Guia dos Solteiros

Saúde – O perigo da culinária de microondas

Muita atenção nessas horas! Excesso de sódio nesses alimentos pode ser um veneno pra nossa saúde.

Saúde – O perigo da culinária de microondas

Quem mora sozinho sabe que alguns dias são bem corrido, onde muitas muitas vezes mal nos damos conta dos alimentos que escolhemos para comer. Várias vezes, nesse momento de correria acabamos comendo muito enlatados, fast foods e a tão famosa “pizza de caixinha” ou”pizza de microondas”. Continue para entender o mal que tudo isso faz quando em excesso.

Uma vez perdida não há nada de mal, não é mesmo, pessoal? Mas se pensarmos somente nas calorias que esses alimentos carregam, a quantidade de sódio que ingerimos junto com eles, tenho certeza que você vai pensar duas vezes antes de comê-los.

Sódio em excesso pode ser tão prejudicial à saúde quanto gorduras e açúcares quando comidos demais. Abaixo listamos os prós e contras da ingestão de sódio em nosso corpo:

Os Benefícios

Primeiramente você precisa entender que o sódio é fundamental em nosso organismo para regular as funções básicas deste. Exemplo o ritmo cardíaco, a absorção da glicose, pressão arterial, transporte de muitas substâncias dentro do nosso corpo e o controle de volume do sangue, além de fazer parte do equilíbrio ácido-básico do organismo, colaborar na transmissão de impulsos nervosos, contração e relaxamento dos músculos do nosso corpo.

Porém o recomendado é uma quantidade diária de 2.4g (2.400 mg) segundo a American Heart Association, mas a média de ingestão diária do brasileiro é bem maior que isso: ficando entre 4 e 6g/dia, segundo informou a reportagem americana.

Os Malefícios

Mas afinal de contas, o que há de prejudicial em comermos sódio demais? O sódio em exagero pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, hipertensão, catarata, cálculo renal (pedra nos rins), câncer de estômago, entre outros problemas de saúde. Você sabia que apenas 8 nuggets (fritos ou assados) carregam consigo 5,7g de sódio? Incrível, não é mesmo!?

Caso o nível de sódio fique alto no organismo, ele pode liberar hormônios que provocam a retenção de líquido e inchaço. Os rins tem suas limitações em filtrar e “jogar para fora” o sódio, pois e o consumo elevado de sócio sobrecarrega suas funções, com isso, compromete o seu desempenho em nosso corpo.

Perigos do sal
Sal de cozinha.

Muita atenção: sódio e sal não são exatamente iguais, portanto outros componentes podem conter bastante sódio e serem danosos à saúde (6 g de sal equivalem a 2,4 g de sódio, além de magnésio, selênio, potássio, cálcio, zinco e iodo). Produtos dietéticos, por exemplo, possui o ciclamato de sódio (um adoçante) que acaba comprometendo os níveis de sódio ingeridos no dia a dia.

    1. Dicas interessantes para evitar o consumo em excesso de sódio no dia-a-dia: Não coloque o saleiro ou envelopes de sal em cima da mesa;
    2. Fique atento para não acostumar o paladar com alimentos muito condimentados;
    3. Utilize mai temperos alternativos como por exemplo: coentro, orégano, hortelã, gengibre, salsinha, cebolinha, limão açafrão, alho, cebola ou azeite;
    4. O sal é um conservante natural, por isso muitos alimentos contém o mineral para conservar por mais tempo. De acordo com Heloísa, “estima-se que 75% do sódio consumido todos os dias venha de itens processados industrialmente, como conservas, embutidos, alimentos em salmoura (picles, azeitonas), mostardas, ketchup, shoyu, molhos e temperos prontos, consomê, enlatados, sucos e sopas em pó”. Está vendo como o perigo mora perto?
    5. Como já esperado: pizzas em caixinha possui mais sódio do que as produzidas artesanalmente na hora;
    6. Muitos produtos diet ou light geralmente contém concentrações maiores de sódio. Leia com atenção as informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos;
    7. Tenha em mãos sempre uma garrafa de água SEM gás para manter a hidratação em dia, com isso o seu corpo vai reter menos sódio. Informação importante: a versão com gás contém sódio.

