Guia dos Solteiros

27 coisas que você irá se arrepender quando for mais velho

Segundo Don Draper, o famoso publicitário da série Mad Men, “jovens não sabem nada. Especialmente que eles são jovens”. Se você não quer ser um idoso arrependido, siga nossas dicas e aproveite melhor a sua juventude:

 

1. Não ter passado filtro solar

1_protetor_solar
Manchas, rugas, pele ressecada, câncer de pele. Talvez aquele bronzeado que sai em 15 dias não compense uma vida inteira de tormentos, médicos e tratamentos.

2. Não ter visto suas bandas preferidas ao vivo

2_nirvana
Artistas não duram para sempre, tem overdoses, se suicidam ou brigam com o resto da banda. Aproveite enquanto você pode.

3. Ter medo de fazer o que quer/gosta

3_medo
O que parece incrivelmente amedrontador hoje pode parecer completamente bobo no futuro.

4. Não ter viajado o suficiente

4_viajar
Viajar se torna mais complicado quando você é mais velho, principalmente se você é casado e tem que pagar as passagens dos filhos também. Além disso, se hospedar em um albergue pode não ser mais tão agradável.

5. Não ter feito exercício físico

5_exercicio
Seu corpo de 40 vai parecer de 60 sem exercício. Exercícios ajudam a manter o corpo saudável, evita problemas no coração, te deixa mais bonito e feliz (por causa das endorfinas).

6. Ter deixado as definições de gênero te definirem

6_igualdade_generos
A sociedade está constantemente mudando. Deixar de fazer o que quer pensando no que a sociedade vai pensar de você é uma besteira. Até pouco tempo atrás, mulheres que trabalhavam eram vistas com maus olhos.

7. Não ter saído de um trabalho que você odeia

7_odeia_trabalho
Claro que você precisa pagar contas. Mas se você não fizer nada para modificar sua situação, vai passar a vida inteira com raiva durante a maior parte do dia.

8. Não ter aprendido um novo idioma

8_idioma
Se comunicar com o resto do mundo irá fazer falta um dia – se é que já não faz. Aproveite o seu cérebro sadio e exercite-o: aprender uma nova língua é menos complicado do que se pensa.

9. Não ter levado a escola a sério

9_estudando
Não é questão de ter notas melhores. Mas você vai perceber que existia uma época que você não precisava fazer nada além de aprender coisas novas.

10. Não ter percebido que você era bonito

10_beleza
Muito possivelmente a época que você é mais bonito é quando você é jovem. Depois de velho fica mais difícil manter a aparência, os cabelos brancos e rugas surgem, as bochechas e as pálpebras caem… fora outras coisas.

11. Não ter dito “eu te amo” mais vezes

11_te_amo
Pessoas começam a morrer ou perdemos o contato com elas e o nosso medo de demonstrar carinho começa a parecer um tanto quanto bobo.

12. Não ter ouvido os conselhos dos seus pais

12_pai
Eles provavelmente já passaram pelo que você está passando. A verdade é que a maioria dos conselhos dos pais é útil, e se você tivesse ouvido, não precisaria ter quebrado a cara.

13. Ter ficado em um relacionamento ruim

13_namoro_ruim
Quem escolhe ficar mais tempo em um relacionamento que te deixa infeliz, escolhe ficar infeliz. Se liberte e aproveite a vida. Ela é curta demais para passar ao lado de alguém que não te faz feliz.

14. Ter ligado muito pro que as outras pessoas pensam

14_dont_care
Em alguns anos é bem possível que você não ligue para a opinião dessas mesmas pessoas. Faça o que você acha certo e não se importe tanto com a opinião alheia. A vida é sua.

15. Não ter corrido atrás dos seus sonhos

15_preguica
Os sonhos são seus. Se você não correr atrás, ninguém vai correr atrás por você. Depois de perdida a oportunidade, talvez não exista uma segunda chance.

