Crise da água? Ajude combatendo o desperdício!

0 votes

Veja como ajudar com medidas simples e que fazem uma grande economia, em meio a crise de água e seca que vários estados estão atravessando.

 

*O artigo de hoje é uma sugestão da leitora Bárbara Deps Bonato de Vitória/ES.

modelo-copo-agua-renato-dutra--size-620

No mundo atual, vários estados no Brasil, estão sofrendo com uma grave seca. Além disso, lavoura se agropecuária também estão tendo graves problemas. Com isso, como parte de nossa responsabilidade social como veículo de mídia, vamos hoje mostrar algumas dicas de economia que podem não só ajudar sua cidade/estado como lhe fazer economia na conta de água. Você ajuda a salvar o mundo e ainda economiza dinheiro, melhor impossível, não?

 

Como combater o desperdício de água

crise agua dicas economizar

São várias pequenas coisas que podem ser feitas, como por exemplo:

 

Abra a torneira somente quando necessário

Muitas pessoas tem o costume de deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou lavar a louça. Que tal abrir a torneira somente na hora que precisa?

 

Não lave a calçada

Tá certo: você quer deixar sua calçada sempre limpa. Mas o custo disso é alto: cada litro de água desperdiçado lavando a calçada fará falta para coisas essenciais no futuro, como cozinhar, por exemplo. Ao invés de lavar a calçada, que tal apenas varrer?

 

Não demore no banho

Poucas coisas são tão boas após um dia cansativo de trabalho do que um bom banho. Porém ficar pensando na morte da bezerra enquanto a água cai não é nem um pouco bom para a natureza, e nem para o seu bolso. Deixe para refletir sobre a vida quando estiver sentado no vaso ou antes de dormir.

 

Lave o carro somente de vez em quando

lavar carro gasta agua

Seu carro está um pouco empoeirado por dentro? Passe um pano. Está levemente sujo por fora? Quem se importa, sério? Lavar o carro toda semana é completamente desnecessário, a não ser em casos extremos, como o de morar na roça e entupir ele de lama, ou de ser surfista e ir para praias com o carro enfrentando maresia. Mas na maioria das vezes não é o que acontece. Portanto ponha a mão na consciência e faça escolhas melhores para o meio ambiente.

Cuidado com vazamentos em torneiras

Vale salientar que, um vazamento aparentemente pequeno, pode desperdiçar grande quantidade de água, como mostra a imagem abaixo:

 

Crise da água? Ajude combatendo o desperdício! 4

Cuidado com vazamentos na instalação interna da sua casa

 

Veja como checar o vazamento na instalação alimentada pela caixa d’água:

  • a) Feche bem as torneiras, chuveiros e registros;

  • b) Depois trave a boia da caixa d’água e marque o nível da água;

  • c) Se após uma hora o nível baixar, há vazamento;

  • d) Nesse caso, é preciso substituir o cano, a torneira ou o registro.

Crise da água? Ajude combatendo o desperdício! 5

Parece besteira pedirmos que você aí na sua casa tome essas medidas, mas a verdade é que se todo mundo fizer a sua parte, podemos chegar a uma grande economia e acabarmos com o risco de racionamento (que já está ocorrendo em alguns estados).

Espero que as dicas tenham sido úteis, mas não deixe seu esforço morrer aqui, espalhe essas dicas para seus amigos pelo Facebook, Twitter, Pinterest e todas as redes possíveis!

 

Até a próxima pessoal!

*O artigo de hoje é uma sugestão da leitora Bárbara Deps Bonato de Vitória/ES. Quer sugerir algo também? Mande aqui nos comentários ou no email [email protected].

Postagens Relacionadas