Como manter o gás do refrigerante por mais tempo

1 vote

Todo mundo que toma refrigerante sabe a frustração que é abrir uma garrafa de Coca-Cola ou Guaraná à noite e, no outro dia, estar completamente sem gás. Como proceder?

Refrigerante com gás
Refrigerante gaseificado (Fonte: todayifoundout)

O leitor Marcus Vinícius estava desesperado quando me implorou para que fizesse este post. Todo refrigerante em sua casa fica completamente sem gás da noite para o dia.

Ele buscou respostas no Google incessantemente querendo saber se tem como recuperar o gás do refrigerante e testou várias dicas, mas não obteve nenhuma melhora. Mas agora você vai descobrir como manter o gás do refrigerante depois de aberto:

Mitos e verdades sobre manter o gás do refrigerante por mais tempo

Existem muitos mitos que circulam na internet, e com os refrigerantes não poderia ser diferente. Mas, como podemos saber o que é verdade e o que não é em tempos de Yahoo! Respostas?

Muito simples, caro leitor. O Guia dos Solteiros vai contar tudinho para você.

Uma colher no gargalo da garrafa impede a saída do gás. – FALSO
Até a Super Interessante respondeu essa: “Não dá para conceber de que forma uma colher pendurada no gargalo poderia exercer qualquer efeito sobre o gás de uma bebida”, afirma o químico Robert Wolke, da Universidade de Pittsburgh. “Para que esse truque funcionasse, o talher teria de produzir alguma força misteriosa que empurrasse o gás carbônico de volta para o líquido. O fato é que não conhecemos nenhuma força desse tipo.”

[nnr_related_posts id=”nnrobots_related_posts_52″ title=”Veja também:” layout=”thumbnail” related_by=”post_tag” num_of_posts=”2″]

Se você apertar a garrafa e deixá-la deformada, o gás terá menos espaço para escapar. – HÁ CONTROVÉRSIAS
Não há nenhuma manifestação científica a respeito disso. Algumas pessoas relatam que assim, o gás terá menos espaço para escapar. Outras dizem que fazer isso apenas piora a situação, pois devido à pressão, o gás sairia mais rápido ao reabrir a garrafa.

Sacudir a garrafa antes de reabrir faz com que o gás volte. – FALSO
O gás não volta em hipótese alguma. O que acontece nessa hora é que as moléculas se agitam muito, fazendo com que o gás retido seja liberado. Então pode parecer que o gás voltou, mas o que você está fazendo na verdade é deixando o refrigerante ainda mais sem gás.

Passar o refrigerante pra um recipiente menor é o ideal. – HÁ CONTROVÉRSIAS
Ao mesmo tempo que o gás terá menos espaço para esvair em uma garrafa pequena, você perderá gás na transferência de um recipiente para o outro. Além disso, se a tampa do novo recipiente não o fechar completamente ou não for suficiente, o refrigerante perderá o gás.

Não abra o refrigerante enquanto estiver quente. – VERDADEIRO
Quando o refrigerante está na temperatura ambiente, as moléculas do CO2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.

Refrigerante com a data de validade próxima à expiração tem menos gás. – VERDADEIRO
Um refrigerante mais velho provavelmente já foi jogado de um lado pro outro, caiu da prateleira, foi sacudido e feito de gato e sapato. Tem mais experiência de vida, digamos assim, e por isso, mesmo se o gás não tiver já sido expulso, quando aberto provavelmente sairá da garrafa com uma velocidade enorme.


Portanto, pessoal, o ideal é manter o refrigerante gelado e bem tampado durante todo o tempo em que não estiver sendo colocado no copo. Não há formula mágica.

Uma dica realmente válida para diminuir esse problema é comprar refrigerantes menores, como os pequenos de garrafa de vidro. Além do sabor ser muito melhor, você evita o consumo desnecessário de plástico e ajuda o planeta! Alegre

Postagens Relacionadas

22 comentários

  1. Essa do refrigerante quente é verdade. Pepsi por exemplo se você abrir quente, sai TODO o gás, faz aquela espuma que transborda, sempre. E claro, depois fica com gosto de xarope…

  2. Uma dica bem legal e eu percebi que funciona de verdade mesmo, o refrigerante chega a durar até três dias, é fechar “muitoooo” bem a garrafa, fechar bem mesmo, peça para os homens da casa fechar, e ao guardar novamente na geladeira, deixe a garrafa deitada. Essa última dica acho meio inútil, já deixei em pé e continua com gás, pra mim o segredo mesmo é fechar bem apertado mesmo. Funciona.