16. Ter perdido muito tempo se preocupando

16_preocupacao
Se preocupar é um sentimento inútil: se você pode fazer algo e fizer, não tem com o que se preocupar, e se você não pode fazer nada a respeito, também não tem com o que se preocupar.

17. Ter guardado rancor de alguém

17_rancor
Guardar rancor é outro sentimento inútil. Qual o sentido de ficar remoendo algo que já passou? É como se você deixasse a pessoa te irritar para sempre. E nada irá acontecer com ela.

18. Não ter se defendido

18_defesa
Você é a pessoa mais importante para você mesmo. Se você não se defender, quem poderá te ajudar? (Chapolin Colorado?)

19. Não ter feito trabalhos voluntários

19_voluntario
Um dos maiores arrependimentos dos idosos é não ter contribuído o suficiente para deixar um mundo melhor para quem vai ficar. Não tem coisa pior do que o sentimento de inutilidade.

20. Não ter cuidado direito da sua saúde

20_saude
Escovar os dentes, usar fio dental, fazer exames regularmente, ir ao cardiologista. Atitudes simples que podem evitar problemas futuros.

21. Perder a chance de fazer perguntas aos seus avós

21_avos
Talvez você não tenha prestado atenção nisso ainda, mas seus avós são uma grande fonte de conhecimento da época em que viveram, e podem te contar tudo em primeira mão.

22. Ter trabalhado demais

22_digitando
É muito mais difícil se arrepender de ter passado menos tempo no escritório do que de ter deixado de ter momentos com a família e amigos por estar trabalhando.

23. Não ter curtido as coisas pequenas da vida o suficiente

23_sol
Comer pão com Nutella, fazer uma receita maluca, se divertir com as coisas pequenas como se você fosse criança. Assistir passarinhos fazendo o ninho, ver o nascer do sol, olhar as ondas do mar. Apreciar a vida.

24. Não ter brincado com seus sobrinhos e filhos o suficiente

24_brincando
Crianças crescem muito rápido. Quando você menos espera, elas se tornam outros adultos chatos e cheios de preocupações.

25. Não ter corrido certos riscos

25_correr_riscos
Se não há riscos, muito provavelmente não vale muito a pena. A emoção de conseguir algo que era arriscado e provar para todo mundo o que você consegue realizar é algo inexplicável. Além disso, no final da sua vida você vai ter a sensação de que viveu por completo, e pelo menos tentou.

26. Não ter tempo para seus amigos

26_amigos
Seja porque você trabalha ou estuda muito, seja porque você arrumou alguém para namorar. A amizade é um relacionamento que precisa ser mantido como qualquer outro, e requer dedicação. Procurar aquele amigo só quando você precisa de ajuda não é amizade, é egoísmo. E quando você menos esperar, não vai ter mais ninguém ao seu lado.

27. Não terminar o que começou

27_fim
Começar as coisas é fácil, difícil é ter a determinação e a organização para manter-se no trajeto até o fim. Se você não consegue terminar nada do que começa, no final da vida não terá muitos feitos concretizados.


E aí, gostou das dicas? São ótimas ideias para começar a aproveitar melhor a vida, não é mesmo?
Você tem outras sugestões? Conte pra gente nos comentários!

59 comentários

  • nossa estou com 22 anos e já me sinto tão arrependido de algumas que deixei de fazer ultimamente. amigos, festas , pais, passeios. começei a namorar uma pessoa que só sabe me moderar em tudo. nossa a diferença é de 10 anos acho que vou largar ! quero é viver

    • Faça isso enquanto é tempo meu caro, você ainda é novo demais pra estar arrependido, mas é ótimo que você esteja. Isso inspira a mudança.