Todo mundo sabe o quanto é cômodo consumir coxinha, batatinha frita de supermercado, pizza de microondas, entre outros. Mas não custa muito tentar evitar um pouquinho esses tipos de alimentos, não é mesmo? A sua qualidade de vida e saúde agradece!

Fonte: Revista Nova, via Espartilho

7 comentários

  • Mto boa a materia!

    Eu só fico intrigado com essas pesquisas.
    Cara, se 8 nuggets tem 5,7gramas e a quantidade ideal para o corpo é consumir apenas 2.4gramas… Eu simplesmente estaria morto.

    Se eu parar pra somar todo sódio que eu acabo colocando pra dentro durante 1 dia, tenho certeza que passa dos 50gramas!!

    É meio impossivel evitar, só se eu estiver uma alimentação MUITO BALANCEADA. O que hoje em dia é dificil encontrar em qualquer cnato que vc esteja. Quantas vezes já procurei um salgado assado por onde eu andei pra evitar um daqueles fritos? Oo’

    Eu acho que o nosso corpo já vem se desenvolvendo ao longo desses anos para suportar essas substância!! Pq se nao, eu estaria morto ou com cancer, e esses obesos entao? ai ai….

  • A Informação da quantidade de ingestão de sódio de 2,4 gramas procede, pois já li essa informação em outras fontes. Excelente matéria!!! Realmente devemos cuidar melhor daquilo que ingerimos. Se a vida é “tão corrida” como costumamos dizer, é nesse momento que devemos cuidar mais ainda da alimentação, para podermos enfrentar melhor esse dia-a-dia que tanto nos “faz correr”.

  • Amigo Bruno, leia novamente a materia q vc verá essa frase…”O perigo maior é que o grau de tolerância ao sódio varia de pessoa para pessoa…”

    O ideal é não comer esses salgados. A dieta IDEAL é mto dificil de ser seguida, mas podemos e devemos evitar ao maximo o consumo de alimentos prejudiciais.

    Tomar mto mais agua, comer verduras e frutas. Sempre q possivel levar na bolsa, ter sempre a mão, para não cair em tentação e acabar comprando esses tipos de alimentos.

    Um fator mto importante tb é o de NÃO ACOSTUMAR o paladar a esse tipo de sabor salgado! Sempre q se fala q a comida ta sem graça, colocamos a cula no SAL, não nos lembramos do tempero(salsinha,cebolinha, oregano, coentro, majericão) isso sim é q da o sabor!

    Acostumamos nossos filhos desde cedo ao SALGADO!
    Uma dica q dou é: Não tempere a comida de acordo com o seu paladar, deixe sempre bem leve o sabor salgado e ressalte o sabor TEMPERADO.

    Otima materia!

  • O Sódio pode muito bem ser digerido pelo organismo se consumirmos mais líquidos (de preferência a água).
    Bruno, concordo com você sobre nossa evolução no organismo ao longo dos anos (creio na teoria de Darwin, risos) porém temos que tomar cuidado com os excessos. Até água em excesso faz mal!
    Já fui diagnosticado uma vez com o Sódio altíssimo, foi-me recomendado consumir menos sódio (para abaixar, é claro) e beber mais água, já que é impossível se alimentar sem ingerir uma quantidade de sódio acima do desejável.
    As pesquisas onde indicam uma quantidade limite que cada substância deve ser consumida não deve ser levado à risca, pois é uma quantidade “desejável”, mesmo porque, o indivíduo praticante de atividade física (não os sedentário) conseguem liberar o excesso praticando exercícios.
    Aconselho entrar numa academia ou praticar exercícios que te agrada e pode ficar sossegado com os limites impostos pelas pesquisas (mas não abuse ok?)

    Abraços