8 coisas que já me arrependo aos 35 anos

0 votes

Já falei aqui no Guia sobre 27 coisas que as pessoas costumam se arrepender depois de velhas. Mas essa lista aqui é minha, pessoal. Algumas coisas estão listadas nas duas, mas não precisei chegar à terceira idade para me arrepender.

1. Não prestar atenção nas aulas

Hoje considero o conhecimento uma das coisas mais importantes que se pode ter. Como sempre disse o meu pai: “é o seu maior bem e ninguém poderá tirar de você”. Hoje sei o que ele quis dizer. Quantas oportunidades perdidas que eu poderia ter aproveitado para aprender coisas diferentes na escola, quando eu não precisava me preocupar com mais nada a não ser estudar.

1_aulas

2. Não perguntar mais coisas para a minha avó

Minha avó nunca passou da primeira série, mas era inteligente como ninguém. Tinha muitas dicas sobre tudo e sempre tinha milhões de histórias. Me arrependo de não perguntar mais sobre a vida dela, sobre a época, onde ela estava quando acontecimentos históricos ocorreram.

2_avo

3. Não ter continuado a aprender a andar de skate

Eu sei sim andar de skate. Só andar, patinar. Mas a preguiça não me deixou aprender várias manobras que eu poderia ter aprendido enquanto meu corpo ainda aguentava.

3_skate

4. Não ter feito um curso de pintura

O meu eu adolescente achava que era besteira e que era só praticar muito que conseguiria melhorar. Só que com o tempo passando e as responsabilidades surgindo, comecei a ter muito menos tempo para me dedicar às artes.

4_pintura

5. Não ter continuado a fazer dança

Era algo que me alegrava ao mesmo tempo que me deixava em forma. Infelizmente resolvi abandonar por pura preguiça, e hoje me arrependo um pouco e não tenho ânimo para voltar.

5_danca

6. Ter feito uma tatuagem tão cedo

Como eu era muito nova, não tinha noção de como cuidar de uma tatuagem e minhas escolha de desenho foi uma bem duvidosa. O que eu achava cool na época hoje em dia é apenas feio.

6_tatuagem

7. Ter dado muito valor a quem não merecia

Por essa todo mundo já passou uma vez ou outra na vida. Gastar energia com pessoas que não valem a pena é a pior coisa que podemos fazer em nossas vidas.

7_chorando

8. Deveria ter dado mais valor a quem merecia

Tratar as pessoas de forma ruim só porque você não está de bom humor não é uma justificativa válida. Deveria ter sido educada e simpática por mais vezes, mesmo de mau humor, e tratado melhor quem só queria o meu bem.

8_nao-dar-valor

É basicamente isso. Porém tenho consciência, é claro, de que se alterasse todos esses detalhes, eu não seria eu hoje. Talvez tivesse aprendido menos lições, talvez não tivesse conhecido uma ou outra pessoa, mas talvez não. Talvez tivesse conhecido pessoas ótimas. Nunca se sabe.

O que importa é que nada disso poderia ser diferente. Apesar dos arrependimentos, eu gosto da minha vida como é hoje. Portanto, mesmo que hajam arrependimentos, faria (quase) tudo igual novamente se o resultado fosse exatamente esse.

Acho que a lição que fica é: temos que tentar fazer tudo da melhor forma possível. Mas se você já não fez, não adianta ficar se arrependendo agora. Bola pra frente!

E você, leitor? Se arrepende do quê? Compartilhe com a gente nos comentários!

Postagens Relacionadas