05 coisas que você não sabia antes de morar sozinho

0 votes

Morar sozinho é o começo da independência e de um longo aprendizado. Essa é uma lista que tende a crescer cada dia mais, depois de cada perrengue e de cada aperto que passamos ao perceber que já não temos ninguém para limpar, consertar, arrumar e acudir.

Louça suja não desaparece sozinha

É muito injusto ter que lidar com uma pilha de louça suja logo depois de comer. A única vontade que temos é ficar esparramado no sofá, né? Mas procrastinar a louça suja é uma bola de neve, porque pode chegar um momento em que você vai acabar tendo que lavar um prato porque não sobrou nenhum limpo. Sim, acabou a vida da louça suja que a gente deixava na pia e uma fada (chamada mamãe) resolvia nosso problema!
Aconteceu comigo: acabei adotando o hábito de lavar a louça imediatamente depois de comer e também de ir lavando enquanto cozinho. A sensação de liberdade depois é indescritível!

louca-suja

Banheiro sujo não morde

A solução pra esse momento terrível é um par de luvas e um pouco de coragem. E no final das contas, aprendemos que não é nada tão terrível assim. E se você aprender a deixar o banheiro apresentável no dia a dia, no dia da faxina vai ser super fácil. Aprenda nesse post como encarar essa batalha.
Aconteceu comigo: sobrevivi a um banheiro alagado e a outro entupido! E nem liguei pro meu pai vir me socorrer (afinal, temos apenas uns 3000 km nos separando).

Comida não dura pra sempre

Viver sozinho é complicado porque normalmente as coisas são vendidas para mais de uma pessoa. Antes de encontrar uma surpresa fedendo na geladeira ou de tomar leite estragado sem perceber, acabamos pensando duas vezes antes de gastar dinheiro com coisas que não vamos dar conta de consumir sozinho. Além disso, os potinhos com comida pronta que sobrou também têm seu prazo de validade e duram mais ou menos três dias.
Aconteceu comigo: além dos inúmeros potes esquecidos na geladeira, me encantei com um serviço que entrega semanalmente uma cesta com verduras e legumes da estação. Obviamente só pedi uma vez, porque mais da metade estragou.

geladeira-vazia

Pode quase tudo, mesmo

Pode fazer festa todo dia, pode dormir tarde, pode não dormir, pode deixar tudo bagunçado, pode não lavar louça nunca, pode comer só coisas congeladas. Tá tudo liberado! Ninguém vai te dar bronca nem falar pra você ir escovar os dentes porque tá na hora de dormir. A pergunta é: sua vida permite fazer festa todo dia? Você vai conseguir trabalhar no outro dia depois de tomar todas num dia de semana? Você vai suportar viver no caos da bagunça? O que você vai fazer depois que sujar todos os pratos, talheres e copos? Seu corpo vai aguentar viver a base de comida congelada e delivery?
Aconteceu comigo: não sou muito de festa e de madrugada, mas sou da bagunça. Ter as coisas arrumadas e uma rotina faz bem, MESMO.

Sua mãe é mesmo a Mulher Maravilha

mulher-maravilha

Vale também para pais, avós e tias. Se parece difícil cuidar só de você mesmo, imagina só ter que cuidar de uma casa inteira com os filhos e muitas vezes sozinha (o)? Limpar, lavar, cozinhar, trabalhar fora e fazer isso pra duas, três, quatro ou sabe-se lá mais quantas pessoas. Dá pra suar frio só de imaginar. Obrigada mãe, pai e madrasta!


Você tem uma lição aprendida que não está aqui? Conta pra gente!

Postagens Relacionadas