Legumes e Verduras: aprenda aqui como limpá-los da forma correta!

0 votes

Vamos mostrar como limpar verduras e legumes de forma super simples e prática.

Legumes e Verduras: aprenda aqui como limpá-los da forma correta! 1

Hoje em dia, nem sempre podemos confiar na limpeza e boa conservação dos alimentos que encontramos nos supermercados. Assim, é natural que em casa nos preocupemos em lavar os mesmos da melhor maneira possível. Lavar verduras, legumes e frutas apenas em água corrente não retira os microorganismos presentes na casca e nas folhas, que podem transmitir
hepatite A e cólera, além de amebíase e giardíase, doenças que provocam, entre outros sintomas, cólicas intensas e diarreia.

Vamos mostrar algumas dicas que vão, com certeza, ajudar bastante nesse quesito. Vamos lá?

Lavando legumes

Aqui não tem segredo. Basicamente, todos os vegetais e frutas que serão consumidos com casca ou que não possuem casca e vão passar por algum processo de aquecimento de a pelo menos 65º C por 30 min, apenas precisam ser lavados. Se forem atingir temperaturas próximas a 100º C, fervura, esse tempo é inferior a 1 minuto.

Porém, quando formos consumir vegetais e frutas, que não possuem casca ou essa não será retirada, precisamos lavar, e após a lavagem fazer a higienização com hipoclorito de sódio a 200ppm, que seria 1 colher de sopa de cloro para cada 1 L de água, deixando-os submersos por 15min. Após tirar dessa solução, lavar em água corrente apenas se tiver certeza que a água é de boa qualidade.

Lavando verduras

Antes de qualquer coisa, é fundamental que as verduras sejam lavadas em água corrente por alguns segundos. Isso já elimina poeiras e micro organismos maiores.

O segundo passo, no caso de frutas, raízes, tubérculos e couve manteiga é utilizar uma escovinha (compre uma escovinha nova e a use somente para este fim) para limpar as regiões próximas aos talos, onde a sujeira se acumula. No caso da couve manteiga em especial, utiliza-se a escovinha pois normalmente suas folhas vem extremamente sujas próximas aos talos, e somente a lavagem em água corrente não irá retirar.

Para higienizar hortaliças, ou seja, livrá-la de parte dos microorganismos nelas presente é necessário a utilização de cloro. Mas atenção, só utilize o cloro depois lavar as hortaliças em água corrente. Esse procedimento garante que o cloro vai agir diretamente nos microorganismos e não nas sujeiras aparentes que vc deixou de retirar. Ok?


Pois é pessoal, espero que nossas dicas tenham sido úteis e que vocês realmente tenham aprendido como lavar legumes e verduras de forma prática e saudável.

Curtiram as dicas? Aproveitem e espalhem para os amigos, clicando em curtir ou Twittar aqui embaixo! 🙂

Fontes: Claudia e Bom Todo.

 

Postagens Relacionadas