Queimadura de sol: como evitar? como cuidar?

1 vote

A queimadura solar é um problema que afeta a população o ano todo, porém, no verão, de forma mais acentuada, principalmente pela alta incidência de raios ultravioletas (UV) e pelo estilo de vida adotado nesta estação, em que as pessoas fazem mais atividades ao ar livre e consequentemente ficam mais expostas ao sol.

Além de deixarem a pele vermelha e dolorida, essa exposição pode acarretar em diversos outros problemas, sendo inclusive uma das principais causas do câncer de pele.

O que é uma queimadura solar?

Muitas pessoas tem dúvidas acerca desse tipo de queimadura. Em dias nublados é possível ter uma queimadura solar? sim, infelizmente. Os raios ultravioletas do sol (UVA e UVB) ultrapassam as nuvens e são uma luz invisível, ou seja, até mesmo em dias de pouca presença do sol, é possível ter queimaduras.

Filtro solar é uma das maiores prevenções
Filtro solar é uma das maiores prevenções

No grupo de maior risco, estão crianças e pessoas de pele clara, por terem menos melanina na pele e estarem mais expostos a esse tipo de queimadura. Na praia, o risco é ainda maior, pois a intensidade do sol pode aumentar de 20% a 40% em função da reflexão dos raios UV sobre a água e areia.

Sintomas da queimadura solar

Os sintomas da queimadura solar são logo evidentes. A pele ficará vermelha, podendo também causar irritações (ardência e coceira). Em casos mais graves, além de coçar, algumas bolhas se formarão, também seguidas de inchaço. Febre é um sintoma comum, principalmente para quem teve queimaduras no rosto.

Os sintomas aparecem logo após a exposição solar. Para quem passa o dia na praia sem a devida proteção, ainda durante a tarde já é possível notar a pele vermelha. Essa primeira etapa, em que a pele fica vermelha e causa irritação, pode durar até três dias. Após isso, a pele passa por um processo de ressecamento, podendo até mesmo descamar.

Pele pode descamar após alguns dias
Pele pode descamar após alguns dias

Prevenção para queimadura solar

O filtro solar é a principal prevenção contra esse tipo de queimaduras. Sempre busque um fator alto, evite entrar na água após a aplicação (por pelo menos 30 minutos) e renove o filtro pelo menos 3 vezes ao dia. Em crianças e pessoas com a pele muito clara, o cuidado deve ser intensificado.

Além disso, procure não ficar exposto ao sol durante todo o dia. Alterne momentos no sol com locais na sombra, fazendo assim com que a incidência destes raios solares sejam diminuídas.

A aplicação do filtro solar deve ser feita em todas as áreas do corpo que fiquem expostas ao sol, desde os pés até a face. O recomendável é utilizar fatores altos em todas as partes do corpo, porém algumas pessoas ignoram essa indicação em busca do “bronzeado perfeito”. Muito cuidado com os bronzeadores e com os fatores baixos. Para adquirir a famosa “corzinha do verão”, o mais indicado é ir com calma e se bronzear aos poucos, fazendo assim com que os riscos de queimaduras sejam diminuídos.

Mesmo com o filtro solar e com estes cuidados, você ainda sim conseguirá um bom nível de bronzeamento, algo que é desejo principalmente entre as mulheres.

Como tratar queimaduras de sol

Existem várias maneiras de tratar queimaduras solares em casa mesmo. O ideal é que você se hidrate bastante, ingerindo bastante água e líquidos em geral. Evite o álcool, pois este resseca a pele.

Passe produtos de tratamento de queimadura, como a Pasta d’Água, Bepantol, Hipoglós ou Caladril.

Em caso de queimaduras severas, não passe nada e procure imediatamente um dermatologista ou um pronto-socorro.

Postagens Relacionadas

2 comentários

Os comentários estão fechados.