Pesquisa diz que homens solteiros tem mais risco de sofrer AVC

0 votes

Estudo revela que AVCs fatais ocorrem com mais frequência entre os solteiros.

Pesquisa diz que homens solteiros tem mais risco de sofrer AVC

 

Os dados parecem alarmantes e até sensacionalistas, mas estão embasados cientificamente. Homens solteiros ou com casamentos infelizes têm mais chances de sofrer um AVC seguido de morte. É o que sugere um estudo apresentado no congresso internacional da American Stroke Association, feito com pouco mais de 10 mil homens que foram avaliados desde 1963 pelo estudo israelense Ischemic Heart Disease.
Depois de levar em conta outros fatores de risco de derrame, os homens solteiros tinham 64% mais chances de sofrer um derrame fatal nas três décadas seguintes, se comparados aos homens casados. O risco de derrame fatal era semelhante naqueles que se diziam infelizes com o casamento. Esse dado é comparado ao risco de AVC em homens diabéticos, segundo os pesquisadores. Um total de 8,4% dos homens que eram solteiros em 1963 (que nunca haviam se casado ou que eram viúvos ou divorciado) morreram de AVC ao longo desses 34 anos, em comparação com 7,1% dos casados.
Cruzando dados antigos com registro de mortalidade nos anos seguintes e outros dados recentes, chegaram à conclusão que o risco de homens solteiros morrerem de derrame era 64% maior do que os casados.

Depois os pesquisadores perguntaram aos casados se eram felizes no casamento, e, comparando dados, descobriram que aqueles que se disseram infelizes tinham o mesmo risco de sofrer derrame que os solteiros. De acordo com os pesquisadores, o apoio da esposa pode melhorar a saúde do homem. Aqueles com parceiras vão ao médico com mais frequência, tomam os remédios recomendados e têm uma alimentação mais saudável. A companheira também percebe sintomas diferentes mais rapidamente, buscando um pronto atendimento. Todos estes fatores diminuem as chances de um derrame ser fatal. A análise estatística levou em conta a situação socioeconômica e fatores de risco como obesidade, pressão sanguínea e tabagismo. A pesquisa teve algumas limitações, como a escassez de dados sobre o casamento dos homens (divórcio, por exemplo) e seus tratamentos médicos ao longo dos anos.

Pesquisa diz que homens solteiros tem mais risco de sofrer AVC

 

Logicamente, nenhum dos médicos preescreveu o casamento como uma receita para evitar derrames, mas eles chamam atenção para estes dados, e alertam para que os mesmos sirvam para que pessoas solteiras passem a ter a mesma atenção com a saúde como os casados tem, evitando álcool, fumo, cuidando da alimentação, fazendo exames regularmente e evitando o sedentarismo.

Fontes: Globo e Minha Vida.

Postagens Relacionadas