Guia dos Solteiros

Como acabar com formigas

Já ensinamos aqui como se livrar de traças, baratas, lagartixas, lacraias e mosquinhas de banheiro. Agora descubra como acabar com as formigas de uma vez por todas sem precisar torrar uma grana com isso.

Como acabar com as formigas

Primeiro é necessário identificar o motivo delas estarem ali. Formigas são atraídas por restos de comida, sujeira, lixo, doces e qualquer outra coisa que elas possam levar para a “toca” e usar como alimento.

Você costuma deixar comida dando bobeira na cozinha, ou lixo acumulado na lixeira? Tem costume de comer pão sem usar prato, ou derrubar açúcar no balcão e não limpar direito? Caso a resposta para um desses itens seja positiva, será preciso modificar seus hábitos.

Sim, limpar a casa é chato. Mas é um mal necessário, tudo uma questão de higiene e bem-estar. Já fizemos alguns artigos com dicas de como limpar a casa:
Otimize seu tempo na hora de limpar a casa
Como lavar louça mais rápido
10 dicas de limpeza para sua cozinha
Lavar o banheiro: como encarar esta batalha épica!

Tente colocar em prática e veja como as formigas (e traças, baratas, entre outros bichos) não curtem muito.

Depois de modificar os hábitos que atraem insetos para sua casa, você precisa prestar atenção. Observe onde as formigas estão indo, e de onde estão vindo. Siga o rastro delas e veja se há pequenos buracos na parede, no chão, armários, janelas..

Agora que você já conhece a rotina delas, vem a parte da dedetização. Escolha o tipo de dedetização que é melhor para a sua casa e estilo de vida:

1. Iscas de formiga

Fáceis de aplicar, você pode encontrar em supermercados. Não são muito caras (eu comprei uma ampola de isca em gel (foi uns R$20) e passei em todos os cantinhos da cozinha e da área de serviço, e ainda sobrou um pouco).

Logo quando passei, elas começaram a se amontoar nas linhas de iscas em gel que eu havia aplicado no caminho delas, mas em pouquíssimo tempo (algumas horas!) as formigas haviam desaparecido.

Isso acontece porque elas acham que o veneno é um belo banquete e vão super contentes em cima da isca, voltando logo depois para a casa delas e espalhando tudo por lá.

2. Receitas caseiras

Algumas receitas caseiras demoram um pouco para fazer efeito, porém, algumas são bastante efetivas. Veja quais se adequam mais ao seu caso:

  • Tapar buracos com cola, massa corrida ou equivalente para que as formigas não consigam passar;
  • Espalhar borra de café em volta de plantas e árvores;
  • Fazer uma trouxinha/sachê de pano com um pedaço de limão e/ou cravos-da-índia e coloque no pote de açúcar;
  • Se elas estão vindo de fora, fazer “barreiras” de rastros de giz pela casa. As formigas odeiam giz.

3. Empresa especializada

Se você não se sente confortável botando essas dicas em prática, chame uma empresa especializada em dedetização. Com certeza seu problema irá sumir, porém é importante que você fique atento a resquícios que possam afetar você, seus familiares ou animais de estimação.

Por isso, o ideal é chamar uma empresa que trabalhe com produtos menos nocivos ao nosso planeta e a outros seres vivos que moram na sua casa. Com veneno não se brinca!


IMPORTANTE
Lembre-se: por mais que o seu método seja natural ou menos agressivo, a dedetização pode fazer mal a animais de estimação e crianças, portanto, seja sagaz e retire-os do ambiente enquanto os produtos estivem ao alcance dos mesmos e lembre-se de lavar/limpar bem as áreas afetadas depois.

 

5 comentários