Alugar apartamento: dicas e precauções

0 votes

Vai alugar um apartamento e não sabe os cuidados que você deve tomar ao procurar seu novo lar? Veja aqui nossas dicas e faça uma boa escolha!

Alugar apartamento: dicas e preucauções

Espaço

Cada pessoa tem uma necessidade de espaço diferente. Leve em consideração a quantidade de pessoas que vão morar com você, ou se você vai morar sozinho. Se vai morar sozinho, cozinha muito para os amigos? Cozinha pouco, quase nada? Qual o tamanho necessário de cozinha?

Faça escolhas racionais: se você não precisa de uma cozinha grande, opte por uma menor. Quanto menos espaço, menor a quantidade de chão que você precisa limpar.

Porém, se você for montar uma república, considere que talvez vocês precisem de uma geladeira grande e que talvez todos os moradores precisem usar a cozinha ao mesmo tempo.

Localização e barulho

Confira se o apartamento ou casa é bem localizado(a): veja se há opções de comida por perto, padarias, farmácias, supermercados, restaurantes, pronto-socorro.

Alugar apartamento: dicas e preucauções

Se você bebe pode achar que um bar na frente de casa é uma ótima ideia, mas pense duas vezes. Nem sempre você estará em ritmo de festa (ou até mesmo querendo ficar acordado), e os horários dos bares (e os bêbados) costumam perdurar por muitas e muitas horas. Além dos bares, evite morar próximo de escolas ou igrejas muito barulhentas, estações de trem, corpos de bombeiros, hospitais e estações policiais (você irá ouvir muitas sirenes), aeroportos e também avenidas grandes que geralmente são muito movimentadas durante a madrugada.

Sol, janelas e varanda

Uma boa ideia, caso a cidade escolhida seja quente na maior parte do ano, é visitar o apartamento à tarde, assim você consegue ter uma ideia se o apartamento fica muito quente durante o dia e se bate sol da tarde. O ideal é que o apartamento receba a luz do sol da manhã, que é mais fraca mas que ainda assim ajuda a combater o mofo dentro de casa (principalmente em cidades mais úmidas).

Alugar apartamento: dicas e preucauções

Prefira apartamentos com janelas mais amplas, para ajudar na ventilação do ambiente. Lembre-se também de que provavelmente será necessário adquirir uma cortina para que você tenha mais privacidade, principalmente se o apartamento for de frente para outro prédio.

Sobre a varanda, lembre-se que nem sempre ela é necessária, principalmente ao morar sozinho(a). É mais um cômodo para limpar, e como fica exposta 24h por dia (exceto pelos apartamentos com varanda fechada), é certo que você precisará limpar com bastante frequência para poder utilizá-la.

Tubulação, paredes e vasos sanitários

Ao checar o apartamento, verifique a situação dos canos e das paredes. Veja se há marcas de infiltração, abra as torneiras, dê descarga nos vasos sanitários. É importante que tudo esteja funcionando bem, e se não estiver, essa é a hora de exigir consertos para a imobiliária.

Animais de estimação

Se você tem animais de estimação, confira se é permitido trazê-los para morar nesse apartamento e se o ambiente é adequado para eles. Se tem gatos, confira se é possível telar as janelas (super importante!), e se tem cachorros, confira se há alguma restrição de raças e tamanhos.

Alugar apartamento: dicas e preucauções

Entretenimento no condomínio

Áreas de lazer são legais, mas geralmente não são de uso diário. Por isso, por mais que você esteja empolgado(a) com uma piscina maravilhosa, churrasqueira e salão de festas, lembre-se de que essas coisas não são essenciais para viver. Um chuveiro funcionando, por exemplo, é muito mais importante que uma sala de TV no condomínio, por exemplo. Por isso deixe para levar em consideração a área de lazer como última prioridade em sua escolha de apartamento.

Valores e contratos

Leia todos os itens do contrato de aluguel com calma, inclusive as letrinhas pequenas. Faça perguntas, se tiver, e só assine ao ter certeza de que entendeu tudo. Também confira todos os valores necessários para viver no condomínio.

Alguns exemplos:

  • Você irá pagar por internet ou o valor do aluguel inclui?
  • O valor do aluguel é barato, mas quanto é o condomínio?
  • Você irá pagar alguma taxa extra?
  • É necessário pagar alguma taxa para utilizar as áreas comuns do prédio (salão de festas, por exemplo)?
  • Quantos espaços disponíveis na garagem? É necessário pagar extra pela garagem?

Pergunte tudo o que quiser

Lembre-se: essa é a hora de questionar tudo para quem está te mostrando o apartamento, então não fique com vergonha e faça todas as perguntas necessárias para ter certeza de sua escolha!


Quer mais dicas? Nós temos um artigo aqui no Guia sobre como escolher bem na hora de comprar seu primeiro apartamento. Muitas dessas dicas valem também para a hora de escolher um apartamento para alugar, então clique aqui e confira o artigo na íntegra!

Postagens Relacionadas

Um comentário

Os comentários estão fechados.