Quanto tempo duram as comidas na geladeira?

0 votes

Muitas vezes acabamos comprando alimentos que estragaram na geladeira sem que pudéssemos aproveitá-los. Mas como saber qual a duração deles na geladeira e como fazer para que durem mais? Vem com a gente que a gente te ensina!

Quanto tempo duram as comidas na geladeira?

Tenho certeza que você se identificou com o quadrinho acima. Mas não se preocupe, a partir de agora vamos ensinar como aumentar o tempo de duração das comidas na geladeira:

1. Mantenha sua geladeira organizada

Com uma geladeira organizada fica mais fácil lembrar de consumir os alimentos. Além disso, manter a geladeira limpa evita com que as comidas estraguem mais rápido do que deveriam.

Confira aqui nossas dicas incríveis de como organizar sua geladeira (a dica número 3 é ótima, de verdade)! Além disso, assim você evita com que a sua geladeira fique com um cheiro ruim.

Comida organizada na geladeira
Alimentos organizados na geladeira (Fonte: medikforum)

2. Duração de folhas

Agrião e couve: duram mais tempo. Lave, seque muito bem (de preferência com secador de salada, ou espere secar naturalmente). Coloque um papel toalha no fundo do tupperware antes de colocar as folhas. Dura aproximadamente uma semana.

Rúcula e alface: duram menos. Compre pra fazer um jantar para os amigos no mesmo dia ou no dia seguinte. Aquelas já lavadas que vêm em saquinho duram mais, mas são bem mais caras. Porém você pode tentar a mesma técnica ensinada para consertar agrião e couve: lave, espere secar, guarde no tupperware com papel toalha.

3. Legumes e frutas: quanto tempo duram?

Beterraba, batata, abóbora (inteira, pedaços mofam rápido), repolho, cenoura, rabanete: duram bastante.

Tomate: uns quatro dias, mas dá pra fazer molho com ele mesmo quando ele está meio velho: é só amassar.

Abobrinha e berinjela: ficam moles logo, então compre somente quando for utilizar logo.

Goiaba: depende, mas uma goiaba meio verde costuma durar aproximadamente uma semana e meia na geladeira. Se já estiver madura é melhor comer logo.

Uva e ameixa: até que duram bastante, dependendo até umas duas semanas. Porém se estiverem molhadas pode acontecer o que aconteceu comigo e acabarem mofando. Por isso se certifique que estão sequinhas antes de guardar na geladeira.

Melancia e morango: consumir rápido, pois estragam com facilidade. Uma dica caso estejam muito maduros e você não consiga comer tudo logo é fazer suco. Outra sugestão é congelar e usar como polpa de frutas naturais para sucos futuros: é só pegar aqueles cubinhos de gelo de suco da fruta e bater num liquidificador. Delicioso e prático.

Banana: o ideal não é guardar banana na geladeira, pois ao amadurecer a casca da banana solta gases que fazem amadurecer e estragar tudo o que estiver por perto. Portanto as coloque em uma fruteira, passe um saco plástico em volta dos talos dela (de onde os gases são emitidos) e pronto. Elas irão amadurecer mais devagar.

Comidas no pote
Legumes e frutas no pote (Fonte: almanaquesos)

4. Outros alimentos

Agora você vai aprender quanto tempo dura feijão na geladeira, entre outras comidas como arroz, carnes prontas (já feitas) a duração é indeterminada, mas podem durar até uma semana, aproximadamente. A regra geral é abrir o pote e cheirar. Se está com cheiro de bom, provavelmente está bom. Mas se você está muito na dúvida talvez seja melhor não arriscar.

Comidas que levam ovo e camarão não devem ficar muito tempo na geladeira, pois estragam rápido. Por isso tome muito cuidado com aquela maionese caseira, ou você poderá ir parar no hospital!

5. Dicas gerais

Tente mesclar semanalmente os legumes, frutas e vegetais, assim você não enjoa e consegue manter uma alimentação saudável e de qualidade, sem desperdícios.

Além disso evite fazer compras do mês. Veja aqui nossas dicas completas sobre como fazer compras no supermercado quando você é solteiro e/ou mora sozinho:

6. Se sobrou, congele

Algumas coisas podem ser congeladas como, por exemplo, temperos: use uma forma de gelo e distribua as folhas dos temperos que você quer congelar. Em seguida complete os quadradinhos da forma de gelo com azeite. E pronto! Quando quiser cozinhar é só pegar os gelinhos de tempero já prontos!

Temperos congelados
Cubos de temperos congelados (Fonte: thekitchn)

Agora você já sabe como manter sua geladeira organizada, com isso aproveitando melhor os alimentos para que evitem de estragar com facilidade. Espero que tenham gostado! Aproveite e veja outros posts abaixo.

Dicas: minhas e da Tuira Orlandi.

Postagens Relacionadas