5 maneiras de reaproveitar potes de vidro

0 votes

Qual a semelhança entre o doce de leite, o milho, a geleia e o palmito? Essa pergunta pode até parecer uma piada, mas é muito mais legal que isso. É o tema do nosso post de hoje.

Todo mundo está cansado de comprar produtos que chegam em nossa casa em potes de vidro. Bem como todo mundo também está cansado de, no dia seguinte, jogar esses potes fora sem remorço algum. Se você é uma dessas pessoas, pare tudo que está fazendo agora e faça o favor de buscar os potes que estão no lixo. Afinal, eles podem ser muito úteis no seu dia a dia.

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro

Mas como assim, Natália? O que eu irei fazer com esses potes? Bem, segue uma lista de coisas incríveis que esses potinhos podem te proporcionar:

1. Conserva o vinho aberto por mais tempo

Se você que mora sozinho(a) simplesmente não conseguiu terminar aquela garrafa de vinho da janta de ontem, não tente vedar a garrafa novamente ou enfiar a rolha de volta em seu lugar de origem. Não existe técnica mais prática que o bom e velho pote de geléia.

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro
Foto: divulgação

Acontece que todos aqueles gadgets de vinho super caros que você encontra no mercado servem apenas para vedar a entrada de ar e impedir que a bebida oxide (o que é basicamente o mesmo conceito desses potes). Ou seja, essa pode até não ser a maneira mais bonita do mundo para guardar o vinho, mas seu potinho de vidro pode aumentar a vida útil da bebida em até uma semana. Bastante, né?

2. Serve como um ótimo copo

Ahhh, jura? Vai dizer agora que eu devo usar copo de requeijão no meu dia a dia?

Bem, honestamente não tenho nada contra, mas eu diria que existem outros copos que funcionam bem melhor. Eu sou uma daquelas pessoas viciadas em louças e taças bonitas, mas mesmo assim sempre acabo servindo chocolate quente e milk shake em potes de geléia. Eles sim, são os cisnes do mundo dos potes de vidro.

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro

Basta um pouco de imaginação, boa vontade, barbante e criatividade para transformar o que iria pro lixo em algo digno de uma foto de Pinterest. Não é mesmo? Servi esse chocolate quente com geléia de amora em uma festinha aqui em casa e recebi um monte de elogios. Todo mundo queria saber onde eu tinha comprado esses copos!

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro

3. Serve como uma ótima marmita

Sou uma daquelas pessoas neuróticas com cheiro que passa longe das tupperwares de plástico, sabe? Tenho a impressão de que o aroma do que foi guardado antes gruda no recipiente e se mistura “nojentamente” ao que está lá agora (imagine só um pudim com cheiro de feijão?). É por motivos como este que eu sempre acabo guardando tudo em potes de vidro. A idéia é cozinhar uma vez no início da semana e depois poder carregar o almoço até mesmo dentro da bolsa.

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro
Foto: divulgação

Apesar dos potes da imagem serem grandes, eu gosto de fazer vários mini lanchinhos e guardar em potes de azeitona mesmo. Tenho a impressão de que assim eu consigo me policiar em relação à quantidade de comida e acabo lembrando de comer de três em três horas (não precisa guardar só saladas no pote, tente também algumas oleaginosas e frutas!) .

4. É perfeito para plantar hortaliças

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro
Foto: divulgação

Confesso que sou péssima com plantas e, não importa o que faça, elas sempre acabam morrendo em questão de dias. No entanto, se você nasceu com o dedo verde e um talento para manter coisas vivas, why not? Afinal de contas, uma mini horta significa que você nunca mais vai precisar comprar temperos ou acordar cedo pra ir na feira.

5. É ideal para guardar mantimentos e evitar bichinhos

Quem aqui nunca teve a incrível surpresa de pegar aquele macarrão no armário e descobrir que ele já foi atacado por mini baratinhas? E quem nunca morreu de raiva por chegar aos biscoitos logo depois de um exército de formigas famintas? Nem sempre é fácil proteger a nossa comida desses “colegas de casa” indesejáveis, mas para a nossa sorte os insetos (AINDA) não aprenderam a abrir potes de vidro.

Uma boa dica é lembrar de colar um adesivo com a data de validade do produto no fundo do pote. Afinal de contas, ninguém tem cabeça pra lembrar a data limite de uma refeição, não é mesmo?

5 maneiras de reaproveitar potes de vidro

Esse post é uma colaboração da Nat Landeiro, sócia e redatora do ABC de Beleza, um site de moda, beleza, culinária, decoração e life style.

2 comentários

  1. Eu reaproveito todos aqui, pra tudo, e nem é de um jeito bonitinho igual as fotos do post!! Comecei a fazer isso quando fui morar sozinha e o dinheiro era muito curto… Ai virou mania!

  2. Mas é prático, né?
    Estou também em uma fase de comprar tempero em pó na feira e guardar em pode de milho. JURO que tá ficando bonito.

Os comentários estão fechados.