Conheça novas dicas de como matar baratas e outros insetos!

1 vote

Os insetos e baratas podem ser tornar verdadeiras pragas domésticas. Portanto, independente de serem solteiras ou não, as pessoas estão sempre em busca de meios para conseguir acabar com as baratas. Isso se deve ao fato de além de incomodarem, eles podem acabar corroendo aparelhos domésticos (como no caso das formigas) e causando um prejuízo muito maior do que se pode pensar à primeira vista. Portanto, é sempre importante estar atento às melhores formas de conseguir se livrar de insetos.

Assim, nesse artigo você encontrará algumas dicas úteis para tirar os intrusos indesejados, mais especificamente as baratas, que podem transmitir uma série de doenças e se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Se você está passando por esse problema, a solução para matar as baratas do jeito certo pode estar logo abaixo.

1 – Não deixe água disponível

Resto de água acumulado
Resto de água espalhada dentro ou fora da casa (fonte: mtdrain)

A primeira dica para quem deseja se ver livre das baratas é não deixar água disponível para elas. Esse recurso é essencial para que elas consigam sobreviver, assim como os insetos de uma forma geral. Assim, procure evitar água de condensação embaixo da geladeira, bem como poças no banheiro e em alguns cantos da cozinha. Nas áreas utilizadas para lavar roupas, por exemplo, certifique-se de manter tudo seco após o uso.

2 – Não use inseticidas em spray

Matando barata com spray
Spray usado nas baratas (fonte: houstonchronicle)

Esse tipo de veneno pode ser prejudicial à sua saúde. Atualmente, existem alguns estudos que associam o seu uso ao câncer de pele, bem como às doenças respiratórias. Além disso, é válido destacar que esse tipo de inseticida não tem eficácia comprovada e, portanto, mata apenas alguns insetos que costumam deixar os seus esconderijos durante o dia. Esse definitivamente não é o caso das baratas.

3 – Elimine os possíveis esconderijos

Esconderijos das baratas
Alguns dos esconderijos das baratas (fonte: ucanr)

Um segredo para eliminar as baratas da sua casa é se livrar de qualquer coisas que possa servir como um esconderijo. Procure fechar buracos em paredes, frestas e manter armários sempre fechados. Tais ambientes são extremamente propícios à reprodução das baratas e, portanto, podem acabar se transformando em um ninho quando você menos esperar. Portanto, certifique-se de que todos os potenciais esconderijos estejam fechados.

4 – Use iscas para encontra-las

Isca de veneno para eliminar as baratas
Usando isca para matar as baratas (fonte: smithsonianmag)

Existem algumas iscas naturais que podem ser muito mais eficientes do que inseticidas em spray quando o assunto é dar cabo das baratas. Além disso, tais iscas são menos agressivas para o meio ambiente. Porém, é importante lembrar que antes de fazer uso desse recurso você deve se certificar de que todos os seus utensílios de cozinha estão bem protegidos, assim como os seus animais de estimação, visto que mesmo produtos mais naturais podem ser tóxicos para eles.

Para fazer as iscas em questão você deve fazer uso de algo que seja capaz de atrair a barata, como açúcar, por exemplo. Coloque a isca dentro de um local, como uma garrafa, que servirá como uma armadilha. Misturado a isso, insira algum tipo de veneno e, então, as baratas comerão e morrerão do lado de fora. Além disso, elas acabarão levando o alimento para o seu ninho e isso ajudará a exterminar o problema de uma vez por todas.

Atualmente, é possível encontrar no supermercado armadilhas desse tipo já prontas. Porém, elas tendem a ser um pouco mais caras do que a fabricação caseira. Assim, caso você esteja tentando economizar, será mais proveitoso fazer as armadilhas. Optar por isso ainda te dá a possibilidade de controlar melhor a quantidade de “veneno” que é feita e, portanto, você poderá coloca-lo em todos os lugares da casa que considerar possíveis para a reprodução desses animais indesejáveis.

