O Dinheiro acaba antes do mês? Conheça 5 dicas para organizar suas finanças.

0 votes

Um dos maiores problemas de quem mora sozinho é segurar a grana, veja aqui o que você pode fazer pra mudar isso.

O Dinheiro acaba antes do mês? Conheça 5 dicas para organizar suas finanças.

Se você é uma pessoa que volta e meia se descontrola com as contas, conheça agora os cinco passos para quem deseja organizar a sua vida financeira. Eles formam uma seqüência lógica e interdependente. É recomendado que você localize em qual estágio se encontra atualmente e a partir daí, empreenda um esforço consciente para avançar e mudar de fase.

1. Conheça os seus números

Este é o primeiro passo. Os ricos têm a companhia constante dos números: renda, dividendos, patrimônio, cotações e grandes negócios são todos expressos em números. Quem deseja a Organização Financeira precisa conhecer os seus próprios números.

Se você está nesta fase provavelmente estará vivendo uma ou mais destas situações:
a) Incapacidade de fazer anotações financeiras: tenta controlar “de cabeça”; não preenche o canhoto do talão de cheques nem confere extratos bancários, nem recibos;

b) A dica é: passe meia hora por dia fazendo contas. Saiba tudo sobre os seus números e veja a diferença que isto vai fazer na sua vida. Aprender a se controlar é pra lá de importante.

2. Gaste menos do que ganha

O segundo passo é gastar menos do que recebe. Parece uma dica óbvia e clichê, mas infelizmente não dá pra não comentar. Quem tenta manter um estilo de vida acima dos seus ganhos acaba endividado e com sérios problemas.

Se você está nesta fase, provavelmente:
a) existe uma planilha de controle, mas o resultado sempre é vermelho;
b) quando termina uma prestação você faz outra;
c) chega um dinheiro extra (13º salário, por exemplo) e desaparece em meio ao pagamento de dívidas.
A dica é: faça um orçamento anual. Você vai perceber que a despesa de 1 ano não é o mesmo que multiplicar a despesa de um mês qualquer por 12.

3. Elimine suas dívidas

Elimine mesmo, faça um plano para acabar completamente com as suas dívidas. Quem está nesta fase já conhece seus números, equilibrou o orçamento, mas continua com dívidas.

A dica é: pare de fazer dívidas novas e comece a antecipar o pagamento das atuais. Em pouco tempo você liquidará todas as suas dívidas;

4. Tenha dinheiro

O Dinheiro acaba antes do mês? Conheça 5 dicas para organizar suas finanças.

Lembre-se que a diferença entre o rico e o pobre é o fato de possuir dinheiro. Se você não consegue segurar uma nota de cinquenta reais na carteira, será muito difícil trilhar o caminho da riqueza.
Acostume-se a ter dinheiro. Dinheiro guardado, rendendo. Quem está nesta fase já conhece seus números, gasta menos do que ganha, eliminou suas dívidas, mas não consegue guardar dinheiro.

A dica é: faça o alvo de ter o montante que vá gerar uma renda equivalente a 10% do seu salário. Depois vá aumentando até chegar a 100%.

5. Valorize as pessoas

Lembre-se de que dinheiro chama dinheiro, mas não chama para um cineminha. Existe uma grande diferença entre saber guardar o dinheiro e ser um pão duro convicto. A regra é amar as pessoas e usar o dinheiro. O dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um gerador de estabilidade nos relacionamentos.

Valorizar as pessoas é:
a) Passar tempo com as pessoas: tempo é dinheiro;
b) Lembrar-se das datas importantes ao menos para falar ao telefone;
c) Viajar, dar presentes, investir em relacionamentos.

A prática destes cinco passos levará você à organização financeira e é claro, a um novo patamar de qualidade de vida.

Fonte: Organize sua vida.

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. Acredito que estou trilhando esse caminho
    No momento estou na fase de “Eliminar dividas” apesar de não morar sozinho x.x

  2. “Lembre-se que a diferença entre o rico e o pobre é o fato de possuir dinheiro”
    nossa, nunca mais esqueçerei tão profunda mensagem

    nao dormirei essa noite refletindo sobre ela

Os comentários estão fechados.