de evitar que a comida grude nas paredes do forno, como acrescentar um prato em cima daquilo que você está esquentando.

Origem da imagem destacada: bhg

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Estou fazendo um arquivo específico com suas dicas.
    O limão tem tudo haver. É com ele que regamos as carnes gordurosas. Lógico que ele neutralizará a gordura entranhada no microondas.
    Obrigada pela parte que me cabe.

    Aparecida de Rib Preto SP

  2. Desejo a você um lindo fim de semana!
    Que seu time de futebol ganhe!
    Crie bastante dicas práticas!

    Abraços de Cida

  3. hahahahahah Tia Cris e as gginreoncas!Por que as casas devem vir equipadas com tudo isso??(Adorei sua cozinha tambem! Pelas partes das fotos que eu vi a casa parece ser bem charmosa!!)

Os comentários estão fechados.