Tragédia em Minas: veja como ajudar!

0 votes

O rompimento de barragens na Região de Minas Gerais deixou vários mortos e milhares de pessoas desabrigadas e sem água. Confira aqui como você pode ajudar nessa hora difícil!

A tragédia recente em Minas Gerais, tem sido convenientemente ignorada por muitos veículos de comunicação, mas é importante que essa população não seja esquecida, pois precisa cada vez mais de toda a ajuda possível.

Caso você ainda não tenha entendido tudo que está ocorrendo, vamos explicar resumidamente, e também mostrar como você pode ajudar aí mesmo da sua casa.

O que ocorreu em Minas?

Tragedia mariana - minas
Barragens na Região de Minas Gerais

rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, ambas no subdistrito de Bento Rodrigues, que faz parte do município de Mariana, Minas Gerais, e que eram controladas pela Samarco Mineração S.A.(um empreendimento conjunto entre a Vale S.A. e a BHP Billiton), ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015.

As barragens foram construídas para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirado de extensas minas na região. É considerado o maior desastre ambiental da história de Minas Gerais.

Em 5 de novembro, os rejeitos de minério de ferro chegaram ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo que utilizam o seu leito para abastecimento da população.Ambientalistas consideraram que os rejeitos só começarão a ser eliminados do mar em 100 anos, no mínimo.

Mortos e desabrigados

Alguns corpos já foram identificados por amigos e familiares, e ao menos 20 pessoas ainda estão desaparecidas. As perdas financeiras e humanas no local já indica que serão as piores da história da empresa. Teve modificações nos padrões de qualidade da água (turbidez, sólidos em suspensão e teor de ferro). Devido ao acumulo de lama, já se espera um grande número de animais mortos.

Morte do Rio doce

Após análise feita um por um laboratório após o desaste, foi constatado que a água do rio conteúdo partículas de metais pesados. Ex.: ferro, chumbo, bário, alumínio, boro, mercúrio e boro. Um absurdo!

lama rio doce

Segundo os biólogos do Ibama, as lagoas existentes também podem morrer, pois além das partículas pesadas, a lama trouxe consigo, muito lixo, esgoto, pesticidas, entre outras substâncias tóxicas.

Inquérito sobre responsabilidades

Segundo informações, o inquérito aberto em que o Ministério Público de Minas Gerais investiga a tragédia do rompimento das barragens em Mariana, buscando apontar os culpados deve terminar em 30 dias.

lama minas

Como ajudar a região?

Tem diversas cidades arrecadando doações, principalmente de água para as regiões mais prejudicadas. A necessidade maior é de água e alimentos que não são perecíveis de qualquer tipo.

Ferramenta Help

Coma Ferramenta do site Help, você fica sabendo os postos de arrecadação mais próximos de sua casa, além de ficar informado à respeito de tudo que vendo realizado em prol das pessoas que viviam no local atingido.

http://riodoce.help

Ajudando Pela internet 

Quer ajudar sem precisar sair de casa? Utilizando o crowdfunding criado no site juntos.com.vc, é possível arrecadar recursos para as pessoas atingidas. Para colaborar, basta entrar no site e fazer a sua doação, com valores iniciando a partir de R$ 20,00 reais.

Os dados são:

Banco: Banco do Brasil
Agência: 2279-9
Conta Corrente: 10000-5
CNPJ: 18295303/0001-44

O telefone de contato da prefeitura é o (31) 3557-9000.

Bom pessoal, contamos com a participação de vocês nessa hora difícil ok?

Se você sabe de mais algum modo e ajudar as vítimas dessa tragédia, fale aqui nos comentários que vamos atualizando o artigo!

Fonte: Exame

Postagens Relacionadas