Anabolizantes e Suplementos: perigos na sua malhação

0 votes

Veja porque esses produtos conhecidos como bombas podem te trazer sérios problemas.

Anabolizantes e Suplementos: perigos na sua malhação 1

Muitos jovens hoje em dia, na ânsia de ficarem “bombados” e dar adeus à solteirice, ao perceberem que modelar o corpo através de exercícios é algo demorado e sofrido, tendem a tentar “pular etapas”. E é aí que passam a recorrer aos suplementos alimentares, e às vezes até à coisas piores, como os anabolizantes, também conhecidos como bombas.
Como sempre abordamos temas relacionados à saúde, e em nosso púbico fiel, muitos são adeptos da musculação, não poderíamos deixar de tratar aqui desse tema, e alertar os nossos leitores sobre o perigo das bombas e dos suplementos usados sem orientação médica.

Anabolizantes-Perigos

Suplementos Alimentares

Na pressa de ganhar músculos, frequentadores de academias de ginástica recorrem a produtos que são vendidos irregularmente como suplementos alimentares, mas contêm substâncias perigosas e que podem provocar dependência. É no esforço excessivo que está o perigo.

Os suplementos são utilizados como estratégia para que a pessoa possa aumentar o consumo de determinado nutriente ou substância, de maneira mais prática do que através da ingestão de um alimento. Mas é claro que seu uso só deve ser incluído na dieta se a alimentação tiver algum déficit de alguma vitamina ou componente, mas isso deve ser diagnosticado por um médico, obviamente.

Anabolizantes e Suplementos: perigos na sua malhação 3

O que é mais preocupante em relação a esses suplementos é que eles podem conter substâncias potencialmente prejudiciais, como a androstenediona, creatina e efedrina. O perigo aumenta, pois a maioria das pessoas acaba fazendo uso desses suplementos sem a mínima orientação médica, pondo em risco sua saúde e sua vida. A efedrina, por exemplo, pode causar taquicardia e é excessivamente nociva a quem tem problemas cardíacos. Já a androsterna em excesso, pode causar problemas de fertilidade e de disfunção erétil. Se você quer usar suplementos alimentares, vá a um nutricionista, que lhe pedirá vários exames e pode determinar se realmente seu corpo precisa de algo, e do que ele precisa.

Anabolizantes (Bombas)

bombado

Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido, provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes, ou “bombas”, como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides. Normalmente, eles são medicamentos que foram criados para outros fins. Além disso, os esteróides anabólicos são medicamentos potentes, com um grande número de possíveis efeitos colaterais, que dentre os quais podemos citar:

• Calvície;
• Hipertrofia da próstata;
• Acne;
• Agressividade;
• Hipertensão;
• Limitação do crescimento (os esteróides anabólicos podem interromper o processo de crescimento);
• Aumento do colesterol;
• Virilização em mulheres (crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia);
• Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino);
• Dores de cabeça;
• Impotência e esterilidade;
• Insônia;
• Hepatotoxidade (quase todos os esteróides causam lesão no fígado);
• Problemas de tendões e ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos)

Todos esses fatores dependem da dose e da forma como eles são ingeridos, seja via oral ou intravenosa. A maioria dos esteróides tem a venda proibida sem receita médica, mas infelizmente sabemos que isso não costuma ser um empecilho no Brasil, não é verdade?


Pois é pessoal, se você quer malhar e ter um corpo bem definido, mas com saúde, sugerimos sempre procurar seu médico de confiança, e jamais ir na onda dos anabolizantes, que podem ser uma viagem sem volta! Se você tem algo a adicionar nas nossas dicas, não hesite em deixar seu comentário, ok?

Fontes: Areah e Boa Saúde.

Postagens Relacionadas

8 comentários

  1. Todos que fazem academia tomam ao menos um suplemento pq acham que é quase sua obrigação tomá-lo.Não é bem assim. Se vc é magro, e quer ganhar musculos, tem que focar na alimentação.Nao adianta treinar e tomar suplemento, se vc toma uma xicara de cafe de manha, come uma bolinha de arroz no almoço, e na janta, come 3 graos de feijao.Tem que comer e comer bem!! Se for gordinho, tem que comer bem, e quando digo comer bem, não e comer 10 pizzas e 20 hot dogs na semana, é ter uma refeição saudavel, sem frituras, muita salada e zero de refrigerantes e sorvete!! Se vc nao seguir isso, tomar suplemento vira dinheiro jogado no lixo!! 80% é dieta, o resto é treinar!!

