Dicas para administrar o décimo terceiro

1 vote

Bom, já é Natal na Leader e semana que vem já é dezembro. Um mês bastante esperado pelas festividades de final de ano, os jantares (repletos de uva passas) e as trocas de presentes. Mas o que é mais esperado nesse último mês do ano é: o décimo terceiro salário.

giphy


Sim, você passa o ano inteiro trabalhando e esperando a chegada desse momento, onde as lágrimas que caem no contracheque são de alegria e não de tristeza. O décimo terceiro salário é um benefício  legal e um direito de todos os trabalhadores regularizados e é pago no último mês do ano (salvo em alguns casos em que é pago no mês de aniversário do funcionário). Mas ok, o décimo terceiro está prestes a cair na sua conta e você se pergunta o que fazer com essa grana extra que vai entrar no seu bolso.

beyonce

Por isso, o Guia dos Solteiros resolveu dar algumas dicas de como você pode usar o seu décimo terceiro salário. Claro que cada um gasta como quer, mas se você pretende se organizar e administrar esse dinheiro de uma forma legal, vem cá ver nossas sugestões:

 

1- Poupança

porquinho

Bom, muitas pessoas não fazem compromisso com o décimo terceiro. Então, nesse caso a melhor opção é guardar na poupança. Não vá no impulso e gaste com algo desnecessário. Se ainda não sabe o que fazer, deixe ele guardadinho e com um rendimento para depois você usar.

 

2- Férias

cachorro

Essa dica é muito boa (experiência própria). O décimo terceiro pode ser uma ótima oportunidade de fazer aquelas férias saírem apenas do planejamento. Com essa grana, você pode se programar melhor e usar o dinheiro para uma viagem, mesmo que não seja no fim de ano.

 

3- Reforma

reforma

Sabe aquela pintura que tá faltando na casa? Aquele sofá que precisa trocar? Ou aquela TV maior que você está querendo faz um tempão? Com o décimo terceiro você pode. Já que é uma renda extra no seu orçamento, você pode gastar com algumas despesas extras e que muitas vezes não cabem no seu planejamento financeiro mensal.

 

4- Dívidas

dividas

Essa também é uma dica de ouro. Algumas pessoas acabam contraindo dívidas durante o ano e se enrolando financeiramente. Por isso, o décimo terceiro pode ser uma saída eficiente. Que tal usar a grana para acertar o cartão de crédito ou aquela conta atrasada? Em vez de gastar comprando mais coisas (e talvez fazendo masi dívidas), você pode quitar as suas pendências.

 

5- Presentes

gato

Vamos confessar, presentear é tão legal quanto ganhar presentes. E com o décimo terceiro você pode surpreender e agradar pessoas especiais, como a sua família, por exemplo. É muito legal separar um pouquinho desse dinheiro para reconhecer e agradecer quem é legal com você o ano inteiro.

 

E aí, já está empolgado? Então conta pra gente aqui nos comentários como você pretende usar o seu décimo terceiro e, se tiver alguma dica, compartilha também!

final

Postagens Relacionadas