Panela de Teflon: como escolher, cuidar e comprar?

0 votes

Suas frituras vivem grudando nas panelas ? Você sofre e perde horas pra lavar? Compre uma panela de teflon e acabe com isso!

No nosso dia a dia, procuramos cada vez mais praticidade. E quando falamos em lavar vasilhas ou arrumar a cozinha, queremos sempre gastar o menor tempo possível.Ninguém gosta de ficar lutando na pia contra panelas grudadas e queimadas de fritura. E uma solução para acabar com esse problema, é o uso de panelas de teflon. No artigo de hoje, vamos explicar o que elas são, como utilizar  e até onde comprar mais barato. Acompanhe com a gente.

O que é uma panela de teflon?

Indo direto ao ponto, o Teflon é o nome popular do polímero Politetrafluoretileno (PTFE), um plástico bastante resistente empregado para revestir utensílios domésticos, como panelas e frigideiras. Foi descoberto em 1938 pelo químico Roy Plunkett enquanto fazia experimentos com gás tetrafluoretileno. Roy notou o aparecimento de um pó branco no cilindro que continha o gás, pesquisas posteriores mostraram que se tratava de um polímero formado por cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 átomos de flúor.

O Teflon começou a ser testado e exibiu os seguintes aspectos:

  • Não se dissolvia em solventes;
  • Não sofria ataque por ácido corrosivo a quente;
  • Suportava altas temperaturas (500°C) sem sofrer danos;
  • Possuía aspecto escorregadio.

Com as panelas de teflon os alimentos podem ser dourados com pouco ou nenhum óleo e depois para lavá-las é super fácil, sem nenhum esforço. Elas são práticas e perfeitas para a correria diária.

Onde comprar panela de teflon?

As vantagens das panelas de teflon são inúmeras, mas a mais importante delas é a praticidade na hora de lavar, poder cozinhar usando menos óleo e quando bem conservadas são muito resistentes, quando são de marcas de boa qualidade.

 

Cuidados no uso

Algumas dicas para usar bem e fazer com que suas panelas durem mais:

panela de teflon

– Evite esquentar demais o utensílio vazio.Use sua panela sempre em fogo baixo ou médio para reter o valor nutritivo dos alimentos e conservar o antiaderente.

– Nunca corte alimentos diretamente no revestimento antiaderente.

– Os utensílios com antiaderente não podem ser aquecidos a temperaturas superiores a 350ºC.Para mexer ou tirar o alimento, use somente utensílios de nylon, silicone ou madeira que não cortam e não riscam.

– Não usar de jeito nenhum: esponja de aço. Ela vai acabar com a sua panela no primeiro uso porque são abrasivas. As opções corretas são aquelas fabricadas especialmente para as panelas de teflon ou as esponjas macias, sem nenhuma parte áspera. Até porque qualquer coisa que grude na sua panela, o que é pouco provável, mas se acontecer. Basta alguns minutos de molho na água e fica fácil de limpar.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam comprar e usar sua panela com sucesso, ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Imagem destacada: scientificamerican

Postagens Relacionadas