Previdência Privada: como funciona? Vale a pena?

0 votes

Começou a trabalhar e quer ter uma grana quando chegar na velhice? Veja como funciona a previdência privada e como começar a fazer a sua.

 Quem é solteiro, mora sozinho e começa a trabalhar, quando consegue juntar um troco ao fim do mês, sempre se pergunta qual a melhor forma de investir seu dinheiro para ter conforto ao envelhecer. Mesmo pagando o INSS, sabemos que a aposentadoria proporcionada pelo governo é um valor ridículo e que não garante nada para ninguém. Por isso, muita gente recorre aos planos de aposentadoria privada. Vamos explicar hoje como eles funcionaram e se realmente valem a pena.

Como funcionam os planos de previdência privada?

previdencia privada

Indo direto ao ponto, a previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal. Basicamente você aplica todo m6es um pequeno valor, atrelado a certo rendimento e o resgata daqui a 20..30 anos, dependendo do tempo estabelecido.

Como fazer a sua?

No caso, vários bancos grandes como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, tem seus próprios planos.Normalmente, costuma ser vantajoso fazer o plano onde já se possui conta corrente, para evitar taxas extras.

Veja alguns cuidados que devem ser observados antes de fazer seu plano:

-Para fazer um depósito mensal no plano de aposentadoria privada, você deve, antes de mais nada, planejar a sua vida financeira, para saber qual o melhor valor para a contribuição. Evite comprometer o seu orçamento.

-Como em qualquer tipo de negócio, é fundamental ler com atenção o contrato do plano de previdência privada. É bem provável que você encontre algo que não entenda, portanto não deixe de questionar a operadora e, se preciso, procure um profissional que entenda do assunto para lhe auxiliar

-É preciso tomar cuidado com taxas de carregamento e administração, pois elas podem acabar comendo a sua rentabilidade. Converse com seu banco ou operadora para tentar diminuir essas taxas.

Prós e Contras da Previdência Privada

previdencia cuidados

Reuni argumentos contra e a favor de se fazer a previdência privada. Confira:

Prós

1) O acesso é fácil. Muita gente pensa que contratar um plano de previdência privada é muito caro. No entanto, esse mercado vem se diversificando e oferecendo cada vez mais possibilidades ao consumidor, que pode contratar planos por valores a partir de 30 reais mensais e, assim, ficar tranquilo na hora da aposentadoria.

2) Benefício Fiscal. Quem tem um plano de previdência privada só paga imposto de renda na hora de resgatar a aplicação. No caso de um fundo tradicional de investimento, por exemplo, o desconto do imposto de renda pode chegar a 20% da rentabilidade mensal.

 

Contras

1) Embora possa parecer, ela não é livre de riscos.Embora existam fundos de garantia de até R$250.000 no caso da previdência, não há como impedir instituições e falirem, e pode levar anos caso isso aconteça para que seu dinheiro seja recuperado.

1) Previdência privada é poupança forçada que engessa seu patrimônio tirando sua liberdade de gerir seu próprio dinheiro ao longo do tempo.

2) Previdência privada tem baixíssima rentabilidade graças a cobrança de elevadas taxas de carregamento e taxas administrativas absurdamente altas. Existem planos com taxa administrativa de 3% ao ano e taxa de carregamento de 10% para pequenas aplicações mensais. As perdas são enormes para quem faz pequenos aportes mensais por décadas. Somente grandes fortunas pagam taxas menores. Só que donos de grandes fortunas não precisam de previdência privada.

Conclusão

Pois é caros leitores e leitoras, nunca é tarde para começar a juntar um troco e fazer sua previdência. Afinal, não dá pra confiar somente no governo não é verdade? Embora muita gente seja contra a previdência privada, eu particularmente tenho um plano no Banco do brasil, em uma contribuição pequena que não me faz falta no mês.

É importante pesquisar bastante sobre sua realidade e objetivos para decidir se ela é o melhor no seu caso. Espero ter ajudado nessa tomada de decisão.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Referências: Prestum.com.br , Portal Administradores

Postagens Relacionadas