Como funciona o Novo Pronatec? Aprenda agora!

0 votes

Vai morar sozinho(a)  precisa trabalhar e estudar pra pagar as despesas? Conheça tudo sobre o novo Pronatec!

No mundo atual, as pessoas estão se lançando no mercado de trabalho cada vez mais jovens. Se antes a faculdade era o único caminho para o sucesso, hoje temos os cursos técnicos formando cada vez mais pessoas. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o novo Pronatec, que vai ajudar quem precisa estudar e também trabalhar para sobreviver. Acompanhe com a gente!

O que é o programa Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi remodelado para a partir de 2016 passar a incluir a possibilidade de se realizar o ensino básico junto ao ensino profissionalizante. Antes, o ensino básico deveria estar concluído para que se pudesse participar do Pronatec, seja pelo sistema regular de ensino ou pelo EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Dessa forma, pretende-se expandir o ensino técnico possibilitado pelo Pronatec para aproximadamente 2 milhões de alunos nesse ano.

O Pronatec viabiliza cursos técnicos e ensino profissional para adolescentes, trabalhadores e jovens de baixa renda, possibilitando assim a melhoria da vida do participante.

Como funciona o Novo Pronatec? Aprenda agora!

O processo de escolha dos beneficiários dos cursos oferecidos é realizado após um período de inscrição aberto ao público. Com base em critérios que consideram fatores como idade, condição social e econômica, os beneficiários das bolsas são escolhidos e divulgados pelo programa.

Os cursos são ofertados nas diversas escolas técnicas espalhadas pelo país, e a duração média deles é de 2 anos. As instituições participantes do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sebrae, Sesc etc.) também ofertam cursos para o programa de modo a ampliar as possibilidades e opções dos estudantes.

Para aqueles que não conseguirem uma vaga nos cursos gratuitos, há ainda a implementação de linhas de financiamento e crédito estudantil, de modo a financiar a realização de cursos técnicos em escolas particulares. Organizações que queiram investir em seus colaborados por meio do pagamento de cursos técnicos para eles, também poderão ter acesso a uma dessas linhas de crédito.

O Pronatec foi criado para dar suporte ao crescimento econômico vivenciado pelo país ao final da década passada. Junto ao Prouni, tornou-se uma das principais ferramentas de acesso ao ensino gratuito oferecidas pelo governo federal.

Como me inscrevo no Novo Pronatec?

Como funciona o Novo Pronatec? Aprenda agora!

Para se inscrever no programa e concorrer a uma das vagas, é necessário ficar de olho nas informações divulgadas pela secretaria de ensino do estado onde reside, institutos federais, escolas do sistema de ensino público estadual ou empresas do sistema S. Isso porque as datas e condições de inscrição ainda não foram divulgadas para esse ano. Geralmente os processos seletivos ocorrem duas vezes por ano, uma em cada começo de semestre.

Os cursos disponibilizados são amplos e diversificados, entre eles destacam-se os de técnico em:

– Mecânica;

– Moda;

– Eletroeletrônica;

– Eletrônica;

– Programação;

– Multimídia;

– Gestão;

– Segurança do trabalho entre outros.

Há ainda a modalidade Pronatec Jovem Aprendiz, onde empresas realizam parceria junto ao governo para aceitarem jovens aprendizes provenientes do programa em seu quadro de colaboradores. Dessa forma, esses jovens já podem começar a se inserir no mercado de trabalho, especialmente no campo onde estão desenvolvendo os seus estudos técnicos profissionalizantes.

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que tenham curtido as dicas. Sabemos que morar sozinho para quem está trabalhando e estudando é algo complicado mas esperamos que as dicas tenham sido úteis.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários! Até a próxima!

Postagens Relacionadas

Um comentário

  1. Cursei por mais de 1 ano, recebi o diploma e não consegui emprego. Não sei se é porque o conteúdo foi básico ou porque esse projeto não tem força no mercado.
    O que aprendi no curso, eu poderia aprender sozinho pela internet. O fato é que não gostei e nada mudou na minha vida. Continuo procurando emprego ativamente.

Os comentários estão fechados.