Como lavar roupa de lã: veja nossas dicas!

0 votes

As roupas de lã estão entre as mais sensíveis, o que gera muitas dúvidas durante o seu processo de lavagem. Aqui você vai conhecer varias dicas para facilitar essa missão e deixar a sua roupa limpinha sem estragá-la.

Como lavar roupa de lã na máquina?

Quando você for lavar roupas de lã em uma máquina, o indicado é colocar as peças do avesso e utilizar água fria com sabão neutro. Se a água não estiver fria a sua roupa poderá mudar de tamanho. A configuração da máquina deve estar no modo delicado, dessa forma as chances de problema com a roupa são bem menores. A melhor opção para secar é um varal, pois a máquina de secar pode provocar problemas na peça. Também evite prendedores.

Como lavar roupa de lã: veja nossas dicas!

Aprenda lavar roupa de lã à mão

Quem vai lavar uma roupa de lã a mão deve separar por cores, para evitar manchas. Depois você deve encher uma bacia com água, ou então um tanque, e colocar o detergente escolhido, então espere o produto dissolver completamente na água. Em seguida coloque as roupas na água e espere por cerca de 15 minutos, depois disso você deve esfregar as peças e na sequencia despejar a água suja. Então coloque as roupas em outro recipiente com água e por fim esprema para deixa-las menos molhadas. Depois pode colocar para secar.

Como lavar roupa de lã: veja nossas dicas!

Como passar as roupas de lã?

Quem for passar roupas de lã não deve fazer contato entre o ferro e a peça, pois isso poderá causar graves danos a ela. O ideal é colocar um pano entre os dois. Quem não tem ferro pode optar por outras opções como o secador de cabelo, utilizado com a roupa pendurada em um cabide, através da máquina de secar roupa, que deve ser ligada por 15 minutos, junto com uma peça molhada. Para desamassar a sua roupa de lã é necessário vapor ou então algo úmido, deixando assim o traje bem liso.

Confira o produto ideal para lavar as roupas de lã

Os detergentes utilizados para lavar as roupas de outros tecidos possuem substâncias fortes, especializadas em tirar manchas, o que os torna não indicados para roupas de lã, pois podem danifica-las, deixando as peças frágeis, podendo ser facilmente rasgadas, além de desbotar as peças. O indicado são os sabões neutros, que não possuem cheiro, e são mais fracos. É interessante sempre ler o rótulo do produto antes de comprar, lá estará indicado se serve para roupa de lã ou não.

Conserve as suas roupas de lã

Quem lava as roupas da maneira indicada está dando um grande passo para que elas durem mais tempo. A conservação também passa pela maneira de secar e passar. Outra dica importante é sobre o modo de guardar. Não é indicado deixá-las em cabides, pois podem esticar com o tempo, o ideal é deixar as peças sempre dobradas. Existem sacos especiais para guardar roupas de lã, que aumentam a sua vida útil. Também é indicado que as roupas sejam guardadas limpas após o inverno.

Postagens Relacionadas

Um comentário

Os comentários estão fechados.