Aquecedor elétrico: O que é? Como escolher?

0 votes

Para espantar os dias frios, geralmente fazemos uso de algumas táticas que nos mantém aquecidos. Entre elas, o uso de casacos, cobertores, meias e luvas, além do consumo de bebidas quentes. Entretanto, para o ambiente se manter mais aquecido, uma alternativa utilizada por algumas pessoas é a construção de lareiras em suas casas. Mas, uma outra opção bastante viável para o frio são os aquecedores elétricos.

Assim, falaremos um pouco mais a respeito deste eletrodoméstico para os que não sabem nada a respeito destes aparelhos ou para os que querem mais informações antes de comprar um.

De acordo com os modelos, as especificações podem variar muito. Assim, alguns aparelhos podem ser mais indicados para espaços menores e outros para os maiores. Portanto, é preciso ficar atento a essas especificações para encontrar o que irá atender as suas expectativas

Para os que desejam saber um pouco mais a respeito dos aquecedores elétricos, abaixo citaremos alguns exemplos detalhados do que cada um deles possui como características. Assim, você poderá escolher o que te garante maior conforto.

Aquecedor Incandescente

Os aquecedores com Resistência Incandescente são os mais comuns que se pode encontrar no mercado atualmente. O motivo é o fato de que eles possuem um tamanho mais reduzido, fazendo com que seu transporte seja facilitado. Além disso, a permanência dele em ambientes tende a não atrapalhar a circulação de pessoas no local.

Uma das desvantagens deste tipo e aquecedor, no entanto, é o fato de que ele pode não conseguir aquecer totalmente um determinado local. Isso acontece pelo fato de que o calor pode não ser totalmente espalhado, ficando concentrado mais próximo da resistência do aparelho.

Aquecedor Cerâmico

Esse modelo tem um diferencial, já que a resistência encontrada neles vem envolta em uma cerâmica. Ela será a responsável por conseguir reter mais o calor e fazer uma distribuição mais equilibrada do que a do modelo anterior através de uma ventoinha, que pode ser encontrada no aparelho.

As vantagens de se adquirir um aquecedor deste tipo, além do fato de que eles aquecem mais rapidamente, é pelo fato de que também são muito portáteis. Mas, para os que desejarem, existem versões desses aquecedores que podem ser embutidas na parede. Além disso, este tipo de aparelho pode ser mais econômico que os demais, o que é uma vantagem.

Aquecedor a Óleo

Esses são os exemplos mais caros de aquecedores elétricos comuns no mercado atualmente. No entanto, possuem um maior rendimento que irá refletir diretamente na economia de energia ao usar este aparelho.

Eles funcionam de uma forma diferente do demais, visto que contam com uma resistência que usa óleo o funcionamento. O óleo deste tipo de aquecedor, no entanto, não precisa ser trocado. Porém, a desvantagem deste tipo de aparelho será a maior demora para que ele esquente devido ao óleo, que pode fazer com que o processo de transmissão de calor seja mais demorado.

Aquecedor a Gás

Esse modelo é um tanto quanto diferente dos outros já citado. Para seu funcionamento, ele utiliza o mesmo gás usado na cozinha e, por isso, eles podem não ser recomendados para ambientes fechados, sendo mais recomendados para ambientes maiores e mais abertos.

Além do fato de se utilizar gás de cozinha para seu funcionamento e não ser recomendado para ambientes menores, esses aquecedores também são bem maiores dos que os já citados, o que agrava esta questão de espaço ainda mais, tornando-os opções pouco interessantes para pessoas que vivem em apartamentos, por exemplo.

Com as informações citadas aqui, você poderá fazer uma escolha de aquecedor elétrico consciente e que se adapte à sua realidade.

Postagens Relacionadas