Teste vocacional: descubra se você está no caminho certo!

0 votes

Veja como funcionam os testes vocacionais, e se você solteiro(a) está realmente na sua área com mais afinidade.

 Quem mora sozinho para estudar, ou mesmo quem ainda mora com os pais, vez por outra se pergunta se está na profissão certa, no emprego certo ou estudando realmente para algo em que será feliz no futuro. E é comum hoje em dia que as pessoas troquem de curso no meio do caminho, para ir em outras áreas das quais se acha melhor, ou que mesmo tem paixão por ela. Pensando nessas pessoas, resolvi falar nesse texto de hoje sobre o teste vocacional, algo que pouca gente conhece ou já fez e pode ajudar bastante na sua vida não só profissional como pessoal. Acompanhe comigo.

O que é o teste vocacional?

teste vocacional
Quem nunca se sentiu assim ao escolher a própria profissão?

Indo direto ao assunto, o teste vocacional é um tipo de avaliação de personalidade que tem por objetivo identificar e quantificar a presença de determinadas características psicológicas e de personalidade em uma determinada pessoa. No caso do teste vocacional, também chamado de orientação profissional, as características a serem percebidas estão vinculadas ao perfil profissional que uma determinada pessoa apresenta e em qual perfil profissional e carreira ela tenderá a se identificar.

Público-alvo

Embora normalmente seja direcionado a adolescentes e jovens que esta indo prestar vestibular, é fato que muita gente que já está no mercado de trabalho pode se beneficiar dos seus resultados, inclusive se surpreendendo com eles.

Teste vocacional Gratuito Online

Existem vários testes por aí, vou recomendar os 3 mais famosos:

Mundo Vestibular – o teste do mundo vestibular(site de renome na área) é um dos mais famosos e que pode dar bem certo para lhe ajudar. Clique e confira

Giro de Profissões – o renomado site de carreira também tem um excelente teste. Ele é altamente abrangente com 41 perguntas de diferentes tipos, todas de múltipla escolha.para fazer é simples, basta clicar aqui.

Colégio Eduvale – embora não tão conhecido, tem um excelente e demorado teste. Clique aqui para fazer.

Importante

Tenha em mente que dificilmente um teste vocacional indicará algo que não tenha nada a ver com você. Isso acontece porque as respostas que você dá às questões são bastante objetivas, apontando claramente para uma profissão relacionada à pergunta.Porém, é possível que o resultado não corresponda àquilo que você objetiva para o futuro, como expectativas financeiras e sonhos. Nesse caso, cabe a você escolher o que deseja.

Essas situações podem contar com auxílio psicológico de um profissional especializado para orientação vocacional. Eles também costumam aplicar o teste, mas de modo mais introspectivo, investigando particularidades do paciente, que vão além da simples análise de aptidão ou talentos.

Conclusão

Bom, espero que tenham gostado galera. É bom deixar claro que o teste vocacional é somente uma orientação, um “norte”para quem está perdido. Ninguém deve jogar tudo pro alto baseado somente no resultado dele ok? Mas claro que ele pode ser um indicativo, se você ja pensa que pode estar na área errada. O ideal é procurar um conselheiro vocacional ou até mesmo um psicólogo.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Referências: Familia.com.br

Postagens Relacionadas