Não sabe como comprar um terno? O Guia dos Solteiros vai te ensinar!

2 votes

Veja em que detalhes você deve prestar atenção quando for comprar um terno, para não levar gato por lebre.

terno

No nosso país, o clima tropical é predominante, com temperaturas altas, muito sol e calor. Por isso, nem sempre o terno faz parte da nossa vestimenta diária, salvo se você for um advogado ou um alto executivo. Assim, quando chega a hora de comprar um terno para um casamento ou formatura, muita gente fica na dúvida. Qual tecido é o melhor? Como comprar um terno bom, mas que não seja muito caro? São perguntas que pouca gente sabe responder, e se você também não sabe, vai aprender agora com a gente.

Como comprar um terno

1. Defina seu preço
Se você está com o orçamento apertado e não pode comprar um terno caro, procure um terno com composição mista, pois além de ser mais econômico, têm durabilidade maior do que os mais baratinhos. Exemplo: lã com poliéster ou poliéster com viscose. O terno de poliéster/viscose tem sempre um tom fosco que se assemelha muito à lã (tropical), que são os ternos mais caros.

2. Começe pelo paletó
O ponto mais importante é observar como ele está nos ombros: não pode sobrar, nem estar justo. Deve estar exato. Repare, também, se as ombreiras não estão grandes demais. O próximo passo é o comprimento do paletó: com os braços para baixo, veja se ele termina a meio palmo do fim do braço. Esse é o tamanho ideal.
As mangas, para estarem certas, precisam estar com o comprimento na altura da junção do pulso e da mão, para que fique com um dedo de camisa aparecendo. Sobre o número de botões, os mais comuns são os de três ou dois botões, sendo que a segunda opção é mais moderna. Existe, hoje, até os de um botão.

3. Camisas
O ideal é ter sempre pelo menos 2 camisas sociais para variar com o terno. Lembre-se sempre que deve-se evitar cores berrantes como verde agua ou vermelho sangue. O ideal é escolher cores mais sóbrias e que combinem com a gravata e o sapato. O linho ou seda, são excelentes tecidos para compor o visual com o terno.

4. Colarinho e lapela
Algumas regras de alfaiataria devem ser seguidas para que você esteja mesmo impecável dentro do seu terno . Encare o espelho. Da esquerda para a direita:

colarinho

A – colarinho correto :: CERTO
B – colarinho com espaço entre a gola da camisa :: ERRADO
C – colarinho está muito abaixo da lapela e faz volume, enrruga :: ERRADO.
D – colarinho some sobre a lapela :: ERRADO
E – colarinho da camisa social compete com a lapela do terno :: ERRADO

5. Calças
A calça é a parte da roupa social que mais precisa ficar confortável. Talvez a tendência de quem nunca comprou uma seja a de usá-las de forma mais larga, mas o caminho não é bem por aí. Nada de exageros que requeiram ajuda extra. A calça deve ser bem ajustada para não reter os movimentos e nem ficar caindo. Lembrando sempre que no look social, o uso de cinto é obrigatório

Em relação à barra, estilistas ensinam que elas devem cobrir o sapato, mas não muito para não atrapalhar a caminhada. O ideal é que ela fique um pouco acima do salto do sapato, que, aliás, deve ser sempre social, de fivela ou cadarço.

6. Gravata
Apesar da gravata oficialmente não fazer parte do terno, ela na maioria das vezes é um acompanhamento. Então por isso o tamanho da gravata é tão importante na hora de comprar terno masculino. Finalizando essa etapa, a gravata deve estar na altura da fivela do cinto nem pra mais nem pra menos.

7. Sapato
O sapato compõe o visual de acordo com o terno que você escolher. Jamais compre seu terno sem ter em mente qual sapato pretende usar. Se ainda for comprar o sapato, menos mal, mas se vai usar o terno com um que você já possui, é super importante que a combinação agrade aos olhos.


Pois é, caros leitores, espero que essas dicas lhes tenham sido úteis e que agora consigam comprar um terno sem problemas. Outra dica é levar uma companhia feminina para ajudar a escolher o terno. As mulheres costumam ter uma visão mais crítica sobre o visual e podem lhe auxiliar imensamente. Se ainda estiver com dúvidas, ou se quer dar alguma outra dica, sinta-se livre para comentar aqui, ok?
O blog é feito para você, e pode ficar melhor ainda com sua ajuda!

Fontes: Bar Metrossexual, Men’s Life Today e By Ju Barros.

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. vi um consultor de moda explicando que os barrigudinhos devem preferir paletós com 2 botões e abotoar apenas o de cima…

  2. Muito bom,

    O meu trabalho exige muito que eu use terno, e eu também gosto de usar, e eu não fazia ideia que tinha tantos detalhes para seguir antes de comprar um terno.

    Agora eu já posso comprar meu terno com mais confiança, valeu!

Os comentários estão fechados.