Computador: 5 dicas para ele gastar menos energia

0 votes

Usa muito o computador em casa? Veja nossas dicas para fazer ele gastar menos energia!

Um dos aparelhos mais importantes atualmente tanto como uma ferramenta para trabalho, estudo ou até mesmo lazer é o computador. Essa tecnologia é de suma importância e não se imagina mais viver sem ter um dele em casa ou no escritório de trabalho. Porém, junto com os benefícios, vem também a parte, digamos chata. Que no caso dos computadores é o alto gasto de energia, ou pelo fato de se utilizar muito ou até de forma errada.

Dicas para o computador gastar menos energia

Uma das principais ações que transformam o computador em um vilão do gasto de energia é o fato da maioria dos usuários deixarem ele ligado após o expediente de trabalho ou de ter utilizado por qualquer motivo.

Dicas para o computador gastar menos energia

De acordo com a fabricante de computadores HP, se 100 mil usuários desligarem os computadores ao final de cada dia, a economia de energia poderá ser de mais de 2.680 quilowatts hora (kWh), e a redução nas emissões de carbono poderá atingir mais de 1.600 kg por dia.

Outra dica é utilizar o modo de economia de energia contido no seu Notebook ou PC. Para ajudar, o sistema Windows oferece algumas configurações para economizar energia, com a redução do brilho da tela, ajuste de tempo para desativar a máquina, apagar o monitor e mais medidas simples. Elas podem ser personalizadas para o tempo que o usuário achar mais apropriado, sem precisar baixar programas extras.

O modo de economia de energia e os ajustes avançados podem ser encontrados no Painel de Controle do computador ou notebook, no item “Opções de Energia”. É possível inclusive criar planos de energia com todas as informações ajustadas, conforme seu consumo.

A nossa terceira dica de como fazer com que seu computador gaste menos energia é muito simples, mas até desconhecida pelos usuários mais básicos de computador. Desligue a tela enquanto não estiver usando o computador, isso, pode apostar, faz toda a diferença. O monitor gasta bastante energia no total, no caso do PC, e na maioria dos notebooks, eles oferecem um botão para apagar a tela, sem reiniciar ou desligar o computador.

A temperatura do computador é a nossa próxima dica. O computador se compara a qualquer outra máquina e, quanto mais uma máquina aquece, maior a quantidade de energia desperdiçada em calor. A partir disso, é tentar manter um melhor processamento durante o uso. Você pode fazer isso mantendo o seu aparelho com uma temperatura mais fria. Para isso, vale investir em coolers extras de ventilação ou deixar uma boa circulação de ar no ambiente. Existem programas que ajudam a medir a temperatura da máquina e ter maior controle nesse quesito. No Windows, por exemplo, eles vêm inclusos no próprio sistema.

Dicas para o computador gastar menos energia

 

A última dica deste artigo aborda sobre comprar equipamentos com menor gasto de energia. Se você utiliza o computador apenas para trabalhos básicos e simples, você não necessita de aparelhos muito sofisticados, então, para ficar menos preocupado na conta de luz, uma dica para economizar é pesquisar antes de comprar por modelos que consomem menos a carga. Nessa categoria, algumas fabricantes investem em tecnologias para produzir aparelhos econômicos e um dos quesitos leva o selo da Energy Star.

Conclusão

Pois é pessoal, curtiram essas super dicas?

Se você tem alguma deixa nos comentários pra gente, quem sabe não fazemos um novo artigo?

Até a próxima!

Postagens Relacionadas