Tomou uma multa por infração leve, mas não quer pagar? Você não precisa!

0 votes

Todo mundo que tem carro está sujeito a cometer algum deslize no trânsito e acabar tomando uma multa, até mesmo por falta de atenção. Deu bobeira e tomou uma multa por infração leve ou média, mas tá sem dinheiro? Se tem mais de 12 meses que você não toma a mesma multa, não precisa pagar.

multa

Vá ao DETRAN e peça o formulário para converter a infração em advertência  (Art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro):

Art. 267 – Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Leve cópia da carteira de motorista e a notificação da multa. Você recebe pelo correio a advertência por escrito em 30 dias. Perde os pontos na carteira, mas não precisa pagar nada.

Fonte: Beatriz Marks.

2 comentários

  1. No SETRAN em Curitiba isso não funciona. Enfatizam o trecho que diz que o guarda de trânsito `jullga como mais educativo`lavrar o próprio auto de infracao, ou seja, a multa. Dizem que já não emitem advertências desde 90 e pouco.. infelizmente!

Os comentários estão fechados.