Como aprender a cozinhar

0 votes

Todo mundo que hoje sabe cozinhar teve que começar do zero um dia. Não se desespere ao pensar em aprender a cozinhar! Hoje você verá como cozinhar é fácil!

Nós aqui do Guia dos Solteiros entendemos como é importante uma pessoa que mora sozinha saber cozinhar e, por isso, vamos te ensinar como aprender por conta própria a fazer desde as comidas mais básicas do dia a dia até as receitas elaboradas. Confira todas as dicas para aprender a cozinhar como um chefe:

1. Conheça o seu fogão

Homem conhecendo o seu fogão

Abra o manual dele e leia tudo. Aprenda como ele funciona e as características de cada parte dele. Assim como um fotógrafo com sua câmera, isso é o que vai te facilitar a cozinhar comidas de qualidade, quando se está aprendendo a cozinhar do zero.

2. Comece pelo básico

Arroz é o básico

Todo bom cozinheiro que faz receitas elaboradas começou aprendendo receitas básicas. Aprenda a fazer café, arroz, feijão, macarrão, bolo simples… E claro, você não vai inventar um jeito novo de fazer isso logo de cara. Por isso o próximo ponto é importante:

3. Siga as instruções e receitas

As receitas estão aí para serem seguidas. Tudo bem, você é criativo e quer fazer algo novo, mas não corra antes de aprender a andar. Seguir receitas faz com que você tenha uma noção muito melhor da quantidade de ingredientes, do tempo de cozimento de cada alimento e do modo correto de preparação.

Por isso é tão importante seguir receitas no começo. Além disso, aquelas instruções ali foram divulgadas porque o resultado deu certo, então não tem porque querer inventar nada logo no começo.

Seja humilde e modifique apenas detalhes que não vão modificar completamente a estrutura da receita. Por exemplo, você não gosta de azeitona no empadão de frango? Pode tirar. E dependendo da receita você pode substituir por outra coisa, mas que não seja completamente diferente, né? Vamos ter um pouco de noção aqui.

Comentário do site
Comentário no site Tudo Gostoso.

[nnr_related_posts id=”nnrobots_related_posts_50″ title=”Conteúdo relacionado:” layout=”thumbnail” num_of_posts=”2″ related_by=”post_tag”]

4. Separe os ingredientes antes de começar

Algo que facilita muito a sua vida é preparar os ingredientes antes de botar a mão na massa (ou a panela no fogo). Por isso leia a receita antes de começar, compre o que estiver faltando, já corte tudo e deixe separadinho, tempere o que tiver que ser temperado e abra as latas que tiver que abrir.

Existe uma expressão francesa pra essa etapa da preparação, que se chama Mise en Place (ou seja, preparar tudo e deixar cada coisa em seu lugar, a postos). Isso facilita demais o processo de cozinhar, e você vai se sentir menos preocupado de esquecer algo na hora.

Misenplace - ingredientes na mesa

5. Assista tutoriais no YouTube

Já que você mora sozinho e não tem a quem recorrer, que tal assistir a alguns tutoriais no YouTube, feitos por quem já entende da cozinha? Algumas dicas você consegue captar ao assistir alguém fazendo.

Mas lembre-se de que também não adianta só ficar assistindo a todos os tutoriais do mundo: se você não praticar, jamais terá experiência. Portanto deixe o medo de lado e mãos à obra!

Tutoriais no Youtube

6. Vá organizando as coisas à medida que cozinha

Se você já usou um prato para bater o ovo do omelete, por exemplo, e não vai mais utilizá-lo, coloque o prato e o garfo dentro da pia, jogue as cascas dos ovos no lixo, etc.

Isso deixará seu ‘ambiente de trabalho’, o balcão, limpo e pronto para ser utilizado novamente. Além disso, quando você terminar de comer terá menos trabalho para limpar tudo.

Organize a sua sujeira, não jogue as coisas de qualquer maneira dentro da pia. Você vai ver como é muito mais fácil e rápido lavar a louça quando está organizado.

Cozinha organizada

7. Esqueça o Whatsapp e use o alarme, se necessário

Um dos problemas modernos é simplesmente estar conectado a todo o tempo. Se precisar, coloque o celular no silencioso e avise as pessoas que você precisa se concentrar. Não vá deixar o arroz queimar porque estava lendo fofoca no celular, hein?

Muitas receitas (principalmente de forno – um bolo, por exemplo) pedem que você não abra o forno antes de XX minutos (20 minutos, meia hora, 40 minutos), senão você corre o risco de estragar tudo.

É claro que você não vai ficar 40 minutos sentado na frente do fogão observando cada segundo, não é mesmo? Mas de nada vai adiantar ir assistir Netflix ou jogar videogame e esquecer o forno ligado. Ou você terá desperdiçado vários ingredientes e seu tempo, além de ter que limpar o forno com cheiro de queimado depois. Por isso use a tecnologia a seu favor e ligue o despertador!

Esqueça o celular


É isso, pessoal! Tem mais alguma dica para quem está começando na cozinha? Deixe nos comentários e ajude outros leitores! Afinal de contas, informação nunca é demais para quem está aprendendo a cozinhar e sente-se inseguro.

Nós do Guia desejamos que vocês consigam fazer receitas deliciosas! Basta querer e praticar. Bons estudos!

Imagem destacada: wgtn

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. Graças à Deus existe internet ! Tutoriais e artigos como esses tiram qualquer um do sufoco!
    Obrigada

Os comentários estão fechados.