    • Cara, tu tem 22….Existe uma diferença de 10 anos entre vocês (segundo suas palavras)
      Ela tem 32 ou ela tem 12?!! Eis a questão HAHAHAHAH

    • Mariano, estive a dois anos atras exatamente na mesma situação que vc, namorava uma pessoa 10 anos mais velha que eu, mas esse nem é o problema, o problema é deixar os amigos de lado, não tomar os porres que queria, não ter saído pra farrear sem preocupação, resumindo, terminei e em um ano sozinho havia vivido mais que em dois de relacionamento, hoje penso muito bem antes de me envolver com uma pessoa, minha maior preocupação é curtir a minha vida, fazer o que eu quero e aproveitar cada minuto da forma que eu quero, sei que é difícil, a gente se acomoda, mas se não ta feliz, cai fora amigo, que ainda está em tempo! eu pelo menos não me arrependo nenhum pouco, um abraço, boa sorte.

  • A gente morre todo dia. Descobrir essa lista hoje faz retornar ao passado, vamos pensar pra frente, é claro que concordei com todas as 27 coisas apresentadas.

  • é o seguinte meu nome rodcleyson, 24 anos.. minha vida sempre foi muito viajar, pra praia, pro bosque, no sitio.. sempre fui muito ir na piscina, com amigos, mas desde que perdi o dedo polegar da mao fico tudo muito dificil, é o maior arrepentimento, foi com martelo

  • DEIXARAM DE PUBLICAR OUTRO ITEM PORQUE NÃO ASSISTI MAIS JOGOS DO MAIOR CLUBE DAS AMÉRICAS: SANTOS FUTEBOL CLUBE.

  • tenho 42 ,faltou a escola e viajar mais, de resto, vou dormir tranquilo pois até aqui “ebenezer” muinha vida sem arrependimento !!!!!!!!

  • Bom claro que todos os dias aprendemos um pouco com a vida…..amei as dicas uma coisa que faço aí e levo a ferro e fogo, é não guardar rancor de ninguém… perdôo todos com muita facilidade… e não me canso de dizer inúmeras vezes o quanto amo a minha família e amigos…não sabemos o dia de amanhã… melhor aproveitar e dizer q ama alguém enquanto a tempo….amei as dicasss muito legal…outra dica e não se canse de sorrir..abrir um belo sorriso para todos que vc conhece e que não conhece… pode mudar o dia de alguém… bjsss

  • Faltou a dica:
    Faça muuuuuiiiiito sexo porque depois que vc casa, acabou e quanto mais velho, mais dificil fica.

    • Fabio, pensamento bem ‘dentro da caixinha’, esse de que, casou terminou sexo! Tá doido? Mas tem gente pra todas as alternativas, por exemplo, tem quem case pra acomodar, mas tb tem gente que casa pra transar sempre que pode com aquela pessoa ou simplesmente fazer algo mais completo que é amer e ser amado. No mais, outro mito absurdo é achar que velho não transa kkkkkkkkkkkkkkk Mas cada um na sua caixinha.

  • Ame os páis.Saia com os pais, de atenção aos sobrinhos, não use drogas, de bom exemplo para as crianças, seja bom com as pessoas, viva o hoje, corra atras dos sonhos, tente ganhar título no esporte, pule de paraquedas. De atenção para Deus.

  • na boa, vamos analisar uma coisa, VOCÊS ESTÃO PREOCUPADOS COM O GATO, mas euu fique me perguntando uma coisa, como aquele foderoso gato do capeta daquele tamanho conseguiu sugir na porra daquele poste daquela altura, o que aquele gato sequelado estava procurando na porra daquele poste de 30 metros de altura, aquele bicho era fruto do hell, devem existir gatos no pico do evverest e a gente não tem conhecimento disso. LOL

  • Efetivamente concordo com as 27 coisas e algumas delas eu já estou arrependido de não ter feito. Exemplo: não ter arriscado mais, não ter me dedicado mais aos estudos, não ter viajado mais para conhecer outras realidades culturais e regionais, não ter dito mais vezes eu te amo muito, não ter namorado mais e amado mais pessos…

  • Pura verdade, não vi o gatinho cair só depois que li os posts, uso muito algumas coisas. exemplo. Melhor se arrepender de coisas que fiz do que, de não ter feito! Curtir muito a vida, vi minhas bandas favoritas ao vivo, viajei mas, me arrependo de não ter aprendido outro idioma ainda.