  2. Uma notícia um tanto quanto contoversa…..a parte dos anabolizantes,ok,eles realmente fazem muito mal a saúde,principalmente em adolecentes, mas os suplementos em si não fazem mal nenhum a saúde pois são frequentemente testados em ATLETAS e pessoas normais(grupo de controle) o que direto acontece por ai e sai na Tv,jornal e tudo mais, são pessoas que JÁ TEM algum tipo de problema e fazem uso discriminado dessas substâncias, elas foram feitas pra quem REALMENTE treina pesado e precisa de um suporte.Não tentem comparar simples pessoas normais com quem treina todos os dias do ano(e não só no verão como alguns fazem)pra ganha um corpo desejado e que mesmo assim ainda é dificil.

  3. Náuseas, vômitos, diarreias e aumento da diurese, escorbuto de rebote e cálculos renais, depressão, ataque de panico.
    Quem vê isso logo pensa, deve se tratar de algum remédio muito forte, ou anabolizante, mais o mais divertido é, se trata unicamente dos efeitos colaterais da vitamina C que muitas vezes pode ser obtido em maiores quantidades na ingestão de frutas.
    Quando você fala sobre os suplementos alimentares deve tomar cuidado, pois partindo do principio que todos são liberados pela anvisa, (SIM, todos os suplementos alimentares vendidos no Brasil tem a liberação da anvisa) não podemos concluir que eles são prejudiciais a saúde.
    A testosterona como você citou anteriormente foi produzida pela primeira vez unicamente com objetivo de preparar melhor soldados, e não com um intuito medicamentoso. Posteriormente foi utilizado para esse fim.
    Hoje em dia, quando temos frangos que demoram cerca de 3 semanas pra atingir 4kg, não devemos acreditar que todos nos deixamos de consumir hormônios, nossos alimentos hoje em dia com toda a certeza possuem muito mais hormônios do que os suplementos, pois os processos de vistoria são muito menos rigorosos.
    Não podemos observar unicamente os erros cometidos por “atletas de verão” que tem uma ansia de constituir corpos perfeitos em questão de 3 meses. Todas as substancias, suplementos e anabolizantes, que são coisas bastante distintas, oferecem um anabolismo (Anabolismo é a parte do metabolismo que se refere à complexação de substâncias em um organismo, ou seja, a partir de moléculas mais simples, são criadas moléculas mais complexas) porem um oferece por meio de extrações de produtos naturais, como é o caso do whey protein que separa a proteína contida no leite, diferente de substancias ergogênicas e completamente sintéticas como é o caso dos anabolizantes, que tem unicamente o intuito de aumento hormonal por meios indevidos.
    Existem muitas coisas que devem ser revistas, afinal quando você generaliza os suplementos, sem sombra de duvidas ira falar coisas erradas.

  4. Ridiculo, esse post só mostra que você não sabe de porra nenhuma sobre suplementos e muito menos sobre anabilizantes, ignorancia ao extremo, deve um gordo encalhado, que inventa desculpas pra nao ir pra academia.

  5. Primeiramente, esse post foi feito sem um mínimo de pesquisa. E eu posso provar.
    Vamos começar pelos suplementos alimentares. De acordo com este post, a suplementação seria maléfica à saúde por conter substâncias prejudiciais como cafeína, creatina e etc.. Certo? Então, a suplementação nada mais é do que os nutrientes extraídos de um alimento qualquer. Por exemplo, o Whey Protein é o soro do leite. Ou seja, dizer que suplemento é prejudicial, é o mesmo que dizer que o leite é prejudicial para a sua saúde. Todo dia de manha você toma café, não é? É mais do que evidente a presença da cafeína no mesmo. Agora quanto a creatina, vocês procuraram saber o que ela é de fato? A creatina é um suplemento extraído da carne! Pois é.. o churrasquinho que vocês fazem enchendo o rabo de alcool (que esse sim é prejudicial) é farto em creatina. Da próxima vez postem a fonte -de confiança, claro- das informações passadas por aqui.
    Agora vamos ao assunto polêmico: Esteroides Anabolizantes. De fato, os esteroides são substâncias maléficas à saúde. Entretanto, a diversidade do mesmo é imensa. Sendo assim, cada um possui suas propriedades particulares, como: beneficios e maleficios. Não apoiando o uso, até pelo contrário, isso é prejudicial e é comprovado.
    Enfim, da próxima vez façam um post com um conhecimento real sobre o assunto a ser abordado. Ou então me mostre as fontes confiaveis de onde retirou tais informações!

Os comentários estão fechados.