Saúde: já marcou seu checkup de 2013?

0 votes

Há quanto tempo você não vai no médico? Aproveite o início do ano e marque o primeiro checkup de 2013 para ver se sua saúde está em dia.

Com o início do ano, muitas pessoas fazem suas resoluções de ano novo, como falamos no post anterior, com tudo que querem realizar durante o mesmo. Mas existe um detalhe bastante importante, que pouca gente parece prestar atenção, e que é sobre o qual iremos falar hoje: seu checkup médico anual.

checkup

Por que o checkup é importante?

Bom, infelizmente aqui no Brasil temos a péssima mania de ir ao médico somente quando estamos doentes ou com alguma dor, o que com certeza é um péssimo hábito para nossa saúde. Alguns fazem até pior, ficam procurando a resposta para seus sintomas no google. Já dissemos aqui uma vez e volto a repetir: o Google não é seu médico!

Principalmente quem mora sozinho ou é solteiro, é comum descuidar da dieta, beber um pouco além da conta, dormir mal, fumar, fazer sexo sem proteção, entre outros comportamentos nada saudáveis. E justamente por não existir a cobrança de alguém dentro de casa, os cuidados com a saúde acabam sendo relegados a segundo plano.

Em países mais desenvolvidos, o governo investe bastante em medicina preventiva, com campanhas alertando e pedindo as pessoas que façam todo ano um checkup geral com seu médico, isso permite que doenças sejam descobertas mais cedo, e possam ser curadas com mais eficácia. Inclusive, há doenças que nem podem ser curadas se descobertas em estágio avançado, como alguns tipos de câncer e outros tipos de problemas relacionados(ou não). Mesmo coisas mais simples, como medir seu índice de gordura, glicose ou triglicerídios, podem ser uma maneira de verificar como anda seu corpo e se não é hora daquela dieta sempre adiada. Ou de entrar em uma academia. Por isso, hoje mesmo, tome uma atitude, marque uma consulta com um clínico geral, ou um médico de sua confiança. Após fazer os exames que ele pedir, se ele encontrar algum problema, com certeza poderá lhe encaminhar a um especialista. E se não achar nada, melhor ainda né?

O checkup no dentista também deve ser feito!

Pois é, se você andou descuidando no último ano, também é uma boa hora para tratar da saúde dos dentes. Ao menos uma checagem se não há cáries crescendo, ou apenas para fazer uma limpeza rotineira, não deixe de ir ao seu(sua) dentista, muitas doenças também e começam a dar seus primeiros sintomas a partir da boca, como algumas doenças do fígado por exemplo. E quanto antes forem descobertas, tanto melhor! Mesmo se não houver nada, ao menos será feita uma boa limpeza preventiva!

Conclusão

O post de hoje foi simples, e até um tanto quanto óbvio, mas bastante importante, pois os solteiros de hoje em dia estão cada vez mais se descuidando de sua saúde. Ir para a balada, viajar, curtir, encher a cara com os amigos pode ser divertido, mas na volta para a rotina é importante nos cuidarmos para que essa curtição dure por muitos anos mais, ok?


Há quanto tempo você não faz seu checkup? Conta pra gente nos comentários!

Postagens Relacionadas