Vale a pena fazer concurso público?

0 votes

Um dos maiores desafios para as pessoas que passam a viver sozinhas e precisam arcar com suas contas e dívidas, é o que fazer para se manter diante da nova realidade. Muitas pessoas, diante disso, optam por ingressar no mundo dos concursos públicos para desenvolver carreira nessa aérea, visto que isso trará mais estabilidade para a vida.

Algumas pessoas, no entanto, não aprovam a carreira, com justificativas de que você acabará ficando preso nisso para sempre, sem ter a chance de se desenvolver e ter mais crescimento em outras áreas. Entretanto, é preciso entender quais são as vantagens que os concursos públicos podem trazer para a vida e também, é claro, as desvantagens.

Em um primeiro momento, tudo que você precisa para conseguir passar por esse processo sem gastar muito é baixar na web apostilas grátis que ajudarão em seus estudos. Elas podem trazer um conteúdo mais completo para que você consiga se dar bem nos concursos públicos.

Vantagens de um cargo público

Estabilidade no emprego

Primeiramente, os funcionários públicos ficam cerca de 3 anos no que é chamado de ‘estágio probatório’. Nesse período eles são avaliados pela sua atuação, antes que de fato consigam ganhar uma maior estabilidade no emprego. Após este período, o funcionário passa ser efetivo. Devido a isso, o ele passará a ter uma maior segurança em sua vida, garantindo um melhor planejamento da vida.

Portanto, é possível considerar que serão adquiridas algumas vantagens quanto a sua vida financeira. Com isso você poderá fazer planos mais a longo prazo, garantindo também uma maior estabilidade emocional. Logo, tudo isso traz tranquilidade mesmo perante crises econômicas que possam vir a acontecer.

Após passar pelo período probatório e se tornar um funcionário efetivado, você não poderá mais ser mandado embora de seu cargo. Exceto levando-se em consideração alguns fatores, como em caso de crimes cometidos e também ao ser pego cometendo irregularidades graves.

Horário de trabalho menor

Trabalhando menos tempo
Horário reduzido (fonte: sciencemag)

Um ponto favorável para as pessoas que desejam uma carreira como funcionário público, é o fato de que os efetivos nesses cargos possuem uma menor jornada de trabalho comparada com as pessoas que estão empregadas no setor privado.

Para a maioria dos cargos públicos, o padrão é que os funcionários trabalhem por cerca de 6 horas diárias. Entretanto, alguns cargos podem contar com 8 horas diárias. Porém, mesmo nesses casos, não existem horas extras ou pedidos feitos pelo chefe para que o funcionário fique mais tempo no trabalho.

Os salários são acima da média

Salário maior
Melhores salários (fonte: news.mobilemoney)

Algo que pode ser levado em consideração para os interessados em realizar concursos públicos é o salário. Ao compara-los com os da iniciativa privada, você perceberá que são mais altos. De acordo com o Portal do Servidor, os salários chegam a ser o dobro dos que são ofertados por empresas privadas para as mesmas funções.

Os funcionários públicos, então, além de bons salários, terão estabilidade garantida. Além disso, eles ainda podem ser favorecidos por outros benefícios cujos rendimentos acabem sendo maiores do que nas empresas privadas. Entretanto, é claro que tudo depende da sua função. Isso garantirá que você consiga vários adicionais que podem ser somados ao seu pagamento.

Alguns dos adicionais que você pode conseguir são:

  1. Retribuição pelo exercício de função de direção, chefia ou assessoramento;
  2. Gratificação adicional por tempo de serviço;
  3. Adicional pela prestação de serviço extraordinário;
  4. Adicional de férias;

Aposentadoria

Aposentadoria
Se aposentando (fonte: forbes)

Entre os benefícios ainda é possível citar os plano de carreira com progressões, que podem ser estipuladas de acordo com o tempo de serviço prestado e também com a sua qualificação acadêmica. Diante disso, o serviço público poderá ser uma garantia de uma trajetória profissional mais previsível.

Assim, os que trabalham na iniciativa privada, ao se aposentarem, não terão o direito de receber acima do teto, ou seja, o valor máximo dos segurados pelo INSS poderão receber mensalmente será algo em torno de R$ 4.390,24 – mesmo com salários superiores a R$8 mil. Já no setor público a lei garante que seja feita uma aposentadoria integral.

Desvantagens de se fazer concurso público

A primeira coisa que pode ser levada como desvantagem quanto aos concurso públicos são justamente os estudos. Por serem muito concorridos, é bastante difícil passar. Em alguns casos, são 80 mil candidatos para apenas 100 vagas.

Para os que estão dispostos a estudar, algo que se faz necessário é um curso preparatório para tal. Esse curso irá te preparar para as pegadinhas que quase sempre constam nas provas, principalmente no quesito de interpretação de texto.

Estagnação no serviço

Estagnação no trabalho
Estagnada no trabalho (fonte: loribachman)

Se para alguns a estabilidade e tranquilidade do trabalho é algo que chama muito a atenção. Porém, algo que pode fazer com que você não se interesse pelo serviço público é a possibilidade de estagnação profissional. Antes de decidir entrar para este tipo de carreira, é preciso avaliar essa desvantagem. Afinal, você pode não crescer na carreira, visto que o serviço público é sempre o mesmo.

Fonte da imagem destacada: atarde.uol

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. O funcionário público está submetido ao mesmo teto do INSS de aposentadoria do funcionário da iniciativa privada. Se quiser receber mais, tanto o funcionário público quanto o privado, deve contribuir mensalmente com um plano de aposentadoria privado.

Os comentários estão fechados.