Dicas para dar banho no seu animal

1 vote

A pedidos da leitora Clarinha, reuni dicas de como facilitar sua vida na hora de dar banho em seu animal de estimação. Nem todo solteiro tem dinheiro sobrando para levar o bicho no Pet Shop toda vez que estiver precisando de um banho. E então com essas dicas você vai aprender a economizar. Vamos lá?

Dicas para dar banho no seu animal 1

Frequêcia

Cães – O ideal para cães de pelos curtos é tomar banho a cada 15 dias. Os muito fofinhos e peludos devem tomar banho toda semana. Cães de apartamento geralmente se sujam menos, mas o cheiro pode ficar mais forte. Portanto, mesmo de pelos curtos, poderá tomar banho uma vez por semana.
Gatos – Gatos se lavam sozinhos. Mas às vezes é bom dar um banho para dar uma “geral”, principalmente se ele tem acesso à rua. O banho pode ajudar contra as pulgas, e limpa aquela sujeira de rua que acaba ficando “grudada” no bichinho, mesmo que se limpe muito. A frequência deve ser a cada 15 dias. Menos que isso faz com que seu gato fique mais apto a desenvolver alergias.

Preparativos

Tampe as orelhas do bichinho com algodão parafinado antes do banho para evitar otites. Tenha em mãos uma toalha separada exclusivamente para ele, e produtos especializados para animais (alguns produtos humanos podem dar alergia). Use água morna – isso facilitará seu trabalho, pois não irá desesperar tanto o animal quanto a água fria; e água muito quente é crueldade, viu?
Cães – Penteie antes do banho. Verifique se há pulgas.
Gatos – Lembre-se de cortar as unhas do seu bichinho antes do banho. Você não quer sair todo listrado dessa aventura, não é mesmo? (Para cortar as unhas do seu gato, é simples: use um cortador específico de unhas animais, e só corte a pontinha. Nada de cortar até a parte rosinha da unha – é onde o sangue está). Se o seu gato tiver pelos longos, penteie antes de dar o banho.

Na hora do banho

Escolha um local que o bichinho não vá sair correndo e molhando a casa toda. Se necessário, prenda-o com uma coleira, ou peça ajuda para alguém. Para facilitar sua vida, use um chuveirinho para alcançar melhor algumas partes como a barriga.
Se o seu animal for de porte pequeno, entre no box com ele e feche. Ele vai tentar sair, mas não vai ter muito espaço para correr.
Após a aplicação do shampoo veterinário, enxágue-o muito bem para não sobrar nenhum resíduo de química em seus pelos, pois ao contrário dos humanos, animais tem mania de se lamber, e podem acabar ingerindo algo que futuramente pode fazer eles passarem mal.

Após o banho

O ideal é escolher um dia de sol para o banho, principalmente se o seu bichinho tiver pavor de secador de cabelos. Caso ele aceite bem o secador, use a sua mão para ajudar a secar, assim você sente se o secador está muito próximo à pele do animal, evitando queimaduras.
Cães – Penteie e seque ele muito bem. Se ele não ficar muito bem sequinho, vai ficar com o famoso cheiro de cachorro molhado.
Gatos – Os gatos se secam sozinhos, mas não faz muito sentido você deixar eles passando frio à toa não é mesmo? Então seque-o bem com a toalha, penteie-o e coloque-o no sol. Se necessário, use o secador. A dica para gatos muito apavorados é secá-los em um ambiente fechado pequeno, e secar de longe. Tente acalmá-lo, lembre-se que ele está mais assustado que você.

Dicas

– Lembre-se que o ideal é acostumar os bichinhos desde filhotes com o banho. Assim, eles não vão dar tanto trabalho na hora que realmente precisarem.
– Geralmente filhotes podem tomar banho a partir de 45 dias de vida, mas o ideal é que você siga a recomendação veterinária.
– Se o seu animal começar a perder pelos ou desenvolver alergias, um dos motivos pode ser uma frequência muito grande de banhos. Porém, leve-o ao veterinário antes de decidir diminuir os banhos, nem sempre as coisas são o que parecem.

Postagens Relacionadas