Guia dos Solteiros

Jovem Aprendiz 2015: Entenda como funciona o programa!

jovem aprendiz 2015

Precisa pagar as contas enquanto estuda? Veja como o programa Jovem Aprendiz 2015 pode ajudar!

Quem mora sozinho nem sempre já está na faculdade e pode fazer um programa de estágio, ou mesmo arrumar um emprego de tempo integral. Pensando nisso vamos explicar hoje sobre um programa do governo que pode ajudar bastante, se você se encontra essa situação.

O programa Jovem Aprendiz 2015 é uma iniciativa do Governo Federal para oferecer aos jovens que tem interesse em trabalhar uma chance diferenciada. Unindo trabalho e estudo em uma atualização indispensável da antiga lei de aprendizes, este programa oferece a chance da realização e da especialização profissional do aluno.

Além de falar um pouco sobre o programa em si, vamos falar também das vantagens e dos benefícios que ele oferece, tanto para a empresa quanto para o jovem, e mostrar que este programa tem muito mais a oferecer do que dizem!

Como funciona o Jovem Aprendiz 2015?

jovem aprendiz 2015

O programa Jovem Aprendiz 2015 tem uma ação abrangente, que envolve várias empresas e ajuda diversos setores a se unirem em pró da empregabilidade dos jovens:

  • A empresa abre vagas de aprendizes, ganhando do governo diminuição de impostos em troca.

  • Os aprendizes entram em contato com o mercado, por meio de um estágio supervisionado, geralmente por profissionais com uma veia didática maior, o que ajuda muito na escolha de um curso superior ou técnico, além de estudarem em cursos técnicos em paralelo.

  • Escolas oferecem cursos técnicos e treinamentos para estes alunos, custeados pelo empregador, o que movimenta o mercado de educação e cria um ciclo virtuoso de vantagens para toda a sociedade.

Um dos detalhes mais importantes sobre este programa é que ele abre vagas em grandes empresas, que tem obrigação de possuir, no mínimo, 5% de aprendizes em seu quadro de funcionários. Com isso, alguns programas de aprendizado acabam se tornando mais procurados do que outros.

Vamos falar neles, além de dar alguns motivos para você escolher muito bem a empresa para aproveitar o programa.

Grandes empresas, grandes oportunidades.

Como já foi comentado, as grandes empresas precisam manter uma quantidade de, no mínimo, 5% de aprendizes. Partindo deste quesito, existem grandes empresas que se tornam o desejo de todo o jovem aprendiz, por serem grandes e oferecerem grandes chances de contratação.

É importante, porém, tomar cuidado com as escolhas. Evite procurar uma empresa para o programa Jovem Aprendiz 2015 simplesmente pelas facilidades ou pelo salário, esta é uma péssima maneira de iniciar sua vida profissional.

Procure por uma empresa onde você se identifica, onde você acredita que seus talentos serão reconhecidos e, acima de tudo, pense no impacto que isto pode ter na sua carreira.

Vamos dar alguns exemplos de grandes empresas e de que tipo de profissional elas precisam.

  • Caixa, Bradesco, Banco do Brasil e outras instituições financeiras: Estas empresas buscam aprendizes dedicados, organizados e cheios de ambição, que gostem de lidar com pessoas, mas que saibam ser profissionais. Aptidão com números e gosto por economia ajudam (e muito) a crescer.

  • Correios: Outra grande empresa que acaba absorvendo muitos aprendizes para auxiliar no departamento administrativo. Oferece grande variedade de vagas para uma futura efetivação, mas também aprecia pessoas organizadas e, acima de tudo, práticas. Se você sempre está buscando uma forma mais simples e rápida de resolver as dificuldades diárias, esta pode ser uma vaga perfeita para você!

  • Grupo Pão de Açúcar: Uma das maiores empresas de supermercados do país também absorve aprendizes, permitindo uma grande variedade de aprendizados e abrindo possibilidades constantes para as mais variadas áreas dentro da empresa. Com certeza uma das vagas mais disputadas do Jovem aprendiz 2015.

Como eu me candidato às vagas do Jovem Aprendiz 2015?

Não existe uma centralização destas vagas, ao contrário de outros programas. Cada empresa fica responsável pelo seu próprio aprendiz, embora alguns sites e empresas de recrutamento, como o próprio CIEE seja um excelente canal para começar. Clique aqui e confira!

Com estas dicas, você com certeza estará dentro de alguma destas empresas em breve!

 

1 comentário

  • O jovem aprendiz e uma grande oportunidade para jovens que ainda não tem nenhuma experiência no mercado de trabalho, graças a ele eu consegui meu primeiro emprego como auxiliar administrativo no setor de departamentos de pessoal em uma faculdade na minha cidade. Quem tiver a oportunidade de fazer,faça e se dedique que você pode até ser contratada depois que o estagio termina como foi meu caso. O meu foi através do senac,fiz o curso de aprendiz em auxiliar administrativo e estagiava na empresa tbm.