Semana do Leitor: utilidades da água sanitária na vida do solteiro

0 votes

A água sanitária (ou cloro) é uma grande ajuda em vários pontos da limpeza da casa de um solteiro, mas é muito importante saber guardar o produto para que seu ativo não evapore e o produto não perca sua eficácia. Mantenha o frasco bem fechado num lugar fresco e escuro.

Vale até deixar dentro de um saquinho plástico escuro. Aliás, produto nenhum deve ser exposto diretamente à luz (aquela mania péssima de guardar o shampoo no vitrô… xiii). Para facilitar seu uso, minha dica é que você reaproveite um frasco que tenha uma pequena saída: tipo alguns de detergente de louças ou de multiuso (para limpar pia, fogão… sabe?) são ótimos. O de multiuso é só tirar aquele canudinho que fica uma beleza o seu alvejante.

Qual comprar

Escolhendo o alvejante
Escolhendo a água sanitária (fonte: noticiasaominuto / © iStock)

Quando for ao supermercado comprar: A diferença entre água sanitária e cloro puro é a concentração do seu ativo. O cloro é um pouco mais “forte” que a água sanitária. É um pouquinho mais caro, mas recomendo. Se for utilizar água sanitária, não esqueça que NÃO pode ser das perfumadas, hein!

Uso em roupas

Como todo mundo sabe, água sanitária serve para alvejar roupas e  para fazer a limpeza periódica da máquina de lavar roupas (siga as instruções do fabricante). Evite utilizar a máquina em seguida. O produto precisa de tempo para evaporar completamente, senão pode até manchar as roupas.

Higienização de frutas e legumes

Se você está sem vinagre em casa para lavar frutas, verduras e legumes, pode usar a água sanitária para ajudar. Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio, é só colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos em média para eliminar larvas e bactérias. Depois, é lavar bem em água corrente.

Atenção: Essa é a única dica em que se deve observar estritamente a quantidade recomendada. Nas demais dicas em que se dilui a água sanitária, você pode fazer tudo no “olhômetro”.

No banheiro

É um ótimo produto para utilizar na pré-lavagem de banheiros. Se você colocou naqueles frascos reaproveitados que falei no começo, vai ajudar muito. Jogue o produto puro, sem diluir, diretamente sobre o mofo que fica no rejunte dos azulejos, do piso, daquela sujeirinha que costuma se acumular nas pias vasos sanitários e em volta do ralo, que faz até juntar aquelas moscas de banheiro bem chatas. 

Deixe agir por 15-30 min. Parece mágica, a sujeira some e fica facinho de lavar o banheiro, sem precisar sofrer esfregando. Prossiga a lavagem normal com sabão, mas se o cheiro forte te incomodar, enxágue primeiro.

Na cozinha

Da mesma forma que com o banheiro, serve para higienizar a pia da cozinha. Periodicamente também podemos fazer a limpeza dos utensílios de plástico da cozinha, como peneiras, raladores, potes, tampas, talheres etc. É só mergulhar os objetos limpos dentro uma solução forte de água e água sanitária. Você pode fazer isso dentro de uma bacia grande ou balde.

Se sua tábua de cortar alimentos é de plástico, utilize o produto puro. Após lavar a louça, dentro da pia limpa, deite a tábua e jogue a água sanitária generosamente (mesmo que escorra, deixa lá quietinha, sem mexer que funciona). Faça o mesmo procedimento dos 2 lados. Se a pia tá com ferrugem, equilibre a tábua deitada em cima dum copo, pois a ferrugem costuma manchar o plástico.

Escova de dentes

Pode ser utilizado para higienizar escovas de dente: encha um copo com água e um pouco de água sanitária (½ dedo) e deixe a escova dentro por uma hora. Se o cabo também estiver precisando ser limpo, vire a escova quando acabar o tempo da primeira ponta. Mexa de vez em quando a escova na solução. Depois enxágue em água corrente abundante e ponha para escorrer até secar bem.

Depois que utilizo uma solução com água sanitária, aproveito e jogo fora num ralinho que precisa de limpeza ou no vaso sanitário. Espero que tenham curtido as dicas!


O Guia dos Solteiros adverte:

Água sanitária mancha?

Mancha de água sanitária
Roupa manchada por água sanitária (fonte: getridofthings)

Sim! Cuidado para não manchar a roupa que você está vestindo e evite lavar roupa no tanque e/ou balde que utilizou o produto. Além disso, confira se o material que você vai limpar mancha no contato com o produto (mármores, granitos ou porcelanatos polidos costumam manchar muito). O Guia dos Solteiros não se responsabiliza pelas dicas acima e pelo mal uso do produto.

Aproveitando, porque não olha essas super dicas que separamos de como tirar o amarelado das roupas brancas? Tenho certeza que você vai adorar!

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários, quem sabe ajuda mais pessoas!

Fonte da imagem em destaque: Site Immigrants

Postagens Relacionadas

Um comentário

  1. – Olá. Pode lavar a louça (metais) com água sanitária?
    Tipo… Deixá- las submersas e depois, lavar com água (normal)?

Os comentários estão fechados.