Dicas para passar: veja como fazer sua redação de concurso ou vestibular

0 votes

Essa é pros solteiros que estão correndo atrás da faculdade e de um bom emprego e estão buscando dicas para passar. Em qualquer época do ano existem as provas de vestibulares e também muitas oportunidades de concursos públicos com vagas para diversas áreas.

Como passar - redação

E em qualquer um desses processos seletivos, existe uma etapa que é bem determinante e decisiva na sua pontuação e resultado final: a redação. Mas calma que escrever não é um bicho de 7 cabeças e você pode se dar muito bem na hora de falar sobre o tema pedido e garantir sua vaga.

Então, dá uma olhada nas dicas que o Guia dos Solteiros separou para você arrasar no seu texto e não ter que repetir a prova.

1 – Leia bastante

livros
Bom, essa é clássica. Para escrever bem é muito importante o hábito da leitura. Ao ler, você fica mais familiarizado com termos, elementos de coerência e estilos de linguagem que podem ser usados na sua redação. E vale todo tipo de texto, isso só vai aumentar a sua base de referências.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM → Como estudar por conta própria

2 – Seja claro e objetivo

Nenhum corretor de redação quer ler coisas desnecessárias. Escreva de forma objetiva, prefira períodos e frases curtas. Elas não cansam o leitor e passam uma compreensão mais rápida da mensagem.

3 – Atente-se ao tema

Fique ligado sobre o que você está escrevendo. Fugir do tema proposto é uma das causas mais comuns de eliminação em processos de redação. Leia com atenção o texto de referência para escrever o seu e fale de forma certeira sobre o que foi pedido.

4 – Faça conexões

atualidades

Ainda sobre o tema, é bem interessante mostrar que você sabe relacionar coisas sobre ele. Um conhecimento geral de atualidades e informações gerais pode enriquecer a sua redação e mostrar que você tem conhecimento sobre o que está escrevendo.

5 – Organize suas ideias

note

Uma boa redação é aquela que tem um texto completo e organizado. Redondinho. A dica é dividir em 3 etapas. Na introdução, fale mais amplamente sobre o tema, dê uma iniciação aos seus argumentos e mostre sobre o que vai se tratar a redação.

No desenvolvimento, aponte suas ideias de forma clara e deixe evidente que você está familiarizado com aquele tema. Por fim, faça um fechamento das ideias e retome algum ponto da introdução, para conectar as partes do texto.

6 – Faça um rascunho

rascunho

Antes de escrever, aproveite para organizar as ideias que você deseja expor em um rascunho. Outra dica interessante é marcar dados ou informações interessantes do texto de referência que podem ser usadas na sua produção. Após isso, comece de fato a redação.

7 – Revise

Parte fundamental e importantíssima. Gramática impecável e ortografia certa fazem toda a diferença. Antes de entregar, leia e releia seu texto e fique atento para corrigir os erros.

Agora é só voltar para maratona de estudos, aproveitando as dicas para passar fazendo uma boa redação e focar nos resultados. O Guia dos Solteiros deseja uma boa sorte e ótimas provas para você.

Postagens Relacionadas