Como comprar na internet com segurança

0 votes

Volta e meia aparece aquela oportunidade imperdível em sites: de geladeira a relógio, sempre é importante comprar com segurança. Mas como não se dar mal no mundo online? Veja aqui nossas dicas e não seja passado pra trás!

comprar-internet-seguranca

É cada vez mais comum na vida moderna adquirir produtos ou serviços pela internet. Isso aumentou também o número de pessoas tentando te passar pra trás. Porém, se você seguir estas dicas de segurança, esse risco quase desaparece.

Comprar com antecedência

Vai dar um presente de aniversário ou de dia das mães? Compre bem antes. Se possível, com pelo menos 1 mês de antecedência.
Por que é importante?
Podem ocorrer problemas quanto ao estoque da loja, ao fornecedor ou a imprevistos na hora da entrega, como um produto trocado ou quebrado por causa do transporte.

Manter o computador livre de vírus

Não abra e-mails que pareçam estranhos e evite clicar em links enviados por e-mail. A curiosidade é a porta de entrada dos fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador.

Duvide de ofertas muito boas

Cuidado com ofertas que pareçam muito boas para ser verdade, pois provavelmente são mesmo. Podem ser produtos falsificados, roubados, ou podem simplesmente não entregar o produto.
Antes de efetuar seu pedido, identifique se o portal possui selos de segurança de credibilidade e são reconhecidos pelos principais órgãos que regulam o comércio eletrônico no país. Leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
Em alguns sites, existem listas de lojas online não recomendadas. Confira antes de qualquer coisa.

Pesquisar preço

Os preços e formas de pagamento podem variar muito de um site para outro. Porém é importante considerar o tópico acima.

compras-internet-cuidados

Procure depoimentos de clientes

Já existem sites destinados a ajudar consumidores, como o Reclame Aqui. Buscando o nome da empresa você conseguirá ver reclamações de outras pessoas e ficar alerta.

Consulte o Registro.br e a Receita Federal

Se a loja tem um endereço terminado em “.br”, é possível ir ao site do Registro.br e colocar o endereço da loja lá. O Registro.br informará o Cadastrado Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com o qual o endereço do site foi registrado. Essa informação pode ser usada no site da Receita Federal para verificar a inscrição da empresa, obtendo informações como data de registro, situação cadastral e endereço.

Na primeira compra, pague um valor baixo por boleto

Ao invés de entregar seus dados e número de cartão na primeira compra, escolha pagar por boleto bancário. Assim você se assegura de que o site é mesmo sério antes de se ferrar por completo.

Tenha um cadastro no PayPal ou PagSeguro

É bom evitar colocar o número do seu cartão em sites por aí. O ideal é fazer uma conta em algum site especializado em pagar as coisas por você. Assim você só cadastra seu cartão uma vez, e paga tudo com muito mais segurança e tranquilidade.

Bote a boca no trombone

Ajude outros consumidores a ter mais informações sobre os sites de compra que você já utilizou. Assim você contribui com uma internet mais segura e alerta outras pessoas de eventuais roubadas.
Também no Reclame Aqui, você poderá contar sua experiência ruim, reclamar e pedir uma posição da empresa. Muitas pessoas já tiveram problemas resolvidos por esse site.

Salve comprovantes e e-mails

É importante salvar tudo que comprove que você fez o pagamento e as confirmações de recebimento.
Por que é importante?
Caso haja algum problema, você dependerá disso para comprovar o seu gasto, receber seu produto como deve ou pedir a devolução do seu dinheiro. Além disso, comprovantes serão necessários para se resolver com a justiça, caso seja necessário.


E aí, tem outras dicas? Deixe nos comentários.

Referências: G1, Buscapé e Cristiana Arcangeli.

Postagens Relacionadas

2 comentários

Os comentários estão fechados.