Tutorial: como trocar o estofado das suas cadeiras você mesmo

0 votes

O estofado das cadeiras e poltronas estão ruins? Aprenda como resolver o problema e economizar uma grana

Muitas vezes não temos dinheiro sobrando para fazer aquela reforma. Mas você não precisa mudar muita coisa para dar um novo visual para sua casa. Às vezes só um detalhe já faz toda a diferença.

Para trocar o estofado das suas cadeiras da sala de jantar, estar ou cozinha, você vai precisar de:

    • Chave de fenda
    • Tesoura para cortar o tecido
    • O tecido novo (veja nossas dicas abaixo)
    • Grampeador manual de estofador
    • Grampo para esse tipo de grampeador
    • Fita métrica ou régua grande

cadeiras

Definindo o tamanho do tecido

O padrão do tamanho dos tecidos necessários para estofar uma cadeira é de 40 x 40 cm, mas essa medida pode variar conforme o tamanho das cadeiras, portanto precisamos ter certeza antes de gastar nosso rico dinheirinho.
tecidos

  1. Vire a cadeira de cabeça para baixo e, com a ajuda de uma chave de fenda, solte os parafusos que prendem o assento na cadeira.
  2. O tecido estará preso com grampos de estofador. Você pode retirá-los com a própria chave de fenda ou com um removedor de grampos (se você tiver isso em casa).
  3. Tecido retirado, meça os lados. Com essa informação você já pode ir para a loja.

Escolhendo o tipo de tecido

O tecido vai determinar o estilo da decoração, por isso é importante escolher bem e levar em consideração aspectos do seu dia a dia. Se você tiver animais de estimação ou filhos, por exemplo, prefira utilizar tecidos de trama pequena, impermeáveis e de fácil limpeza, como o Aquablock (mais indicado) ou o Suede.

Mãos à obra!

  1. Após comprar o tecido desejado, use o tecido que você retirou da cadeira como molde e corte o tecido novo.
  2. Coloque o assento de cabeça pra baixo no tecido novo. Comece a grampear lembrando sempre de deixar o tecido esticado e justo, para que não fique enrugado no resultado final.grampeando
  3. Também é importante deixar o espaço do parafuso livre para que você consiga prender o assento de volta à cadeira. Portanto, se precisar, corte as sobras.
  4. Prenda de volta o assento com os parafusos utilizando a chave de fenda, e verifique se há falhas. Admire seu trabalho e repita os passos novamente com as outras cadeiras.

Gostou? Tem novas dicas para os outros leitores? Deixe nos comentários!

Postagens Relacionadas

Um comentário

Os comentários estão fechados.