Guia dos Solteiros

Saúde: como curar o mau hálito e o chulé

Se você é solteiro e sofre com esses problemas, veja como pode resolver, e quem sabe assim dar adeus à solteirice.

Saúde: como curar o mau hálito e o chulé

 

Nas conversas informais, quando o assunto é mau hálito ou o popular chulé, a situação parece ser engraçada. Logo surgem os comentários cheios de maldade, que provocam zombaria e muitos risos. A situação fica menos cômica quando é preciso conviver com alguém que tenha um dos dois sintomas, todos desagradáveis, e não tem graça nenhuma para as pessoas portadoras de halitose e bromidrose plantar — que são os nomes científicos dos referidos odores.
Estas pessoas geralmente passam por situações constrangedoras e podem enfrentar problemas nas relações pessoais, sociais e de trabalho. Elas não podem esconder tais sintomas e, muitas vezes, são vistas como desleixadas com o próprio corpo, o que nem sempre procede, já que tanto o mau hálito quanto o chulé têm causas diversas e nem todas são ligadas à higiene. Vamos então entender um pouco mais:

Mau hálito

Saúde: como curar o mau hálito e o chulé

De acordo com dados da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa dos Odores da Boca, cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil sofrem de halitose. Segundo a cirurgiã dentista Jacqueline Chaves Duarte Palhares – que trabalha em uma clínica especializada no tratamento do sintoma -, o maior equívoco por parte dos pacientes é achar que o problema é originado no estômago, o que só ocorre em cerca de 10% dos casos.
Ela explicou que há três tipos de pacientes: os que têm halitose e não sabem; os que sabem e os que apenas acham que têm o problema. No primeiro caso, geralmente as outras pessoas se afastam do portador sem que este saiba o porquê. No segundo, os próprios portadores do mau hálito se isolam para tentar fugir de situações constrangedoras. Assim como as demais, as pessoas que, por alguma razão, acreditam ter halitose também precisam ser orientadas por um profissional da área de saúde bucal, para um diagnóstico adequado. Mas as medidas abaixo podem ser tomadas como prevenção:

Saúde: como curar o mau hálito e o chulé

• Faça a higiene bucal adequadamente, com o uso correto de fio ou fita dental e escova. Limpar, inclusive, a língua com limpador ou escova dental;
• Quem usa aparelho ortodôntico, tem gengivite ou doença periodontal deve utilizar escovas especiais e técnica de escovação especializada;
• Portadores de prótese removível ou fixa devem limpá-las após cada refeição;
• Beber de dois a três litros de água por dia;
• Evitar o consumo excessivo dos alimentos apontados nas causas do mau hálito;
• Tente sempre controlar o estresse, que também contribui para o mau hálito.


Chulé

Saúde: como curar o mau hálito e o chulé

Conhecido popularmente como chulé, o nome correto deste problema é Bromidrose plantar, causado pela ação de bactérias e pela descamação dos pés. É mais comum em homens, que transpiram mais nesta parte do corpo. Piora com o uso de calçados fechados, principalmente sem meias. As medidas que podem ser tomadas são as seguintes:
• Colocar os calçados frequentemente sob o sol e lavá-los de vez em quando, se o material permitir;
• Evitar o uso de calçados fabricados com material sintético;
• Usar meias, de preferência de algodão;
• Lavar bem os pés com sabonete antisséptico;
• Usar pó secante nos pés, após o banho, e dentro dos calçados.

Saúde: como curar o mau hálito e o chulé

Se essas medidas não estiverem funcionando, o ideal é procurar ajuda especializada, como um podólogo por exemplo.


E então pessoal, curtiram nossas dicas? Com saúde não se brinca! Se tiverem alguma sugestão, ou experiência pra compartilhar com a gente, deixem aí nos comentários, ok?

Fonte: Correio de Uberlândia e Copacabana Runners

3 comentários