Entretanto, é muito importante destacar que para as dicas em questão se mostrarem realmente efetivas, a limpeza da casa deve ser mantida de forma regular. Isso se deve ao fato de que ambientes sujos são mais procurados pelas baratas e são mais propícios para a sua reprodução. Portanto, lembre-se que pragas e infestações não surgem por obra do acaso, mas antes são fruto de algum tipo de descuido que gera as condições ideais para o seu surgimento e estabelecimento.

Portanto, esteja sempre atendo às dicas de limpeza que damos aqui para evitar incorrer nesse tipo de erro. Afinal, existem produtos adequados para cada cômodo da casa, que ajudam em uma higienização mais eficiente e, consequentemente, colaboram para que os insetos não estejam presentes no ambiente, assim como as pragas domésticas.

(Fonte da Imagem em destaque: pccil)

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Opa, to fazendo certinho hein, deixo as iscas em lugares estrategicos e ao mesmo tempo tambem tenho o spray afinal, se aparecer uma barata aventureira do nada na minha frente eu num vou ficar so olhando neh, spray nela!

    Otimas dicas :*

  2. Eu já desmaiei comendo de baratas e quando tento fazer isso eu saio correndo de medo já fui em psicólogo e nao sei o que faço pra parar de ter medo.

  3. Agradeço antecipadamente fornecer os tipos de Spray citado em vossa dica. Já usei Gel mas não surtiu efeito como diz a
    propaganda.

  4. Lá em casa surgiram baratas bem pequeneninhas, mas umas mil, elas ficaram escondidas embaixo do armario onde fica o galão de agua, e tava sempre umido elas estavam bem onde tinha umidade. Parece que uma mamae desovou elas ali. As iscas para baratas tb funcionam para as filhotinhas? Por favor, preciso de ajuda, elas estão se multiplicando…

  5. Helo, o ideal é chamar a dedetização para ter certeza de que elas não vão voltar. Mas talvez valha a pena testar as iscas, sim. Depois diz aqui pra gente como você resolveu!

    Um abraço e boa sorte!

  6. como faço para eliminar as baratas novinhas?aqui em casa só tem umas tipo filhotinhos,mais tem muitos e eu queria elimina-los de uma vez.

  7. na minha cozinha apareceu um besourinho voador marrom pequenininho, o mesmo está em todo lugar como faço para acabar com essa praga ? O que devo usar ?

  8. Boa noite.
    Certa vez fui morar em uma casa alugada,e na segunda semana de residência, tivemos problema de entupimento do esgoto.
    Quando o proficional contratado retirou a tampa da caixa de gordura, MILHARES de baratas se evadiram pra todos os lados,foi um desastre, a minha então sogra,( bastante acima do peso ) , parecia o mais leve dos Ceres…
    Minha então esposa ,evaporou-se ninguém viu por onde….
    Só sobrou eu,o encanador e o ” valente do meu então sogro,espisotemos quantas conseguimos,no fim eu contei umas 200, mas ficou evidente que várias haviam escapulido…
    Foi então que ouvi falar de dois venenos concentrados muito eficientes
    Um é o Butox.
    O outro é o K-otrine.
    Ambos muito eficazes.
    Você só precisa diluir o volume dequalquer um dos dois( ou os dois),em 20 litros de água.
    Alguns vendedores de casa de ração dizem que o butox é desaconselhável, caso tenha animais de estimação, eu tinha cachorro de porte grande,então usei dos dois ( misturado mesmo), fiquei até com a mão doendo de tanto veneno que burrifei…
    Enfim,nos dias posteriores apareceram muitas baratas mortas pelo quintal,e mesmo nas áreas molhadas do quintal( quando chove) uns 4 meses após a aplicação ainda apareciam baratas mortas….
    Agora toda vez que suspeito da existência de baratas ,não espero,passo essa solução em todos os cantos de todas as paredes da casa
    Espero ter colaborado neste tema.
    Lima.

  9. Nossa ajudou muito sua dica irei fazer o mesmo, pois quando meu marido abriu a caixa de esgoto tbm apareceram varias…..ah desculpa mais impossível não ri sobre sua sogra rsrsrs…obrigada.

Os comentários estão fechados.