O melhor jeito de acabar com o ardor da pimenta

2 votes

Se você é como eu e adora pimenta na comida, sabe que tem hora que a gente pesa a mão e o que era pra ser um leve ardor vira um desespero. Saiba aqui como se livrar do ardor da pimenta rapidinho!

Como acabar com o ardor da pimenta

Primeiro, vamos aprender mais sobre a pimenta

Acha que toda pimenta é igual, quando o assunto é ardência? Não é bem assim… Cada pimenta tem a sua particularidade, seja no sabor, cor, textura, e claro, na ardência.

Por que as pimentas ardem?

As pimentas fazem nossa boca arder justamente por causa das substâncias capsaicinóides. Elas existem em maior ou menor quantidade dependendo do tipo da pimenta, e não tem cor e nem gosto. Elas dão uma sacolejada nas nossas células nervosas e fazem nossa boca parecer que está queimando de verdade.

São produzidas próximas às sementes das pimentinhas, por isso quando falam para que você evite as sementes nas pimentas mais “quentes”, o papo é sério.

Existe uma escala (tabela) para medir o ardido de cada uma das pimentas. A Escala de Scoville vai de zero até 16.000.000, e mede o grau de pungência das pimentas conforme a quantidade de capsaicina presente nelas. Dá uma olhada:

Escala de Scoville - tabela

Tabela: Wikipedia

O que a capsaicina pode fazer por mim?

Os nutricionistas dizem que essa substância é antioxidante, termogênica (ou seja, acelera o metabolismo e faz você emagrecer. A não ser que você coma meio quilo de bacon para acompanhar), analgésica, energética, digestiva, vasodilatadora e expectorante, e existem até pesquisas que mostram benefícios cardiovasculares e diminuição do colesterol.

[nnr_related_posts id=”nnrobots_related_posts_18″ title=”” layout=”colored_tabs” related_by=”post_tag” num_of_posts=”2″]

Todo mundo pode comer pimenta?

Não. Quem tem gastrite, hemorroidas, úlceras ou frescuras deve evitar qualquer tipo de alimento picante.

Mas afinal de contas, como acabar com o maldito ardor dos infernos?

Leite acaba com o ardido da pimenta

É simples: Leite puro. Não tente beber qualquer outra coisa: a água, por exemplo, faz espalhar ainda mais o ardor da pimenta. Então se você não quer ficar bebendo leite no meio de um restaurante mexicano, por exemplo, tente não exagerar na pimenta. Não há cerveja que cure uma pimenta muito ardida.

E solteiros, lembrem-se: ao manusear pimentas é sempre bom usar luvas. Pode acreditar.

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. outro jeitinho de apagar o incêndio na boca é mastigar um pedaço de pão, farinha (farofa), tomar um cafezinho forte… tudo isso alivia bem.

  2. Eu fui retirar o miolo da pimenta de cheiro pra colocar na comida e ela não arder. Esqueci e esfreguei os olhos um tempo depois… Ai, ardeu tudo!!! kkkkkkk

  3. Olá, a paz de Jesus…
    Uma forma de acabar com o ardume e comer algo doce, pode ser até mesmo açúcar, pedaço de pudim, um suco bem doce, etc…
    Assim que eu faço quando alguém quer me acompanhar comendo pimenta, pois aqui em casa eu mesmo quem curti elas…

  4. Tirei as sementes da pimenta sem luvas . Não tinha noção de quanto isso me custaria de dor … rs
    Demorou a passar, 6 horas . O que poderia ter feito pra tirar essa queimação ?
    pois passei cremes pra queimadura e nada adiantou !

  5. PARA PIMENTA NO OLHO – minha vó e minha mae usava sempre que ocorria acidente de passar a mao com pimenta no olho, ELA COLOCAVA UMA PITADA DE SAL NA LINGUA, parece magica, o ardor para na mesma hora.

  6. Preparei uma conserva de pimentas, e logo após, sem lavar as mãos, fui urinar… cuidado evitem fazer isso.

  7. Comi esta pimenta de cheiro e quase morri !!! Será que o vendedor me enganou ???? Como sem semente…. Mas eu vi a foto da pimenta na internet e é igualzinha a que eu tenho aqui…

  8. Comprei um molho de pimenta pronto. Acontece q esse molho arde e arde, feito fogo e está impossível de comer. Como faço pra suavisar a ardência?

Os comentários estão fechados.