Receita de Natal: frango assado com farofa.

0 votes

Entãããão é Nataaaaaaal, e o que você fez? Fez merda? Fez. Fez papel de trouxa? Bastante. Fez Frango assado com farofa? Se não fez, vai fazer para a noite do dia 24 (leia: fintchy quatro) de dezembro.

Ceia natalina é uma tradição milenar e os pratos também se repetem todos os anos, assim como a velha pergunta das “namoradinhas e namoradinhos”. E a gente sabe que você fica de saco cheio durante o amigo secreto (aliás, veja dicas de presente aqui), pois na verdade o que realmente te interessa naquela noite de jantar em família é justamente o jantar. Então este post é para você, afinal, ele é sobre comida.

01

Vamos combinar que ceia de Natal não é ceia de Natal se não tiver franguinho com farofa. Exatamente, aquele frango assado recheado que não pode faltar. Mas aí você pensa: noooosssaa, deve ser muito difícil fazer esse prato repleto de magia, sabor e espírito natalino. Então o Guia dos Solteiros tem uma boa notícia: não é não. É bem fácil, rapidinho e gostosinho. Cola aqui neste post e vem descobrir como fazer pra você pagar de Masterchef na cara da sociedade familiar:

 

Ingredientes:

1 frango inteiro (o tamanho geralmente é bem parecido, mas escolha um médio se ficar na dúvida).

8 dentes de alho (pode usar aquele tempero de alho, sal e cebolinha amassados também)

1 limão grande

1 laranja

3 colheres de azeite

2 colheres de sopa de maionese

2 colheres de sopa de manteiga

2 xícaras de farinha de mandioca (use aquela amarelinha pra ficar mais bonita)

Legumes para assar junto do frango (ex: batata e cenoura)

 

Temperinhos maneiros para incrementar o frango, caso você goste (dicas do cheff que lhes escreve):

  • curry
  • manjericão (vai bem em tudo, fica a dica)
  • pimenta calabresa ou pimenta do reino moída
  • vinho branco (regue o frango com um pouquinho, dá um gostinho especial)

 

Modo de preparo:

Como dissemos ali em cima, não é difícil de fazer. Para ficar ainda mais fácil, dividimos o modo de preparo do frango e o da farofa, pra não ter erro.

 

Frango:

02

Vamos ao primeiro passo, que na verdade é uma dica. Se você tiver tempo, tempere o frango na noite anterior e deixe ele dormir no tempero, dentro da geladeira. Se não der, tempere mais ou menos 1h antes de levar ao forno.

Lave o frango e retire aqueles miolos que ficam lá dentro. Sim, você vai tirar pelo buraco que já vem nele, o natural.

Depois disso, coloque o frango em uma vasilha para temperar. Esprema o limão, regue com o vinho branco e jogue metade do alho, curry, pimenta e manjericão. Deixe descansar no tempero por 1h.

 

Farofa:

farofa

Em uma panela, jogue um pouquinho de azeite (só um filetinho), a manteiga e o alho. Deixe dourar bem por uns 3 minutos e depois jogue a farinha de mandioca. Viu como é rápido?

 

Montagem do Frango:

Coloque o frango temperado em uma assadeira e com a ajuda de uma colher, vá colocando a farofa dentro dele para rechear. Depois esprema a laranja e jogue o suco por cima do frango. Regue também com o azeite e por fim, passe a maionese em cima do frango. Coloque os legumes na assadeira. Leve ao forno pré-aquecido (uns 10 minutos) a 180 graus e deixe assar por cerca de 1h.

 

capa

Já tá com água na boca? Então faz essa receita aí e conta pra gente como ficou depois, viu?

 

Postagens Relacionadas