Quer parar de fumar ? Então siga nossas dicas!

0 votes

Mostramos dicas simples mais eficientes, se você está procurando parar de fumar, confira!

 

Quem tenta parar de fumar, sabe que não é fácil. A pessoa fica ansiosa, nervosa, e sem saber o que fazer, tudo que ela pensa é em fumar mais um cigarro, como se não houvesse amanhã.Mas todos nós sabemos que o cigarro traz problemas a nossa saúde, e se você quer parar de fumar, podemos dar algumas dicas que com certeza vão te ajudar.Mas primeiro vamos falar um pouco sobre os males que o cigarro traz, e depois explicaremos como parar de fumar.Vamos lá?

 parar de fumar

 

Por que fumar faz mal?

Sendo bem direto ao assunto, o cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. É preciso ressaltar que, ao circular pela corrente sanguínea, as substâncias tóxicas do cigarro podem atingir todo o organismo. O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de quatro mil e quinhentas substâncias tóxicas como: alcatrão, nicotina, além de substâncias radioativas como o polônio 210 e o urânio, dentre outras quarenta e três que são comprovadamente cancerígenas.E ao fumar, você manda tudo isso para o seu corpo,principalmente para o pulmão.Legal né? Só que não

 Está mais do que provado que o cigarro é responsável por: 

-200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);

– 25% das mortes causadas por doença coronariana – angina e infarto do miocárdio;

– 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;

– 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica);

– 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);

– 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

– 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);

 

 Como parar de fumar?

 

Parar de fumar, obviamente requer muita força de vontade, mas siga essas dicas:

Marque uma data- O melhor é parar completamente, de uma vez só, na data escolhida. Parar aos poucos e não cumprir as metas estabelecidas pode fazer com que a pessoa fique ansiosa e passe justamente a fumar mais. Se a opção for a parada gradual, o ideal é reduzir o número de cigarros por dia, fumando menos a cada 24h, mas com um cronograma estabelecido. É possível também adiar a primeira tragada do dia.

Escove os dentes após as refeições- O gosto da comida na boca em geral faz com que as pessoas tenham vontade de fumar após a refeição. A ordem é, em vez de sair para fumar, ir ao banheiro e escovar os dentes.Mantenha o cigarro longe .

 

Evite bebida alcoólica-O álcool faz com que a nicotina seja eliminada de forma mais rápida pelo organismo, o que estimula o fumante a querer repor rapidamente essa perda. Além disso, beber faz as pessoas naturalmente perderem o controle, o que pode fazer com que tenham uma recaída.

Quer parar de fumar ? Então siga nossas dicas! 2

 Informe amigos e parentes – Avise as pessoas mais próximas e estimule-os a cooperar nessa empreitada. Diga que você está tomando essa atitude pensando no bem estar de todos vocês.Avise seus amigos fumantes de que você parou de fumar e tente ficar longe de “fumadores compulsivos” por um bom tempo. Caso seja impossível ficar longe do cigarro alheio, pense neles, não como inveja, mas como pessoas que estão abreviando suas vidas.

Controlando a vontade- Quando tiver vontade de fumar, masque um    pedaço de gengibre ou beba água. Além de reduzir a vontade, ainda são ótimos para a sua saúde.Chicletes também podem ajudar.

Economizando dinheiro – Pergunte ao gerente do seu banco quanto você poupará em 10 anos, se deixar de fumar. Você se surpreenderá com a quantia que irá poupar. Com certeza, será o suficiente para realizar a viagem dos seus sonhos.

Pratique uma atividade- O exercício produz a endorfina, substância que proporciona prazer nas atividades físicas. Caminhar diariamente é uma excelente prática de exercícios e não exige muito investimento. Na maioria das vezes, aquele par de tênis velho é o único requisito necessário.

 O que você ganha se ficar sem fumar

Se você para de fumar por:

20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue

8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza

2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente

3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora

5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou

Pois é, viram como fumar não leva a nada? Espero que nossas dicas tenham ajudado e que você aprenda enfim como parar de fumar.

Você tem mais sugestões ou quer falar sobre sua experiência, que tal deixar nos comentários?

 

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Sou fumante a mais de trinta anosTive um AVC e fui obrigado a parar de fumar contra a minha vontade ou paro ou vou ficar preso a uma cama .disse o medico.ja estou a 7 dias sem fumar mas ta dificil peguei 2 cigaros emprestados de um Irmão guardei no meu armario e prometi que nao vou fumalos so pra dar tranguilidade

Os comentários estão fechados.