  3. Aqui em casa a gente abre a garrafa de refrigerante e se não tomamos tudo colocamos na geladeira sem a tampa, o refrigerante perde mais gás quando abrimo, porque quando abrimos a tampa há mais agitação e assim mais perda de gás.

  4. Uma dica fácil é colocar a garrafa de cabeça para baixo. O gás escapa pela brecha da tampa e com o líquido todo voltado para a tampa não há como o gás escapar.

  5. Este quimico que disse que a colherzinha não funciona precisa voltar ao laboratorio e tentar descobrir o que acontece pois a colher deetal de sobremesa garante no minimo 3 dias a garrafa com o mesmo gás do momento da abertura da mesma.

  6. O que mantém o gás dentro do liquido é a pressão, se não ha pressão o gás sai… Nunca feche a garrafa amassada, deixe ela na forma original e após fechar de uma LEVE mexida na garrafa, apenas o suficiente para que a embalagem fique mais dura em virtude da pressão, isso garantirá o seu refrigerante com gás até o final da garrafa. Nunca deixe a garrafa deitada pois quanto maior a superfície de liquido em contato com o ar mais fácil a fuga do gás.

  7. Reza a lenda q manter a garrafa em pé mantém o gás por mais tempo do que qndo ela fica deitada.
    Vcs tem essa informação?

  8. Uma dica. Ao colocar o refrigerante na mesa, sirva mas não feche a tampa, apenas a coloque em cima, no bocal. Feche de vez, quando for guardar na geladeira, isso ajuda a preservar por mais tempo o gás.

  9. Outra dica legal seria não guarda na porta da geladeira, se puder guardar em pé em uma das prateleiras da mesma é melhor, na porta, toda vez que abrir e fechar vai balançar a garrafa, fazendo o gás sair.

    E quem aperta garrafa antes de fechar, merece beber refri sem gás mesmo kkkk
    Se apertada, até o gás forçar a garrafa a voltar a forma original, já virou xarope.

  10. Faço esta de trocar de recipiente a algum tempo e sempre dá certo… quando for guardar o refrigerante, procure colocar em alguma garrafa menor, fazendo o refrigerante ocupar todo o espaço da mesma, ou divida em várias menores, só colocar com cuidado pra mexer o mínimo possível o líquido durante a transferência…

  11. Nunca li tanta bobagem inclusive do autor da reportagem. Quem fez um bom estudo de fisicoquimica de gases sabe que a unica resposta que mais se aproxima do real é ” Se você apertar a garrafa e deixá-la deformada, o gás terá menos espaço para escapar” . SE HÁ PESSOA TIVER TIDO UM BOM ESTUDO e ENTENDER DE PRESSAO DE GASES NUNCA VAI ENCONTRAR CONTROVÉRSIAS
    ” Não há nenhuma manifestação científica a respeito disso( CLARO QUE HÁ). Algumas pessoas relatam que assim, o gás terá menos espaço para escapar (CORRETO).
    Outras dizem que fazer isso apenas piora a situação, pois devido à pressão, o gás sairia mais rápido ao reabrir a garrafa (KKKKKKKKK; so rindo mesmo)

  12. Vou contar e parece mentira mas então testa. O segredo mesmo é não fechar muito bem a garrafa. Deixando ela sem dar a última volta da tampa. Segure como se estivesse torcendo algo frágil e qnd sentir q deu, deu. Para. Não aperta além disso. Em pé, deitada… Tanto faz. Faz e vê QQ eu to dizendo…

  13. Pura verdade!!!
    Até que enfim alguém escreveu algo que funciona de verdade.
    O gás permanece até o fim do refri, seja gelado ou em temperatura ambiente.
    Basta não apertar muito a garrafa. É só uma voltinha bem frouxa. Sem erro =D

  14. Kkkkkkkkkkkk…. digo eu… kkkk… a garrafa dilata… ela sendo deformada ela não se torna rígida…. temos todos aqui o que rir de você… para de estudar e volta pra….

Os comentários estão fechados.