Memória: 5 dicas para melhorar a sua!

2 votes

Vive esquecendo datas e compromissos? Veja como melhorar sua memória e resolver esse problema!

Uma das funções mais complexas e importantes do cérebro é a memória. A falta dela pode causar esquecimento, dificuldades em realizar algumas tarefas tanto no trabalho quanto na vida social. A falta de memória não atinge somente pessoas mais velhas, muitos jovens também se queixam, mas algumas táticas podem ajudar a melhorar o rendimento.

O processo para memorizar uma coisa começa com a percepção de um estímulo, quando damos mais atenção a ele, o cérebro atribui relevância e então memoriza. Mas nem tudo que vemos é de fato memorizado, apenas o que é realmente importante. Uma boa memorização é resultado de estímulos adequados em contato com uma pessoa que vai ajudar a fixá-lo. Veja a seguir 5 dicas para melhorar a sua memória:

1 – Faça uma coisa de cada vez

Memória- 5 dicas para melhorar a sua

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é um grande erro, porque ao pensar em diversos assuntos e resolver vários problemas você pode deixar passar muitos dados importantes. O ideal é identificar as propriedades de cada problema e se desligar de todas as outras atividades para poder resolvê-lo.

Dessa forma você treinará o seu cérebro e a falta de memória irá diminuir ao longo do tempo.

2 – Evite álcool e drogas

O álcool é um dos principais causadores do esquecimento: quando você passa do ponto já não lembra mais de nada, muitas vezes nem do próprio nome. Quando ingerido por longo prazo, o álcool pode causar atrofia cerebral e grave esquecimento. Além disso, passe longe do cigarro, ele é causador de isquemias cerebrais que podem gerar muitos problemas cognitivos.

As outras drogas usadas hoje em dia também são em perigo tanto para a saúde em geral quanto para a memória. Prejudicam o cérebro e podem causar doenças graves.A unica restrição são aos estimulantes, como cafeína, opti memory e guaraná em pó. Mas só devem ser utilizados em caso de indicação médica.

3 – Reviva alguns momentos

Lembrar-se de alguns momentos especiais e bons pode ajudar a fixá-lo mais ainda em sua memória. As memórias ligadas a emoções positivas são facilmente fixadas. Não só relembre, viaje para o lugar, visite antigos amigos e principalmente viva feliz. Rever alguns álbuns de fotografia e contar histórias do tempo de criança ou da adolescência também são bons agentes para uma boa memória.

4 – Exercite seu cérebro

memoria-cerebro

Não fique sempre na mesmice, coloque seu cérebro para funcionar e apresente a ele coisas novas. Você pode fazer as mesmas coisas de sempre, mas de um modo diferente. Aprenda sempre coisas novas e cada vez mais, cabe muito mais do que imaginamos em nosso cérebro.

5 – Cuidado com a depressão ou com a ansiedade

A depressão pode provocar mais lentidão ao cérebro e aos seus processos. A ansiedade causa pressão antecipatória em pessoas ansiosas, causando nelas sofrimento e preocupação antes da hora, impedindo que ela viva o momento. Além disso, a ansiedade pode desencadear problemas de concentração e de foco.

Se for necessário, tome remédios para ansiedade e assim que detectar sintomas de depressão vá ao médico para ele lhe passar as melhores recomendações. A falta de memória é um problema que pode se agravar se não for tratada.

Conclusão

Espero que tenham curtido pessoal, e que parem de esquecer as coisas ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Postagens Relacionadas