Como se tornar conhecedor de cervejas

0 votes

Se você não conhece muitas cervejas diferentes, mas adora e quer conhecer mais, só que não sabe por onde começar a experimentação: vem com a gente! O Guia dos Solteiros te mostra como funciona o mundo das cervejas e como fazer para descobrir as suas preferidas em um oceano de marcas e tipos diferentes.

Nos últimos anos o Brasil teve uma explosão no número de cervejarias artesanais e na venda de cervejas importadas. Isso quer dizer que só agora o brasileiro está acordando para o fantástico mundo das cervejas ao invés de tomar sempre a mesma? Não. Mas antes não haviam muitas opções e as que haviam eram caras. Além disso, as pessoas não tinham tanta informação quanto hoje. Você quer se tornar um conhecedor de cervejas? O primeiro passo para isso são alguns dados e fatos sobre cada tipo. Depois vem a parte mais gostosa: a experimentação!

tipos-de-cerveja

Tipos de cerveja

Existem muitos, muitos, muitos tipos mesmo de cerveja. Porém aqui vamos falar de uma maneira mais geral e abranger por alto os tipos mais comuns, para que você que está começando, entenda melhor o mundo delas.

Lagers
Aqui entram a famosa Pilsner (ou Pilsen) e a doce e escura Malzbier. São cervejas mais leves, que normalmente são consumidas mais frias. A Pilsner (ou uma variação dela) é geralmente consumida gelada e por ser um país tropical e que normalmente faz muito calor, é o tipo mais divulgado e vendido no Brasil.

IPA (Indian Pale Ale)
A IPA é a queridinha da maioria dos conhecedores de cerveja. Amarga e forte, ela é um gosto adquirido. Se você nunca tomou cerveja na vida e resolve iniciar com essa, provavelmente irá se arrepender. A IPA é da família das Pales Ales. O fato de ser denominada “indian” é por causa do estilo dela, criada pelos ingleses e muito lupulada, que deveria durar nos barris durante todas as viagens pela Índia.

Stout
Meu tipo preferido. Escura, sem doce, de gosto levemente torrado e geralmente com teor alcoólico alto. A mais famosa delas é a irlandesa Guiness.

Porter
Muito confundida com a Stout por ser escura e sem doce. Porém, o teor alcoólico é menor e ela é mais suave.

Bock
São avermelhadas ou amarronzadas, geralmente de graduação alcoólica alta. Origem: Alemanha.

Trapistas
As cervejas trapistas são consideradas as melhores do mundo por diversos especialistas. De fato é o estilo de cerveja com a história mais curiosa: sua fabricação se iniciou com monges belgas, que fabricam a cerveja para manter a abadia. Tem diversos tipos e algumas inspiradas nas fabricadas por monges já são comercializadas por cervejarias. Porém, no Brasil costumam ter um preço mais elevado.

Weiss ou Weizenbier
As famosas cervejas de trigo. São claras e geralmente não são filtradas, por isso tem uma aparência opaca. Podem ter um leve gosto frutado e o teor alcoólico costuma ser moderado.

cerveja-amigos

Como se iniciar na arte da cerveja

Como existem muitos tipos diferentes, não desista no primeiro tipo experimentado. Se preferir, reúna alguns amigos e compre uns petiscos e uma de cada tipo, para experimentar. Em alguns bares também é possível tomar pequenos copinhos de experimentação.
Lembre-se também que você pode não gostar de determinada marca, mas que outra marca do mesmo tipo pode ter um sabor mais agradável.
Enfim, o único jeito de conhecer é mesmo experimentando diversas (aos poucos, é claro). E se o objetivo é conhecer cervejas novas, evite ficar bêbado, ou te garanto que você não vai lembrar do gosto de cada uma depois.

Refrigerador Expositor em casa

O refrigerador expositor não só ajuda na decoração da sua casa, como também proporciona a praticidade de ter sua cerveja em mãos na hora que desejar. Assim, você pode desfrutar de uma bebida mesmo que cheguem visitas de última hora. Os modelos são variados e tudo depende do quanto se pode gastar e também da sua criatividade, como por exemplo esse da venax:

lg-50

Se você acha que algo assim só estava presente em filmes é melhor repensar seus conceitos.

Para ajudar a lembrar e receber sugestões

Existe um aplicativo no IOS e Android que te deixa fazer check in nas cervejas que você já bebeu, dar notas, anexar fotos. E você pode ver as cervejas e opiniões dos seus amigos também. Curtiu? Clique nos links acima e baixe!
Detalhe: isso não é um publieditorial, não estou sendo paga pra isso. Eu realmente uso e gosto desse aplicativo.


Por enquanto é isso, pessoal! Espero que tenham curtido as dicas. Bebam com moderação!

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Excelente post. Conheci um pouco mais sobre cerveja. Adoro as cervejas de trigo mas agora quero provar a IPA e a Stout também. Fim de semana vamos de cerveja nova seguramente. Obrigado pelas dicas!

  2. As cervejas diferentes vem ganhando cada vez mais o gosto dos brasileiros!! Excelentes dicas, parabéns pelo blog!

  3. Nossa, quando comecei a ler o seu artigo achei que seria pouco provável continuar lendo, mas, me surpreendeu, e quer saber?? Fiquei com vontade de experimentar.
    Parabéns!

Os comentários estão fechados.