Aprenda a diferença entre trajes: esporte fino e passeio completo

2 votes

Você sempre recebe convites mas nunca sabe que tipo de roupa usar em cada situação? O Guia dos Solteiros te ensina a se arrumar direito para festas e ocasiões mais formais!

gravata-borboleta

Muita gente fica em dúvida quando recebe aqueles convites para festas maravilhosas 0800 (casamentos, formaturas, eventos da empresa, etc) e acaba deixando de ir pois não sabe o que vestir. Não temam! O Guia dos Solteiros vai ensinar como se vestir em casa ocasião. Pegue o convite e leia qual o tipo de traje necessário para o evento:

Esporte fino

Para homens, não há a obrigação de usar o terno completo. Pode-se utilizar somente a calça do terno com uma camisa social. Também não se faz necessário o uso da gravata. O sapato é social, porém pode ter um ar mais informal, arredondado.

esporte-fino-masculino

Para mulheres, não é necessário o uso de vestidos longos. O ideal são vestidos curtos (sem vulgaridade!) ou no comprimento do joelho, saltos altos, médios ou baixos, bolsas pequenas ou médias. O uso de acessórios médios/grandes para incrementar o look está liberado, desde que não “brigue” com a sua roupa. Cuidado para não exagerar no brilho.

esporte-fino-feminino

 

Passeio completo

O traje passeio completo é um pouco mais chique que o esporte fino.

Para os homens, barba bem feita, terno completo com gravata, sapato social, tudo bem alinhado. Nada de cores muito chamativas. Para aprender a comprar o terno ideal para você, veja nosso artigo sobre isso clicando aqui. Outras dicas para se arrumar direitinho estão disponíveis no post sobre como se vestir ao estilo Don Draper, que tem um ar mais retrô – e que as mulheres adoram!

passeio-completo-masculino

Para as mulheres, é hora de tirar o vestido longo do armário. Não tem vestido longo e nem dinheiro pra comprar um (sim, sabemos que é caro)? Sem problemas. Vestidos curtos também são permitidos, desde que não sejam vulgares e que transmitam um ar mais chique. Também é bom arrumar o cabelo, se maquiar, fazer as unhas e usar salto alto e acessórios. Veja alguns exemplos:

passeio-completo-feminino


O mais importante é se vestir confortavelmente. Outra dica é: se vestir de forma discreta diminui suas chances de erro. Todo mundo adora um pretinho básico: faz emagrecer, é simples de usar e de combinar e não marca muito. Mas lembre-se sempre de colocar uma corzinha no meio para não parecer que está indo a um funeral, ok?

Em posts futuros falaremos também sobre trajes informais para eventos.

Tem alguma dica? Sugestão? O espaço para comentários está aberto!

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. Boa tarde,
    Tenho uma formatura e meu vestido é longo mas floral com algumas pedrarias bem discretas na cintura e no decote.Fica feio ir com esse vestido? No convite está escrito que o traje é passeio completo.

Os comentários estão fechados.