Guia dos Solteiros

Dica do dia: limpeza da turbina do ar-condicionado split

Aprenda a fazer a limpeza do seu ar condicionado split de forma simples e prática.

 

O post de hoje é uma dica do nosso leitor Rafael Pelissari (ele está solteiro, garotas! Perfil do face: clique aqui).

ar split

Se você tem ar condicionado split e só limpa o filtro removível, saiba que a turbina também fica suja.
A turbina suja faz com que o vento saia com menos força, fazendo seu aparelho trabalhar mais e, consequentemente, consumir mais energia.
Para limpar a turbina é preciso desmontar o aparelho (evaporador), retirá-la e lavá-la com uma bomba d’água de alta pressão, de preferência. Esse serviço deve ser feito por técnicos de ar condicionado.

Entendendo o procedimento

Alguns aparelhos (como o meu) não permitem desmontar somente a parte frontal do evaporador para ter acesso à turbina, sendo necessário retirar o aparelho inteiro da parede, o que dá mais trabalho e custa mais caro.
Então, se você ainda não tem um split e pretende comprar um, verifique se ele dá acesso à turbina sem precisar retirá-lo por inteiro.
Segue o antes e depois da turbina do meu aparelho, depois de dois anos de uso:

antes depois

De nada.

Curtiram a dica do Rafael? Comente aí o que achou, e se tiver mais alguma, conta pra gente!

2 comentários

  • A dica é importante e é verdade que a turbina ou rotor precisa ser limpo, mas não é necessário remover o equipamento, já existe empresa especializada para realizar o processo de limpeza e higienização no local sem remover o aparelho e de forma que o cliente visualize todo o processo. É muito importante aos usuários de aparelhos de ar-condicionado realizem o processo adequado.
    Os aparelhos de ar condicionado como os splits não fazem a troca do ar, apenas o circulam e aparelhos sujos são hotéis de ácaros, fungos e bactérias, potenciais geradores de doenças.
    Os aparelhos evoluíram e o processo de limpeza e higienização também.

  • É verdade, porém a limpeza com a remoção do equipamento é muito mais eficaz, apesar de custar mais caro e dar muito mais trabalho.