Como se ajustar ao fuso horário rapidamente e evitar o jet lag

0 votes

Quando nós viajamos para outros países ou até mesmo dentro do próprio Brasil, grande do jeito que é, podemos nos deparar com diferenças de horários. Isso faz com que nosso organismo fique doidinho em relação aos horários que geralmente estamos acostumados a ter em nossa rotina (horários de dormir, comer e até mesmo de ir ao banheiro). Mas como se adaptar de forma rápida à mudança brusca de fuso horário?

Como se ajustar ao fuso horário rapidamente e evitar o jet lag

Enfrentando o temido jet lag

Primeiramente vamos entender o que é jet lag. Você precisa aceitar que no caso de mudanças grandes no fuso horário muito provavelmente você irá sentir os efeitos dele: sono nas horas erradas ou insônia, cansaço, falta de fome nos horários das refeições ou muita fome em horários estranhos. Não é nenhum monstro de 7 cabeças, mas alguns casos são mais fáceis que domar do que outros. Tudo depende de como você irá agir nas primeiras horas e dias no fuso novo.

Isso mesmo, a sua adaptação não depende do seu organismo, depende das suas atitudes. Isso significa basicamente se desapegar do fuso horário do Brasil e viver o seu presente.

Como se ajustar ao fuso horário rapidamente e evitar o jet lag

Como diminuir os efeitos do jet lag antes mesmo da sua chegada no novo fuso

Adaptação antecipada

Nos dias anteriores ao da viagem tente começar a adaptar seu horário para ficar mais próximo ao horário do novo fuso. Ou seja, se você vai viajar para a Califórnia, tente ir dormir o mais tarde possível (a Califórnia tem o horário de entre 4 e 6 horas a menos do que no Brasil, dependendo dos horários de verão brasileiro e americano) e acordar o mais tarde possível (até 6 horas a mais do que você costuma dormir). Não estou dizendo para você dormir como se não houvesse amanhã, apenas dormir o mesmo tanto de horas que você está acostumado(a), mas adiar o horário de dormir. O mesmo vale para as refeições. (Cuidado para não perder o voo!)

Como se ajustar ao fuso horário rapidamente e evitar o jet lag

Como nem sempre é possível fazer isso, vamos à próxima dica:

Adaptação no ar

Para se adaptar em pleno voo para o destino escolhido, faça o seguinte: leve um relógio de pulso e ajuste ele conforme o fuso horário do lugar que você está indo. Fique de olho nas horas e tente dormir no mesmo horário que você está acostumado a dormir. Exemplo: se você dorme às 23h, acompanhe o horário do fuso novo e tente ir dormir às 23h do fuso novo.

Como se ajustar ao fuso horário rapidamente e evitar o jet lag

Se adaptando ao jet lag já no novo Bat-Local

Ao chegar no novo fuso já tente ao máximo de adaptar à rotina local. Ou seja, almoce no horário que todos almoçam (mesmo que você não tenha fome), vá dormir no mesmo horário que todas as pessoas. Pode ser difícil quando o sono bate às 19h, mas aguente o máximo possível. Quanto mais você conseguir adaptar seus horários logo no dia de chegada, melhor.

No caso de locais muito distantes (e fusos muuuuito diferentes do nosso) pode ser mais difícil se acostumar logo de cara. Para se adaptar ao fuso do Japão, Austrália ou Nova Zelândia, por exemplo, que são basicamente invertidos com os horários do Brasil (em um lugar é dia e no outro é noite), pode ser bem complicado. Mas tenha fé e enfrente o jet lag logo de cara, tente se adaptar no menor tempo possível ou você ficará se sentindo um lixo durante toda a viagem.

Está com dificuldades de ir dormir cedo? Pratique exercícios: muitas cidades pelo mundo têm praças e parques lindíssimos e ótimos para a prática de exercícios.

Como se ajustar ao fuso horário rapidamente e evitar o jet lag

Uma outra dica é largar o celular um pouco: não fique conversando com a família e amigos por duas horas seguidas antes de dormir. Dê notícias e vá dormir, afinal seu corpo precisa se adaptar àquela realidade.

Postagens Relacionadas

Um comentário

  1. Todas as dicas funcionam mesmo. Eu também recomendo tomarem melatonina, um hormônio que produzimos para gerar sono na medida que o sol baixa. Porém como estamos sempre ligados nos celulares, laptops e TV e estimulamos pelas próprias m viagens, isso não ocorre da forma que deveria. Uma pílula com 3mg é suficiente para você estimular de forma natural seu sono… tome e deite no maximo 15 mins depois.. ajuda muito e não eh químico! Uso direto nas viagens ao exterior a trabalho e turismo. Atualmente em Bali (11h de Brasília). Em 3 dias adaptado…

Os comentários estão fechados.