Saiba como reutilizar a água do ar condicionado

0 votes

Já parou para analisar a quantidade de água que você gasta todos os dias? De acordo com Organização das Nações Unidas (ONU) aproximadamente 10 mil litros de água são poluídos para cada mil litros de água próprios para consumo da população.

Ficou impressionado? Esse é apenas um dos dados alarmantes sobre o assunto. A escassez de água acomete várias regiões no Brasil e no mundo. Por isso, economizar água é não só uma solução viável, mas uma obrigação.

Quem tem o tradicional aparelho de ar condicionado Janela em casa, por exemplo, pode aproveitar a água que ele libera durante seu funcionamento para diversas finalidades. Confira algumas ideias ecologicamente corretas:

Seis ideias para reaproveitar a água que sai do aparelho de ar condicionado

Saiba como reutilizar a água do ar condicionado

Limpeza da casa

Quantos litros de água você costuma gastar a cada faxina realizada na sua casa? Claro que esse recurso natural é indispensável na limpeza, mas é possível reduzir um pouco esse consumo.

 

Se você adotar o hábito de utilizar a água do ar condicionado na limpeza cotidiana, ao longo do tempo, você estará poupando bastante e fazendo sua parte para preservar a água do planeta.

Lavar veículos

Se você tem carro, moto e/ou bike em casa, também pode utilizar a água do ar-condicionado na higienização desses veículos.

Descarga do vaso sanitário

Outra forma ecologicamente correta de utilizar a água que sai do ar-condicionado é usá-la em seu vaso sanitário. Utilize um balde para coletar a água que sai do ar condicionado. Após deixar o aparelho ligado a noite inteira, provavelmente o balde estará cheio.

A dica para usar essa água de forma consciente é colocá-la no banheiro. Cada vez que você e sua família utilizarem o vaso sanitário é só despejar o suficiente. Assim você evita, o máximo possível, o uso da descarga.

Essa medida simples é capaz de economizar bastante água. Para se ter uma ideia, cada vez que você aperta o botão da descarga, são consumidos entre 12 e 24 litros de água, caso seja modelo mais antigo). Caso tenha um vaso sanitário com descarga acoplada, o desperdício é menor, mas ainda são seis litros de água utilizados.

Saiba como reutilizar a água do ar condicionado

Regar as plantas

Quem cultiva plantas deve molhá-las regularmente. Mas essa água não precisa ser potável. Por esse motivo, outra dica para utilizar de forma ecologicamente correta a água que sai do ar-condicionado é abastecer o regador para umedecer a terra, flores e folhas.

Usar em hortas verticais

Quem mora em apartamento e tem mini hortas suspensas também pode aproveitar a água do ar-condicionado para molhá-las. Essa prática é recomendada, principalmente, para quem recicla garrafas pet para cultivar temperos, por exemplo, nas paredes de casa.

Deixar no quarto para reduzir o ressecamento do ar

Essa dica é recomendada para quem mora em cidades onde o clima é muito seco, como Brasília. Quando você liga o aparelho de ar condicionado por longos períodos, o ar tenderá a ficar extremamente seco. Isso pode causar desconforto em algumas pessoas alérgicas. Então, a dica é colocar um recipiente com água no cômodo para equilibrar a umidade do ar.

 

Só não deixe água parada pela casa

Gostou das ideias para aproveitar racionalmente a água eliminada pelo ar-condicionado da sua casa ou empresa? É um hábito ecologicamente correto que evita o desperdício. Além disso, evita-se o risco de deixar água parada acumulada. Assim você estará contribuindo para eliminar a criação de focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

Postagens Relacionadas