  • Quem viu o 27 e não disse “por hoje é só, pessoal” e cantou o toquinho, vai se arrepender tbm de não ter infância hahahahahaha

  • faltaram muiiiitas coisa muiito importantes ai nessa lista,quem me dera fossem tão poucas assim kkkk hoje tenho 56 anos e tenho muitas coisas que gostaria de ter feito e não fiz.Espero que MUIIIIIIIIIIITA gente se arrependa de não dar atenção necessária à seus familiares ,principalmente filhos as mães…. eu ainda quero e espero poder começar a viajar kkk

  • Algumas coisas eu fiz, outras não. Ficar num trabalho que detestava …sim..fiz isso, mas quem iria pagar minhas contas. Rezei e procurei um ano até arranjar outro emprego. Ouvir conselhos dos meus pais? Difícil falar, eu e mamãe somos tão diferentes, o que é bom para ela é bom para mim? Assim, eu não dei muito ouvido aos conselhos dela e eu não tenho arrependimento. Deus sabe que eu sempre tive a cabeça no lugar. No geral, das 27 coisas, não é possível generalizar a regra para toda gente. Acho que não estou inclusa na perspectiva dessas regras.

  • E me arrependo de ter deixado de fazer algo e coisas que eu deixei de fazer ,bem gostei muito de poder ter lido isso pois me abre os olhos pra eu talvez tentar de novo ne brigado!

  • Tem gente preocupada com o gato? o que realmente importa é a vida e a maneira que a vivemos.
    Amar, ser amado, cultivar amigos e conviver o maior tempo possível com a família.
    Apesar de todas as mazelas do mundo, AMO GENTE!!!!!

  • Bom gente eu não me incluo nos 27 arrependimentos porque alguns deles já é regra para mim tipo ver o sol nascer e se por é a coisa mais linda que podemos ver é muito exuberante ,o mar então sem palavras ,aqui onde moro tem um ponto magnifico para você,apreciar a beleza que temos gratuita e muitas vezes pessoas passam por la e ignoram.não tenho problemas para dizer eu te amo ,adoro valorizar e respeitar os amigos ,pena que nem sempre são merecedores da devida amizade ,bom vou finalizar pq tenho muita coisa boa pra falar ai vai ficar meio que piegas mas é tudo verdade verdadeira .abraços a todos

  • Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)

    1 – Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 – Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado… Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 – Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos… Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 – Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 – Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 – Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 – Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 – Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 – Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho… prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 – A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 – Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 – Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    13 – Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

    14 – Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

    15 – Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

    16 – Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei… Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

    17 – Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados…

    18 – Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

    19 – Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

    20 – A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

    Extraído do livro Educação-a força mágica de Ivone Boechat

  • hahahaha
    Me arrependo de quase tudo aí da lista.
    Temos 20 poucos anos pra sermos felizes.
    Na fase adolescente e num curto período da vida adulta.
    Aos 40 somos considerados velhos. Somos excluídos.
    😔😔😔

  • Tenho 24 anos e me arrependo das situações que poderia ter vivido se não tivesse sido tão tímido! Porém das vezes que tomei coragem e fui o protagonista da minha situação consegui belos resultados e conheci pessoas maravilhosas… Temos o poder para nos reinventar-mos a cada dia, para mudar o que está em nosso alcance! O segredo é começar devagar e parar de ficar planejando muito o futuro e pior ainda é viver no passado! O que passou passou, fico agradecido por ter passado por bons momentos, ter aprendido com as minhas mancadas e preguiças… MAS como só tenho o tempo presente para trabalhar meus sonhos, curtir com amigos, familiares, ver vários nascer e pôr do sol.. Já me basta! Descomplique suas vidas. Aproveitem cada momento como se fosse o último. Enjoy The Silence!!

  • Ter viajado pra um lugar pra agradar uma tia doida no final viagem ser distratada por essa veia Loka e perder tempo e dinheiro maior arrependimento de 2018